Juiz afasta servidor
Acatando postulação do promotor José Carlos Fernandes, o juiz Ricardo Mota, da 1ª Vara Criminal, determinou à Prefeitura que afaste temporariamente o servidor acusado de vender facilidades a empresas. A decisão do magistrado foi tomada 48h depois da formalização da ação e ontem mesmo comunicada à Prefeitura. Foram também denunciados à Justiça os empreiteiros J.S. e E.C.
Escuta telefônica
A descoberta das irregularidades apontadas pelo Ministério Público resultou da escuta telefônica a que foram submetidos investigados em outro procedimento, relativo à contratação de serviços para o SAMU/Secretaria de Saúde. Chama à atenção a transcrição das gravações autorizadas pela Justiça. Em uma delas, um acusado perguntou ao outro se podia falar com segurança, sem risco de o telefone estar grampeado.
Sob vigilância
Suspenso do trabalho por 15 dias, o enfermeiro investigado por suspeita de abusar sexualmente de pacientes sedados no Hospital de Clínicas, não pode se ausentar de sua residência no período noturno. Essa é uma das condições impostas pela Justiça Federal para não decretar sua prisão provisória solicitada pela Polícia Federal, encarregada das investigações. E o cumprimento disso está sendo checado diariamente por agentes da PF.
Só à noite
O suspeito seria chefe de uma ala de internações no hospital mantido pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro e, como tal, teria mais liberdade dentro do complexo. Os episódios que levaram à instauração de inquérito teriam ocorrido todos durante a madrugada, quando a maioria das pessoas, enfermeiros e pacientes, dormem. Constatada a veracidade da denúncia, fica certificada a fragilidade da vigilância noturna no hospital.
Médico corajoso
Depoimento de um médico, ontem, em sessão de julgamento foi fundamental para livrar acusado de homicídio duplamente classificado de passar de 12 a 30 anos na prisão. O réu desferiu um golpe de tijolo em desafeto que morreu 61 dias depois, no Hospital Escola. Segundo o médico, o paciente contraiu infecção hospitalar que provocou pneumonia e essa foi a causa do óbito. Com isso, a acusação foi desclassificada pelos jurados para lesão corporal gravíssima e a pena fixada pelo juiz Habib Jabur em 3 anos e 6 meses no regime semi-aberto.
Para cima
Marcelo Rossetti não desiste. Ele voltou à carga junto ao Corpo de Bombeiros, pedindo a revisão da capacidade máxima de pública do “Uberabão”, fixada em 11 mil 300 pessoas. Por razões de segurança definidas pelos bombeiros e Ministério Público, o “Uberabão” encolheu nos últimos dias, depois de ter registrado público de até 25 mil torcedores. O administrador do estádio acredita na possibilidade de chegar aos 17 mil, o que recolocaria Uberaba na rota de clássicos do Campeonato Brasileiro.
Penas altas
Alguns servidores municipais sob investigação do Ministério Público estão correndo um sério risco. Há possibilidades de serem enquadrados em formação de quadrilha, falsificação de documentos, uso de documentos falsos e ausência de licitação e outros delitos. Somente a falta de licitação, onde o procedimento era indispensável, poderá representar condenação de no mínimo três anos de prisão.
Caiu
Deputado Lafayette Andrada não aguentou a pressão e anunciou pelo Twitter que está deixando a Secretaria de Estado de Defesa Social. Revelação foi confirmada pelo Estado e seu substituto seria alguém “do ramo”, o procurador de Justiça Rômulo de Carvalho. Com a criminalidade em alta em Minas Gerais e o projeto de integração das polícias não deslanchando, o secretário optou por deixar o cargo.
De novo
Envolvida no processo que resultou na condenação do então prefeito Marcos Montes a restituir o dinheiro gasto com a sua contratação sem licitação, a ADEBRAC é novamente alvo de investigação. Agora, por parte do Governo Federal. Há fortes indícios de irregularidades em sua prestação de contas de verbas públicas.
Duas no Triângulo
A Agência de Desenvolvimento Sustentável do Brasil Central, que já teve sede em Uberaba e agora está em Frutal, figura na lista de sete ONGs mineiras com contratos de R$ 10,9 milhões colocados sob suspeita pela Controladoria Geral da União. Sob investigação estarão também os recursos destinados ao Grêmio Recreativo Bloco Aché, de Uberlândia.
Exagero
O troféu Fair Play que a Seleção Brasileira ganhou no Mundial da Alemanha, em 2006, foi a leilão. A Receita Federal o apreendeu no desembarque da delegação da CBF ao exigir o pagamento do imposto sobre o prêmio, que foi um reconhecimento à lisura com que os atletas brasileiros se comportaram nos gramados. Agora, o troféu, uma espécie de prêmio de consolo para a seleção de Parreira, pertence a um particular. Sem comentário.
Uma e outra
Presos provisórios estão sendo transferidos de Uberaba para outras cidades, o que contraria a Lei das Execuções Penais. Dois nomes são conhecidos: Douglas Henrique Gomes e Gildo Ribeiro do Nascimento. Denúncia é do advogado dos dois.// A Printlog (3319.4242) tem condição de dizer se o seu gasto com impressão está dentro das suas necessidades. Informe-se e faça economia melhorando a produtividade e a qualidade do que imprime.