FALANDO SÉRIO

Uberaba desobriga uso de máscara em locais abertos

Wellington Cardoso
Wellington Cardoso
wellingtoncardoso@terra.com.br
Publicado em 10/03/2022 às 23:09Atualizado em 18/12/2022 às 18:44
Compartilhar

A decisão foi tomada nesta 5ª feira, com exposição de motivos do Comitê Técnico ao Comitê Estratégico, que é presidida pela prefeita. A liberação do uso de máscara facial é exclusivamente para os espaços abertos, como foi sugerido pelo Estado aos municípios. O Comitê Técnico tem se reunido semanalmente e, de acordo com Elisa, deliberou que Uberaba está em condições de acatar a diretriz do Estado.

Absolvido

Por 3x0 votos, ao aceitar os argumentos do criminalista Vitor Rachid o Tribunal de Justiça de Minas Gerais anulou condenação de uberabense a 11 anos de prisão em regime fechado sob acusação de tráfico de drogas.

O episódio

Acionada por denúncia anônima sobre armazenamento de drogas em propriedade do Bairro Rural Santa Fé, a Polícia Militar lá esteve e, em um cômodo de uma das duas casas da área, encontrou de fato 383 quilos de maconha divididos em tabletes. Isso em junho de 2015.

Vazia

A casa onde a droga foi encontrada estava vazia. O homem apontado como seu morador se encontrava em Uberaba. Mas, foi citado no REDS, ouvido na Polícia Judiciária, que o indiciou, e acusado pelo Ministério Público.

Negou tudo

No interrogatório na Polícia Civil e nas audiências no Judiciário, o depois condenado por tráfico jamais admitiu ser traficante e dono da droga. Disse ter alugado o cômodo para uma pessoa sobre a qual não soube dar o nome completo nem outras informações. 

Advogado Vitor Rachid conseguiu absolver o condenado no TJ.

A defesa

Condenado em 1ª instância a 11 anos de prisão, ele recorreu ao TJ. No recurso, o criminalista Vitor Rachid alegou invasão de domicílio (imóvel onde estavam os 383 quilos de maconha) e provas insuficientes para a condenação.

Anulação

Ao alegar que o imóvel residencial havia sido invadido sem mandado judicial, o advogado pediu que a Corte anulasse as provas, ainda que as considerasse insuficientes, e a absolvição do seu cliente.

Martelo batido

No Tribunal, dois desembargadores seguiram o relator do recurso livrando o uberabense da cadeia. Decisão transitada em julgado, sem recurso do Ministério Público.

Restituição

E a ele devem ser restituídos todos os bens apreendidos (carro e moto) por ocasião da diligência inicial da polícia.

Tô fora

Vice-prefeito Moacyr Lopes admite ter recebido convite do Partido Republicano (e não do Podemos, erroneamente citado na 5ª feira) para disputar a eleição deste ano. “Mas não sou candidato” – assegurou.

Com Bolsonaro

Também sondado pelo Partido Republicano, mas para concorrer à Câmara dos Deputados, o ruralista Romeu Borges diz que vai assistir a movimentação política até o último minuto antes de se decidir. Quer primeiro saber “quem vai apoiar quem” para governador e presidente da República. E terá a sua preferência quem estiver com Bolsonaro.

Coerência

Concorrendo à Câmara em 2018, Romeu saiu das urnas com 23 mil 386 votos. Ele explica que a coerência é uma das suas marcadas: “O agro é Bolsonaro, eu sou agro! Coerência sempre”.

Só alegria

Com visita programada da prefeita Elisa à UAI, servidores de lá teriam ouvido uma recomendação da chefia: não era para pedir nada nem falar sobre a piscina com a chefe do Executivo. Só fazer festa e agradecer.

TAC firmado

Mais de 5 mil lotes na região da MG-427 estão sendo viabilizados em Termo de Ajustamento de Conduta proposto pelo promotor Carlos Valera, e aceito pelos empreendedores.

Loteamentos

O acordo possibilitará a regulação de cinco loteamentos: Badajós 1, Jardins Jequitibá e Jacarandá, chácaras Vô Benevides e Jardim Imperial.

Adutora

As empresas bancarão o complemento da adutora de 300mm, na margem direita da rodovia, estimado em R$ 1 milhão 977 mil 300. Caberá à Codau atestar a execução da obra e o funcionamento da adutora.

Restituição

Do TAC firmado com Valera, os empresários ficam responsáveis também pela pagamento de R$ 934,4 mil à Codau. Dinheiro que a companhia investiu na parte já construída da adutora.

Juizes, servidores e PMs envolvidos na campanha.

Solidariedade

Completando um ano a campanha de solidariedade que surgiu inicialmente entre os juízes e depois agregou os servidores do Judiciário, promotores de Justiça, OAB e Defensoria Pública. Mais de trezentas cestas básicas foram compradas e distribuídas a vítimas da violência doméstica (necessitadas da ajuda) com a colaboração da Patrulha de Prevenção à Violência Doméstica.

Acabando

Camelódromo sofre as consequências do esvaziamento comercial da rua Artur Machado, visto também nas ruas Tristão de Castro e São Benedito (em menor intensidade). Os corredores do centro popular de compras ficam vazios praticamente todo dia, queixa-se um dos comerciantes.

Fechados

Se não bastasse, muitos boxes estão fechados, abandonados por quem já não suportava os prejuízos.

Pronto Socorro

Hospital de Clínicas nega a intenção de fechar o Pronto Socorro, que, para alguns médicos, está sinalizada com algumas decisões tomadas pela gestão. Segundo a assessoria de Imprensa do HC, ao contrário, o PS está ganhando novos leitos.

A jogada

O hospital detalhou que a transferência de uma das enfermarias do PS, com 5 leitos, para outro setor, possibilitará a reforma do local e mais atendimentos a partir da sua conclusão. Os leitos transferidos para outra ala continuarão integrando o Pronto Socorro.

I food vai parar

Entregadores de alimentos estão tentando se articular para uma greve, cobrando melhores condições de trabalho. A alegação é que ganham pouco, correm riscos, não têm nenhuma existência e acabam com os próprios veículos correndo de um canto ao outro na cidade.

Concidência

Jornalista Laura França, da TV Band/BH, ferida com estilhaços de bomba na 4ª feira quando fazia a cobertura do protesto da segurança pública, é filha de casal de oficiais da PM que atuou na área da Saúde no Núcleo de Assistência em Uberaba há alguns anos.

Vai ferver

Trabalhadores da educação estão se mobilizando para a assembléia convocada pelo Sind-UTE para esta 6ª feira, a partir das 15 horas, diante do prédio da Superintendência Regional de Ensino. Mais uma categoria super insatisfeita com Zema.

Queixas de estudantes

Alunos da Facthus, em especial da área de Saúde, queixam-se das condições de insalubridade, mofo e infiltrações em paredes e teto na unidade Tonico dos Santos. Segundo eles, em salas e laboratórios já foram encontrados baratas e grilos, vivos e mortos, e teias de aranha. E também não funciona o ar condicionado.

Diretor assegura providências

O diretor-geral da Facthus foi ouvido e admitiu problemas, afirmando que as condições do campus de Saúde são muito melhores que as do campus São Cristóvão, e atendem às regulamentações da Vigilância Sanitária. As necessidades de reparo são reconhecidas por Luciano Pimenta, explicando que já tem operários trabalhando nisso esta semana.

Muitos furtos

Sobre o ar condicionado, o diretor afirmou que em dois meses a Facthus sofreu quatro furtos de fiação e onze máquinas foram furtadas ou avariadas. Para evitar a repetição das ocorrências, Luciano Pimenta diz que a Facthus está recorrendo a sistema de segurança.

Instalações aprovadas

Há duas semanas, a Facthus recebeu comissão de inspeção do MEC, movimentada em razão do processo de sua transformação em Centro Universitário. As instalações da sede da faculdade e do campus Tonico dos Santos foram avaliadas e aprovadas – frisou.

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por