Fracasso
Números oficiais mostram que a política de segurança pública do Estado para o Triângulo Mineiro e Uberaba (em especial) fracassou por inteiro nos últimos anos. No ano passado foram 8 mil 414 os crimes violentos registrados (furtos, aos milhares, não entram na estatística).
A pior
A região triangulina registrou em 9 meses deste ano 7 mil 119 crimes violentos e lidera o ranking, a exemplo de 2013 e excluída a área de referência sediada em Belo Horizonte. Foram 791 ocorrências/mês de mortes, estupros, roubos, sequestros e outros delitos graves.
Diferença
À exceção do Triângulo e a região Central, todas as demais tiveram o acumulado de crimes violentos muito menor. No Norte de Minas, vistos com certo preconceito em relação à violência, os índices ficaram em 3,4 mil (menos da metade do Triângulo).
Socorro!
Em Uberaba, especificamente, os crimes violentos saltaram de 1 mil 994 em 2013 para 2 mil 467 de janeiro a setembro deste ano. Uberlândia tem 3 mil 520 registros nos nove meses de 2014.
Desinformado
Fim de reinado melancólico o dos “tucanos” em Minas. O site da Secretaria de Estado de Defesa Social traz informação “nova” que “será construído Posto de Perícia Integrada em Uberaba”. Avisem para eles que a obra está pronta!
PMs nas ruas
O site também alardeia que haverá mais policiais nas ruas com a formatura de 2,1 mil homens, de curso concentrado em BH para fazer volume na Copa do Mundo e deixar a capital com segurança temporária. Só que para Uberaba os “tucanos” reservaram apenas 12 recrutas.
Minguado
Desde o recrutamento, o 4º Batalhão já perdeu mais do que isso com aposentadorias. A segurança pública é uma das piores heranças herdadas por Fernando Pimentel.
O buraco
Crítico do sistema, o deputado cabo Júlio, o segundo mais votado entre os PMs de Uberaba, distribui mensagens para a tropa dizendo que o Estado está quebrado.
Só exemplos
O Governo paralisou obras, demitiu servidores do DER e agentes penitenciários e não paga diárias aos servidores que viajam a trabalho – acrescenta Júlio, pondo em dúvida o pagamento do 13º do funcionalismo mineiro.
Fidelidade
Integrantes dos comandos do PR e PMDB entendem que os dois partidos precisam analisar os casos de infidelidade partidária explícita ocorridos nas eleições deste ano em Uberaba. Especialmente em relação aos “dissidentes” que procuraram desconstruir candidaturas de aliados.
Ao vivo
Vereador China assistiu ao vivo assalto a mão armada registrado ontem pela manhã na panificadora em que tomava café, por volta das 8h. Como simples mortal, nada pôde fazer, além de registrar sua indignação.
De mudança
Em reunião de Paulo Piau com vereadores e presidentes de partidos que estiveram juntos nas eleições deste ano em torno de Fernando Pimentel e/ou Dilma, Kaká Se Liga externou o desejo de mudar de sigla. Só não disse para onde irá.
Esvaziado
Decisão do vereador levará o PSL de vitorioso nas eleições parlamentares de 2012 a sem qualquer representante na Câmara em 2015. Já havia perdido Elmar Goulart e China.
Mais cadeiras
Quanto mais se aproximam as eleições de 2016, mais distante fica o aumento do número de cadeiras na Câmara de Vereadores, de quatorze para vinte e um. A eventual concorrência atrapalha.
Perda
Narcio Rodrigues conseguiu eleger o filho Caio Narcio deputado federal, mas está se despedindo da liderança com que trafegou no Vale do Rio Grande e Pontal por quase uma década.
Bênçãos
As decisões do Governo de Minas em relação a um grande número de municípios dessas duas regiões passavam pelas suas mãos. E, justiça seja feita, foi Narcio o responsável por inúmeros investimentos consolidados.
Prevenção
No dia 14, a RN Saúde oferecerá aferição de pressão e medição de glicemia capilar inteiramente grátis aos interessados que forem à sua clínica da rua Ituiutaba.
Demissões
“Folha de São Paulo” demitiu treze jornalistas e o número pode chegar a vinte e cinco. Entre os motivos, o corte de despesas. No pacote está a laureada colunista Eliane Cantanhêde, que estava no jornal há dezessete anos.
Sujou
A descoberta de alguns quilos de maconha, ontem, na Penitenciária “Aluízio Ignácio de Oliveira”, adiou o “saidão” de detentos que passariam o fim de semana em casa (nem sempre como mostram relatos policiais).
Sem retorno
FALANDO SÉRIO tentou, sem sucesso, contatar o diretor da penitenciária. Itamar Rodrigues não atendeu ao celular nem deu retorno até às 20h.
Negativa
Chefe do 5º Distrito da Polícia Civil nega que tenha requerido a aposentadoria e que o Regional Francisco Gouvêa esteja se transferindo para Patos de Minas. “Inverdades” – diz Ramon Bucci, para quem as especulações visam desestabilizar as duas gestões.