FALANDO SÉRIO

Tulio Micheli armazena "munição" para chegar "rasgando" ano que vem

Wellington Cardoso
Wellington Cardoso
wellingtoncardoso@terra.com.br
Publicado em 13/12/2022 às 20:10Atualizado em 26/12/2022 às 23:01
Compartilhar

Tulio aproveita o recesso para tomar um fôlego

Dentre as pautas que já selecionou para, como disse à coluna, “chegar rasgando” em 2023, na volta do recesso e com fôlego redobrado, certamente, Tulio Micheli tem três de interesse dos servidores: piso da enfermagem, estatuto e quadro de carreira dos guardas civis e a defesa de melhores salários para os servidores. As matérias de interesse da GCM eram prometidas para o ano passado.

Prego no sapato

No segundo semestre deste ano, Tulio virou um prego no sapato da prefeita, transformando-se no maior crítico da gestão, mesmo não sendo o único visto como opositor.

Ferramenta

No ano que vem a Guarda Civil de Uberaba adotará mais uma ferramenta para atender a pedidos de ajuda: o app “O 153 Cidadão”, desenvolvido para as forças municipais de todo o País. Pelo aplicativo será possível pedir uma intervenção da GCM.

Outros recursos

O app permitirá ao cidadão comunicar ocorrências, inclusive de roubo e furto de veículos e pelo chat ele poderá falar diretamente com a Guarda. Além disso, o “Botão Maria da Penha” possibilitará às mulheres com medida protetiva denunciar a aproximação do “abusador ou agressor”.

Idosos

Também os idosos poderão pedir o atendimento da GCM, quando ameaçados, pelo botão SOS. A indicação da localização do denunciante será feita pelo próprio sistema, facilitando uma chegada mais rápida dos agentes.

Aposentado

Com isso será aposentado o “Anjo”, desenvolvido em 2020 pela Codiub, em parceria, mas exclusivamente para o atendimento a mulheres sob risco. Nos últimos dois anos, a Codiub não conseguiu atualizar o equipamento.

Gado passeia tranquilo em avenida do Fabrício

Curral

Enquanto não ocorrer uma tragédia parece que não cessará o desfile de animais – bois, vacas, cavalos – na Univerdecidade e em ruas da Vila Militar e Residencial Tancredo Neves. E o pior, como na avenida Lucas Borges na noite desta segunda-feira, sempre no período noturno.

Trocas de sigla

Para manter o seu sonho de disputar a Prefeitura, o agora presidente do Legislativo, Fernando Mendes, terá de vencer a disputa dentro do MDB, em que Tony Carlos saiu na frente, ou trocar de sigla. Mas, como está afinado com Elisa, pode ser que isso seja apenas uma aspiração.

Como assim?

Ao confessar ter ficado contrariado com Elisa por não ter sido, enquanto líder, informado do convite para a filiação de Túlio Micheli no Solidariedade, Fernando deixou uma sinalização, sem detalhes: a possível saída do MDB para o SDD.

Sem comando

Resultado da fusão do DEM com o PSL, o União Brasil ainda não aparece no site do Tribunal Superior Eleitoral com representação em Uberaba. Mas figura no TSE a indicação de que o DEM estava sem comando desde novembro de 2021.

Vida curta

O PSL, que alicerçou a candidatura de Bolsonaro em 2018, teve fica curta. Aparece na mesma condição do DEM, extinto.

Fora do páreo

É extensa a lista do TSE com partidos não vigentes em Uberaba. Nela figuram, entre outros, PCB, Avante. PDT, PMB, PPL, Pros e PTB.

Suspensos

Como suspensos, mas vigentes, por falta de prestação de contas estão MDB, PSDB, Rede e PSB.

Provisória

Dos dezesseis partidos vigentes, doze são dirigidos por comissões provisórias, o que indica uma corrida por eles a partir de meados do ano que vem para abrigar candidatos a vereador. Com a restrição de 21 candidatos mais 1 por sigla, a necessidade de cabos eleitorais levará à ativação de muitos.

Órgão definitivo

Só não correm o risco de troca de diretoria ao sabor das representações regionais (no caso, de Minas Gerais), curiosamente, apenas partidos de esquerda: PT, PSol, PCdoB e PSTU.

Saúde primária

Amargando péssimos indicadores na área da saúde primária, a Secretaria de Saúde teve R$ 29 milhões cortados do seu orçamento para o setor no ano que vem, queixa-se o presidente do CMS, Cezar William.

Vacina

Se apenas as duas primeiras doses da vacina contra Covid-19, e nenhuma de reforço, forem consideradas como carga vacinal completa, realmente a SMS tem em estoque de vacinas suficientes para os 14 mil 148 uberabenses que não tomaram a segunda dose.

Sem reforço

Se forem incluídas as duas doses de reforço, a reserva não é suficiente. Afinal, são 76 mil 650 apenas os que não receberam a 1ª dose de reforço. No estoque da Central de Vacinas estão 69 mil 061 doses.

UPA vazia por fora, mas lotada por dentro

É urgente

A lotação da UPA São Benedito mostra que é “urgência urgentíssima” a recuperação da UPA do Mirante, interditada há um mês. Período em que providências burocráticas para a produção do projeto de reforma continuam tramitando.

Solidariedade

Advogada Roberta Toledo está organizando um lanche de Natal paras 100 presas e 23 presos LGBT, da penitenciária de Uberaba. Neste momento, ela precisa de salsichas, batata frita, catchup e refrigerantes. Qualquer ajuda será bem recebida. O telefone da Roberta é 99815.1001.

Morte por Covid

Boletim epidemiológico desta terça-feira mostra que, nas últimas 24h, mais 332 uberabenses (13,8 por hora) foram contaminados por Covid-19. Uma senhora de 92 anos veio a óbito.

Consu da UFTM

Edivane Bento teve o seu mandato renovado como integrante do Conselho Universitário da UFTM e sendo o mais votado (65 votos). Ele e outros oito colegas representarão os técnico-administrativos. Os demais eleitos são Alex Macedo (47), Elioenai Amuy (44), Tiago Henrique (30), Andreza Fabiana (29), Leonardo Silveira (28), Fábio Garcia (23) e Lucas de Aquino (19).

Dívida gigante

Instituto de Previdência dos Servidores de Uberlândia acumula déficit de R$ 2 bilhões, o que levou o prefeito Odelmo Leão a propor aumento de alíquota de contribuição e novos critérios para a aposentadoria.

Igual a Uberaba

O projeto está na Câmara e prevê alíquota de 14% para a contribuição do servidor. Medida adotada pelo então prefeito Paulo Piau para não comprometer em curto prazo as finanças do IPSERV. 

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por