FALANDO SÉRIO

Uberaba completa 96 horas sem vítima fatal por Covid-19

Wellington Cardoso
Wellington Cardoso
wellingtoncardoso@terra.com.br
Publicado em 25/03/2022 às 19:50Atualizado em 18/12/2022 às 23:27
Compartilhar

Nesta 6ª feira, Uberaba completou um ciclo, iniciado na terça-feira, 22, de 96 horas sem morte por Covid-19. Entre os dias 18 e 20 foram 72 horas e, antes disso, 48h sem registro de vítima fatal nos dias 12 e 13. Nos últimos 12 dias, ocorreram 6 mortes na rede hospitalar privada e 5 na rede pública.

Superintendência

Secretário-adjunto da SDS, Claudinei Nunes, deixa a condição de superintendente interino de Transportes. Depois da experiência negativa com Cristiano Melo, a secretaria recorre à arquiteta Luciana Lima para o cargo.

Anúncio

O anúncio da nomeação foi feito pelo próprio secretário Glorivan Bernardes, ressaltando que seu adjunto orientará a nova superintendente. Ela já passou pela SDS e a Seplan, participando do projeto Água Viva.

Exclusão

Sentindo-se abandonados no meio da luta, integrantes da comissão de cerca de 130 servidores da Codau estão pregando a exclusão de vereadores do grupo de Whatsaspp em que conversam sobre as suas postulações. Lembram que lhes fizeram promessas de apoio.

Perseguição

“Quando formamos a comissão para postular melhores salários, alertamos a todos que o movimento poderia causar perseguições, e não deu outra” – disse um dos servidores, lamentando a inércia de vereadores que diziam “estamos com vocês”.

Manifestação

Para a semana que vem eles preparam marcha de protesto, que sairá do R-6, da avenida Nenê Sabino com destino ao Centro Administrativo. Uma vez na sede do Governo, tentarão entregar correspondência à prefeita. São três os transferidos de setor. Separados.

No MP

Grupo também examina a conveniência de recorrer ao Ministério Público. “Se realmente formos até lá, teremos muito o que contar” – garantiu servidor, dizendo que a comissão foi criada a partir da pouca efetividade do Sindae nas negociações com a administração.

Celeridade

Titular da 2ª Vara Criminal, juiz Fabiano Veronez, tem reduzido significamente o tempo de instrução de um processo, que está em no máximo 80 dias no caso dos réus presos e de 120 dias quando o acusado está em liberdade. Com isso, as sentenças também são agilizadas.

Há ressalvas

Mas, acontece também em todo o Judiciário de um processo tramitar por anos, o que independe de juiz, mas de situações previstas na legislação. É o caso, por exemplo, do réu não encontrado para se defender.

Virtual

Um dos pioneiros, ao lado do promotor Eduardo Pimentel, a recorrer à tecnologia para a realização de audiências, Veronez pretende manter o interrogatório de réus presos pelo sistema virtual.

Está na hora

Magistrado entende que, em relação aos acusados que estão em liberdade, está na hora do retorno das audiências presenciais.

Segurança

A audiência online para réus presos é mais segura para os policiais penais e evita que agentes sejam retirados dos seus postos de trabalho para a apresentação do acusado no Fórum Melo Viana.

Rodízio

Para não congestionar o Parque Fernando Costa durante a abertura da Expozebu, a ABCZ terá de recorrer a um rodízio de deputados e senadores. Os pára-quedistas aumentaram os seus apoiadores na cidade para as eleições deste ano. Acorda, Uberaba!

Esperado

Pró-Vacina volta a se manifestar sobre o que considera falta de transparência da SMS e o pedido de dilação de prazo para responder a três questionamentos do Ministério Público Federal. Diz que já esperava por isso.

Sonegação

Dizem os ativistas do grupo que continua a sonegação de importantes dados sobre a vacinação, o que é um dos questionamentos do MFP.

Saia justa

A demora de setores da Prefeitura em responder correspondências do Ministério Público, cumprir ordem judicial e acatar recomendação ainda deixará a prefeita em maus lençóis.

Faz sentido

Dizendo-se bem acolhido e feliz no PP, Aelton Freitas usa a matemática para explicar a sua saída do PL, pondo fim a uma vitoriosa e harmoniosa relação de 22 anos. Saiu sem arestas. E estima que na nova sigla aumentam as suas chances de renovar o mandato.

Favorito

O jogador de vôlei Maurício de Souza, recentemente envolvido em polêmica na internet, é um dos muitos favoritos da “pesada” chapa do PL, engrossada por bolsonaristas com a filiação do presidente.

Mandiocal

O atleta também é filho de Iturama, “mandiocal” de Aelton, o que o credencia a também ser votado no município, apesar de não ter militância partidária.

Banha de porco

Nas periferias, onde as carências são naturalmente maiores, donas de casa estão trocando o caríssimo óleo de soja por banha de porco para preparar as refeições. Banha às vezes de fabricação própria.

Esvaziamento

Entre 2007 e agora, Uberaba perdeu importantes líderes políticos: Wagner do Nascimento, Eurípedes Craide, Hugo Rodrigues da Cunha, Silvério Cartafina, João Gilberto Riposatti e Arnaldo Rosa Prata. A lembrança é de Fabiano Elias, ex-presidente do MDB.

Desentendimento

Mais um desentendimento entre vereadores. Durante a discussão do projeto de concessão de subvenção ao transporte coletivo, cabo Diego pediu vistas do projeto, em busca de outros dados técnicos, com o que não concordou o colega Fernando Mendes, líder do Executivo. E mais, ele disse que Diego estava querendo ser bajulado (em reunião externa).

Alfinetada

O cabo vereador respondeu que queria apenas levantar mais dados sobre a necessidade do subsídio e que manterá sempre a sua independência, independente do que for publicado no “Porta-Voz”. Aparentemente, uma referência à publicação de nomeações na Prefeitura. “Bajulação só preciso da minha família” – frisou.

É preciso respeito

Também Celso Neto se manifestou sobre o episódio, pedindo a Fernando que respeitasse os colegas. E lembrou a ele que, na condição de líder do Executivo, quando ofende um colega é como se Elisa ofendesse o Legislativo. 

Assumindo

Em Brasília, tem-se como certa a nomeação do uberabense Marcos Montes como ministro da Agricultura, substituindo Teresa Cristina, que se desincompatibiliza para concorrer ao Senado a pedido de Bolsonaro. A posse do atual secretário-executivo seria na próxima 5ª feira, contando apoio maciço do agronegócio.

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por