FALANDO SÉRIO

Uberaba recebe 25 ônibus novos nos próximos dias

Junto com o investimento, Piracicabana (Leia mais...)

Wellington Cardoso
Publicado em 24/04/2014 às 11:03Atualizado em 19/12/2022 às 08:04
Compartilhar

Carros novos

Vinte e cinco ônibus zero-quilômetro serão incorporados nos próximos dias à frota do transporte coletivo de Uberaba. Junto com o investimento, Piracicabana e Itamaraty/Líder experimentam prejuízos causados por vândalos e bandidos que atacaram seus veículos nas últimas semanas, provocando danos materiais em vinte deles, e o abalo psicológico dos motoristas que dirigiam esses ônibus.

Violência

Mais de cem pessoas foram assassinadas nas principais cidades do Triângulo Mineiro, entre janeiro e o início desta semana, numa onda crescente de violência de crimes também contra o patrimônio público. A liderança disparada é de Uberlândia, seguida por Uberaba. Maior parte dos delitos é atribuída a brigas entre marginais e consequência direta do tráfico de drogas.

Na marca do pênalti

Projeto já aprovado pela Câmara dos Deputados, criando normas de segurança para o funcionamento de casas noturnas, coloca os prefeitos e oficiais do Corpo de Bombeiros na parede. O chefe do Executivo poderá ser processado criminalmente se não determinar a vistoria anual desses estabelecimentos, não interditá-los quando necessário ou deixar de exigir o cumprimento de normas de segurança. O mesmo ocorrerá com o comandante do Corpo de Bombeiros, no que lhe competir.

Pena de prisão

Quem permitir a entrada de pessoas em casas de espetáculos acima da sua capacidade estará sujeito a pena de detenção de seis meses a dois anos. Na mesma punição incorrerá quem descumprir determinações da Prefeitura e do Corpo de Bombeiros voltadas para a segurança. O uso de comandas em boates, discotecas e danceterias estará proibido, com base na experiência da boate Kiss, em Santa Maria (RS), em que muitas pessoas morreram porque foram impedidas de deixar o local por falta de pagamento da despesa.

Na mira

As Prefeituras terão de produzir normas mais rigorosas para locais que reunirem mais de cem pessoas, ainda que a céu aberto, sujeitos também a regulamentos estaduais.

Notificação

Em Uberaba, casas e chácaras que abrigam eventos com ingresso pago já estão sendo notificadas para o cumprimento de normas anteriores até aqui ignoradas.

Notificação de telefônicas

Operadora de telefonia foi ontem notificada pela Prefeitura para que apresente alvará de licença das caixas de transmissão instaladas há anos em vias públicas. São mais de duzentos os equipamentos já identificados pelo município, que os considera em situação irregular. A ocupação de espaço público precisa ter a concordância oficial prevista no Código de Posturas.

Falta de médicos

Se as UPAs tiveram feriadão prolongado considerado normal, o mesmo não se pode dizer em hospitais particulares. Em pelo menos dois deles houve muitas reclamações e até acionamento da Polícia Militar por falta de médicos de plantão em número suficiente. Em um deles, advogado esperou por mais de cinco horas por atendimento à sua esposa e, em outro, empresário se queixou que havia apenas um profissional para mais de vinte pessoas à espera.

Sem pressão

Desse tipo de pressão, o Hospital de Clínicas da UFTM se livrou há mais de três anos, ao fechar o pronto-socorro e passar a receber pacientes apenas com disponibilidade de leito. Procedimento fez com que toda a carga do primeiro atendimento pelo SUS, antes praticamente concentrado no HC, fosse transferida para a Prefeitura, que passou a conviver com as UPAs cheias de pacientes à espera de vagas hospitalares.

Sofrimento

Motorista de ônibus espancado por vândalos e criminosos ficou tão abalado emocionalmente que vai mudar de profissão a pedido da família. Trabalhador ficou muito machucado.

Rondas

Em reunião neste início de semana, a Polícia Militar assegurou a intensificação das rondas noturnas na região do Primavera para garantir a segurança dos usuários de sistema.

Delação de criminosos

Oficial da PM aproveitou o encontro com a comunidade, representante do sindicato dos trabalhadores em transporte e empresas para pedir que os cidadãos de bem funcionem como “olheiros” da segurança pública. Garantindo o anonimato, ele frisou a importância de a população ajudar na identificação de criminosos e na tomada de medidas preventivas alicerçadas em informações.

Espera no ar-condicionado

As estações do transporte coletivo instaladas ao longo da avenida Leopoldino de Oliveira passam por revisão e serviços de instalação de equipamentos voltados para o conforto dos usuários do sistema. Entre eles, o de ar-condicionado. Cada uma das dez estações distribuídas entre os terminais da Univerdecidade e conjunto Manoel Mendes custou entre R$230 mil e R$300 mil, dependendo do tamanho.

TJ absolve “Cidadão do Samba”

Cinco meses depois de ter condenação por tráfico de drogas ratificada pelo Tribunal de Justiça, Pita é absolvido pela mesma corte da acusação de roubar dinheiro das escolas de samba de Uberaba dias antes do carnaval de 2000. Recurso contra a condenação de Luiz Arnaldo Custódio da Silva em 1ª instância havia sido impetrado pelo advogado Leuces Teixeira. Relator do processo no TJ foi o desembargador Doorgal Andrada, ex-juiz em Uberaba.

“Quando se convive muito com a mentira,

ficamos propícios a desconfiar da realidade.”

(Rui Barbosa)

 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por