Atualizado às 20h50 horas
Letra morta
Continua despercebido por falta de fiscalização o decreto do governador Romeu Zema determinando o fechamento do comércio que não seja essencial neste momento.
Na dianteira
Em todo o Estado, somente as fiscalizações municipais têm saído às ruas com esse objetivo, respaldadas em decretos locais.
Sem ação
O ordem do governador parece ter sido apenas uma resposta aos críticos da enércia palaciana diante do avanço do coronavírus no Estado.
Divisas
Até hoje é desconhecido como o Estado vai operacionalizar o fechamento de suas divisas à entrada de ônibus de passageiros, que está em vigor desde o fim de semana.
Perdão
Tribunal de Justiça de Minas perdoou mãe que dava cigarros normais ao filho de 15 anos na tentativa de desviá-lo do uso de maconha.
Insensibilidade
Em Santo Antônio do Monte, ela havia sido condenada a 6 meses de detenção em regime aberto por desrespeitar o Estatuto da Criança e do Adolescente, que, certamente, não impedia o filho de consumir droga ilícita.
Filiação
Prazo de filiação para candidatos às eleições deste ano está mantid 4 de abril.
Adiamento
Presidente e “prefeitável” do PDT, o advogado Jacob Estevam não acredita em adiamento das eleições, a partir do que têm dito ministros do TSE.
A favor
Associação Comercial e Industrial de Uberlândia divulgou comunicado em que apoia as normas restritivas ao comércio impostas pela Prefeitura.
Expectativa
E diz esperar que os resultados positivos do isolamento social possam facilitar a volta à normalidade em abril.
Absurdo
O Governo do Estado, que já não vinha honrado suas obrigações para com a Saúde em Uberaba, agora resolveu repassar menos a menos recursos oriundos da União.
Corte
O dinheiro foi repassado cerca de 30% a menos em pleno período de aumento das despesas da Secretaria Municipal de Saúde.
Regulação
Desde que Iraci Neto decidiu assumir a regulação dos leitos hospitalares, brecando problemas de falta de leito que se arrastavam há décadas, a SMS começou a receber sinais de reação contrária.
Sem ofensa
Não dá pra entender a resistência com o que agora está funcionando. Quais os reais motivos?
Incansável
Atleta (nada a ver com a mesma condição de Bolsonaro), o secretário de Saúde tem se revelado incansável no enfrentamento ao coronavírus. Deita entre meia-noite e uma hora e às 5h já está de pé.
Relatórios
Quando a Secretaria de Saúde inicia o expediente diário (às 8h), Iraci já leu todos os relatórios oficiais do dia sobre o coronavírus.
Delta
A exemplo de Uberaba, Delta está recorrendo a barreira sanitária para enfrentar o coronavírus.
Fechadas
Prefeito Marcos Estevam optou por fechar três das quatro entradas de cidade e instalou a barreira na entrada principal, acessada passando-se pelo viaduto da BR-050.
Ponte
Entre as entradas fechadas está a da velha ponte sobre o rio Grande.
Erro que mata
“No Brasil, a cada três minutos, duas pessoas morrem em hospital devido a erro que poderia ser evitado. Em 2015, foram 434 mil óbitos” – afirma o médico Luiz Ovando, deputado federal pelo Mato Grosso do Sul.
Mata mais
Em vídeo para as redes sociais, ele afirma que os erros em hospitais matam mais que doenças do coração (339 mil) e câncer (196 mil).
Liberadas
Funcionamento das casas lotéricas está autorizado pelo Governo Federal, conflitando com decisões municipais. E muitas já estavam abertas já na parte da manhã.
Lixo
Com expressiva parcela da população confinada em casa, o lixo domiciliar a ser coletado pela Prefeitura deve crescer cerca de 20% já no primeiro momento.
TPM
Para se instalar em Uberaba, o aplicativo de transporte individual destinado prioritariamente à mulher pesquisou o mercado e constatou que mais de 70% dos universitários da cidade são do sexo feminino.
Sigla
A sigla TPM surgiu do nome do aplicativ Transporte Para Mulher.
Gafe
Prefeito Odelmo, de Uberlândia, recorreu a foto de caminhão do Codau em ação para anunciar que lá também começaria a ser feita a higienização de vias públicas e locais de concentração de pessoas como terminais de ônibus.
Fora do ar
Possivelmente alertado que o veículo era de Uberaba, ele apagou a mensagem veiculada em rede social.
Tudo aberto
ACIU, CDL e outros sindicatos classistas querem a revogação de todos os artigos de decreto municipal que fazem restrição ao funcionamento comercial.
Entregue
Petição foi hoje endereçada ao prefeito Paulo Piau.