Menos ladrão
Furta-se menos em Uberaba este ano do que em 2017, de acordo com números oficiais.
Queda
A queda é de cerca de 14%, com o registro diário, em média, de 20,6 casos, ficando o acumulado de janeiro a outubro em 6,1 mil furtos oficialmente relatados.
Média maior
No mesmo período de 2017, foram 23 ocorrências diárias e 7,1 mil no total.
Sem violência
A diferença entre furto e roubo é a ausência de violência física ou grave ameaça no primeiro. Mas houve queda também dos crimes violentos em cerca de 60%.
Lesões
Continuam altos os números de pessoas lesionadas em Uberaba em evento relatado à Polícia Militar. Aconteceram, este ano, 3,2 casos/dia de lesões corporais.
Totais
Foram 979 ocorrências acumuladas entre janeiro e outubro contra 1,1 mil no mesmo período de 2017, com queda de cerca de 12%.
Melhorou muito
No ranking da violência em Minas, elaborado pelo Governo do Estado, o Triângulo Sul, liderado por Uberaba, agora é o 9º colocado.
Menos violência
A 5ª Região Integrada está numericamente atrás das áreas lideradas por Contagem, Betim, Uberlândia, Divinópolis, Montes Claros, Vespasiano, Ipatinga e Juiz de Fora.
Muda tudo
Representação política de Uberaba em Brasília e Belo Horizonte muda totalmente em 2018.
Troca
Ficarão sem mandatos os deputados Tony Carlos, Lerin e Marcos Montes, além de Caio Narcio, que ainda controla o PSDB na cidade como majoritário da sigla.
Saem de cena
MDB, PSDB, PSD e PSL vão se juntar ao DEM no bloco dos partidos locais sem representação parlamentar federal e estadual na próxima legislatura.
Reflexos
Com a chegada de Franco à Câmara Federal e Grilo à Assembleia, PHS e PSL passarão, certamente, a ser mais citados em Uberaba.
Passageiros
Em outubro, o uberabense usou mais o transporte coletivo que em setembro. Foram 1 milhão 166 mil 866 passagens pagas contra 1 milhão 79 mil 892.
Gratuidade
O número de passagens gratuitas se manteve na casa dos 30% dos passageiros transportados.
Pra eles
Com votação suspensa e se nenhum ministro mudar o que já decidiu, está aprovado pelo STF o decreto de Temer que possibilita indulto de Natal para condenados da Lava Jato.
Piorou
PRF retificou o quadro de vagas para o seu concurso e piorou a situação de Minas, que terá apenas nove novos patrulheiros ao invés dos 57 antes anunciados.
Estupros
Em apenas um mês deste ano (maio), Uberaba não registrou ocorrência de estupro. São onze os episódios formalizados na Polícia Civil, alguns deles ainda em investigação.
Zerados
As vizinhas Veríssimo e Água Comprida não tiveram uma única ocorrência do gênero nos dez primeiros meses do ano.
Agravada
Tribunal de Justiça agravou a pena de homem acusado de tentar incendiar a casa da mulher de quem estava separado há dois meses depois de onze anos de relacionamento.
Recurso
O agravamento foi postulado pelo promotor Laércio Conceição diante da sentença de 1ª instância que condenou o acusado a 7 meses e 5 dias de detenção no regime aberto.
Para cima
O TJ fixou a pena em 4 anos de prisão.
Divergente
Houve voto vencido divergente, apontando falta de provas do incêndio e dos riscos à vida por ele causados.
Impune
Acusado de tentativa de homicídio em agosto de 1994 e alvo de mandado de prisão nunca cumprido acaba de se livrar da Justiça.
Prescrição
Não havendo nesse período suspensão do curso processual, a decretação da extinção da punibilidade, com manifestação favorável do MP, sai a qualquer momento.
Na esteira
Pelo mesmo motivo está se livrando de processo o acusado em 2012 de grave ameaça ocorrida nos dias 21 e 22 de novembro.
Arquivo
E como muitos outros casos, está indo para arquivo o inquérito instaurado para apurar roubo de celular na rua Capitão Manoel Prata, em março de 2015.
Faca
Dois homens que nunca foram identificados tomaram sob ameaça de faca o celular de rapaz que andava de bicicleta.
Investigado
Reeleito, o deputado Zé Silva é um dos deputados de investigação pedida pela Procuradoria-Geral da República ainda pendente no STF. A acusação é de caixa 2.
Aprovação
Tribunal Regional Eleitoral aprovou as contas de campanha do delegado Heli Grilo.
Aumento
Em algumas escolas particulares, os pais já foram avisados que as mensalidades para 2019 vão aumentar 5% ou mais.