E agora?
Depois de causar alguns constrangimentos em Uberaba e em outras cidades, o Partido Novo teve seu critério de escolha de candidatos reprovado pelo TSE.
Cerceamento
Ao definir candidaturas por decisão de comissão, o partido cerceia a liberdade de escolha em convenção partidária e de filiados interessados em participar do processo.
Poder
Para o ministro Luís Barroso, o critério do Novo é uma transferência do poder para órgão fracionário.
Insatisfeitos
O processo de escolha usado pelo Novo gerou muitas insatisfações e vários empresários uberabenses se desfiliaram.
Troca
Recém-promovido, o tenente-coronel Maurício Giovanni, subcomandante do 67º Batalhão em Uberaba, vai assumir o comando da Companhia Independente de Frutal.
Destino
O ainda comandante de Frutal, major Ivanildo Gomes, será transferido para Uberaba.
Retorno
E quem retorna a Uberaba é o major Magno Cipriano, que há anos comanda a PM em Iturama e passará a função ao tenente-coronel Ademir Fagundes.
Sem arma
Aprovado no Senado projeto que dificulta a posse e o porte de arma de fogo para dependente químico, ao exigir exame toxicológico negativo para a sua concessão.
Psiquiatra
Uma avaliação psiquiátrica dos candidatos a ter arma também seria necessária. Tem muito maluco armado e esses matam por uma simples discussão.
Exigência
O Estatuto do Desarmamento não exige o exame toxicológico, mas apenas capacidade técnica e aptidão psicológica.
Tapa na cara
Dois advogados disseram à coluna considerar “um tapa na cara” a compra de 146 carros (R$13,1 milhões) pelo Tribunal de Justiça de Minas.
Não aqui
Esses veículos para o transporte de desembargadores e juízes não chegam ao interior. Por aqui, cada um anda no seu próprio carro.
Mortalidade
Em 11 meses do ano passado, as doenças do aparelho geniturinário causaram oitenta e nove mortes em Uberaba, de acordo com os registros do Sistema Único de Saúde.
Doenças
No sistema urinário, as doenças mais comuns são infecção e insuficiência renal.
Habite-se
Os “habite-se” expedidos pela Seplan cresceram cerca de 50% na comparação dos números de 2017 e 2019. No ano passado, foram mil e trinta e um.
Metragem
As áreas legalizadas saltaram de 278,2 mil metros quadrados para 577,3 mil m2.
Tem tempo
Uberaba ainda tem inúmeros imóveis ou acréscimos construídos irregularmente, mas que ainda podem ser regularizados.
De olho
As construções clandestinas também geraram outro tipo de cabeça para os responsáveis: a Receita Federal intimou vários deles sobre as obrigações previdenciárias.
Formatura
Nova turma de Guardas Municipais terá sua formatura solene na quarta-feira (12), no próprio Centro Administrativo.
Corte mantido
Foi suspenso o recadastramento das propriedades rurais, mas as que já haviam recebido visita técnica da Cemig perderam o desconto de 30% na tarifa, se irregulares.
Cancelada
Nos casos de questionários preenchidos, mas visita técnica não realizada, todo o procedimento foi cancelado, incluído o cancelamento do desconto.
Enquadramento
Para as propriedades em que foi constatado “in loco” o descumprimento dos critérios que levam ao desconto de 30%, o subsídio não será adotado.
Não morreu
Mas o assunto provocado pela Agência Nacional de Energia Elétrica não morreu. Voltará a ser discutido.
Jeitinho
Se houve falhas no corte do subsídio para algumas propriedades rurais, também é verdadeiro que até ranchos usados apenas para lazer vinham gozando do benefício.
Sinalização
Concluída licitação para novos investimentos da Secretaria de Defesa Social em sinalização horizontal e vertical.
Recapeamento
Reforço resulta das dezenas de ruas em fase de recapeamento pela Secretaria de Serviços Urbanos e Obras e que necessitarão de nova sinalização.
Indicativas
Além disso, a cidade ganhará inúmeras placas indicativas de bairros e pontos de destaque.
Multa
Por expor à venda produtos com data vencida e sem especificação, loja de produtos de beleza foi multada em R$2,6 mil pelo Procon.
Até o limite
Professor Daniel Angotti fica no Novo “até no limite” do calendário eleitoral.
Outra casa
Ele elogia a sigla, mas terá de procurar outra para se candidatar a vereador, com a decisão do Novo de não participar das eleições em Uberaba.