FALANDO SÉRIO

Uberaba ganha “presente de Grego” do Estado

Wellington Cardoso
Wellington Cardoso
jornalistawellingtoncardoso@gmail.com
Publicado em 07/11/2023 às 20:59Atualizado em 08/11/2023 às 20:57
Compartilhar

Para tentar conter o avanço da criminalidade em Juiz de Fora, incluída a violenta disputa pelo comando do tráfico de drogas, o Estado decidiu transferir da penitenciária daquela cidade integrantes do PCC. A briga entre facções tem na outra ponta o Comando Vermelho (influência da proximidade de Juiz de Fora com o RJ). Os presídios escolhidos para a transferência desses presos são os de Uberaba, Uberlândia e Patos de Minas.

Lideranças
As disputas entre as facções rivais têm provocado assassinatos na penitenciária de Juiz de Fora, segundo a deputada estadual delegada Sheila, eleita por aquela cidade e região e já em seu segundo mandato. E são exatamente as lideranças do PCC que virão para o Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba.

Migração
Em reunião esta semana na Assembléia Legislativa, o comandante da 4ª Região Militar, sediada em Juiz de Fora, narrou que, em 2020, integrantes do PCC paulista começaram a desembarcar em Juiz de Fora. O coronel Zancanela do Carmo narrou que, até então, habitantes da Zona da Mata eram abastecidos de drogas pelo CV. O confronto entre as duas organizações pela supremacia no tráfico começou em 2022, inicialmente em dois bairros.

Voz oficial
A informação de que detentos do PCC estão sendo separados e transferidos para Uberaba, Uberlândia e Patos foi dada pelo diretor regional da Polícia Penal em Juiz de Fora. Jefferson de Alcântara acrescentou ser medida preventiva e revelou ainda que alguns presos do Comando Vermelho vão para Muriaé.

Não deu certo
Se ainda quiser levar Beethoven de Oliveira de volta à Secretaria de Administração, Elisa terá de buscar um outro nome para a Secretaria de Governo. Não deu certo o empréstimo de Rodrigo Souto pela Câmara de Vereadores, e por questões funcionais.

Muita conversa
Mas, antes da tomada de decisão, ocorrida na manhã desta terça-feira, o que não faltou foi conversa para que o servidor do Legislativo desembarcasse no Centro Administrativo. A noite de ontem e a manhã desta terça foram marcadas por conversas entre Elisa, Almir Silva, Fernando Mendes e o próprio servidor.

Ativismo
Ativista da causa animal, o ex-deputado estadual mineiro e ex-secretário de Meio Ambiente de BH, este ano, Osvaldo Lopes fez uma visita ao Santuário Ecológico da Fazenda Zebu nesta terça-feira. Veio se inteirar do imbróglio que envolve os animais exóticos ali criados e sua eventual destinação.

Semana de luto
Duas mortes de advogados deixam a categoria de luto em Uberaba, em especial, e Perdizes. Passaram para a espiritualidade, depois de uma vida dedicada ao Direito, o procurador municipal Edmo Cardoso e o criminalista Wolney Divino Franco.

Beca
A amigos uberabenses, Wolney havia dito que, quando desencarnasse, gostaria de ser sepultado de beca. E foi atendido no sepultamento ocorrido em Perdizes. Graças à intervenção do presidente da 14ª Subseção da OAB, Eduardo Jardim.

Nada a ver
“Suspeito” de ser o indicador do coronel Roberto Benigno para a secretário de Defesa Social, o vereador cabo Diego foi incisivo. Disse não ter sido ele, mas que Benigno terá todo o seu apoio, como teve o substituído coronel Alexandre.

Já sabia
Luiz Mário Molinar já sabia há duas semanas que deixaria a presidência do Conphau. E não teria sido mera coincidência a publicação da sua exoneração exatamente na véspera da audiência pública sobre inventariamento e tombamento de imóveis em Uberaba.

Breque
Prefeitura usou dois argumentos para justificar a comunicação ao Legislativo de que não há como atender pedidos de cessão de veículos, tendas e palcos para terceiros. A afirmação de que isso poderia caracterizar improbidade é a mais forte. A falta de recursos orçamentários, nem tanto. Bastaria o primeiro motivo.

Nada pessoal
Marão reagiu: “Quando peço é para beneficiar instituição que está fazendo o que seria de obrigação do município”.

Mulher PL
Em dezembro, Uberaba deve receber algumas lideranças estaduais e nacionais do PL. Aqui será realizado o Encontro Regional do PL Mulher do Triângulo Mineiro. Mais uma movimentação arquitetada por Ellen Miziara, de olho nas eleições do ano que vem.

Reserva
E vale ressaltar que o PL continua tendo em Elisa Araújo o seu nome prioritário para concorrer à Prefeitura. Se a chefe do Executivo disser “não”, o que parece pouco provável, ainda assim o PL terá o seu próprio postulante ao cargo, garantiu Ellen à coluna, recentemente.

Esvaziando
Dos atuais vereadores eleitos pelo MDB, apenas Fernando Mendes não se manifestou ainda se buscará outra sigla. Marcos Jammal já está apalavrado com o PSDB e Samuel Pereira disse que deixará o partido agora presidido por Tony. Tem convite para se filiar no Republicanos, mas ainda não decidiu se aceitará ou não.

Pegou mal
Postagens no grupo Política Uberaba 2024 repudiaram fala reproduzida do pastor Eduardo Isidoro, que disse fazer restrições ao nome de Tony Carlos para prefeito em consequência de valores sobre família, que não detalhou.

Preconceito
A primeira manifestação foi do advogado Paulo Celso, que considerou preconceituosa a fala do pastor. Na sequência, um dos fundadores do PT em Uberaba, Lauro Guimarães, acrescentou: supra-sumo da visão conservadora e arcaica. Afirmação que arrancou um “exato” de Ney Corrêa Filho, ex-presidente do Ipserv.

Intimado
Exatamente como FALANDO SÉRIO antecipou na edição que circulou a partir da noite de 2ª feira, Túlio Micheli foi notificado para comparecer diante da CEI instalada em razão da morte de Marcelinho, no Hospital da Criança. Túlio foi o primeiro vereador a chegar ao HC naquela data e a iniciar a coleta de informações sobre o episódio.

Pouco depois
Coincidentemente, a intimação ocorreu logo em seguida ao pronunciamento do vereador na sessão do Legislativo, afirmando estar à disposição para colaborar com a CEI, e deixando claro que a busca pela verdade sobre a lamentável ocorrência sempre foi e continua sendo o seu objetivo. 

Antidrogas
Aprovada pelo Conselho Municipal Antidrogas a proposta de alteração da lei municipal que dá atribuições ao próprio conselho. Se o Executivo concordar com as alterações sugeridas, a SeGov trabalhará o PL a ser enviado ao Legislativo.

PL retirado
Para trabalhar uma proposta que seja aplicável, a ser apresentada somente em 2024, cabo Diego retirará de tramitação seu projeto proibindo a presença de crianças em eventos LGBT. O PL, que nem chegou a ser discutido em plenário, recebeu parecer da inconstitucionalidade.

Se a moda pega...
Deputados estaduais mineiros vão aprovar emenda à Constituição do Estado permitindo que emendas parlamentares possam ser pagas diretamente às instituições de saúde e de assistência social sem a necessidade de convênio. Então tá!

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por