FALANDO SÉRIO

Uberabense exporta tecnologia para fraudar presença em auto-escola

Wellington Cardoso
Wellington Cardoso
wellingtoncardoso@terra.com.br
Publicado em 20/04/2022 às 20:59Atualizado em 18/12/2022 às 19:22
Compartilhar

Descoberta da fraude partiu do gabinete de Colombari.

Naquilo que pode ser a maior fraude constatada contra o DETRAN já praticada em Minas, na área de formação de condutores de veículos, o delegado Felipe Colombari deflagrou operação que, nesta 4ª feira, apreendeu computadores de Centros de Formação de Condutores.

Indiciamento

Contando com a colaboração do Ministério Público e do Judiciário para a obtenção de mandados de busca e apreensão, o chefe do 5º Departamento da Polícia Civil já determinou a instauração de inquérito. O cumprimento dos mandados em três moto pistas resultou na apreensão de computadores com provas da fraude.

TI ouvido

A tecnologia usada para copiar impressões digitais a partir do primeiro acesso de aluno de CFC foi desenvolvida por uberabense já identificado e ouvido. Ele a exportou para outras cidades de Minas. Calcula-se que a fraude na presença em aula de candidatos à obtenção da CNH fosse praticada em mais de cem Centros de Formação de Condutores, quatro deles em Uberaba.

Fala espontânea

O delegado Felipe Colombari sugere aos alunos envolvidos na fraude que se apresentem espontaneamente à Polícia Civil, onde serão ouvidos. “Melhor que isso aconteça de forma voluntária” – diz o experiente policial. Entre os alunos existem os que eram ludibriados e os que pagavam pela fraude. O CFC economizava também com a redução de aulas.

Desatrelada

A partir do ano que vem, a taxa de coleta e tratamento do lixo domiciliar estará possivelmente desatrelada da guia de pagamento do IPTU. A cobrança da taxa passará a ser mensal, tendo como base de cálculo o consumo de água. Quem consumir mais água, pagará mais.

Retrocesso

Por causa de má gestão, o Hospital de Clínicas da UFTM está em flagrante retrocesso, com perdas do que “levamos décadas para conquistar” – testemunhou o médico Nilson de Camargos Roso ao participar da conversa com o vice-presidente da EBSERH há duas semanas.

Retrospectativa

Ao general Antônio César Rocha, o ex-presidente da Faculdade de Medicina fez um histórico dos avanços do HC, “conquistados com muito esforço”, incluída a maturidade científica na área de especialidades.

Coragem

História construída com muita coragem por antigos gestores, exemplificada com a do seu antecessor, médico José Fernando Borges Bento. Para colocar o complexo em condições de funcionar conforme as necessidades de Uberaba, o então diretor da FFMT peitou o MEC.

Saio junto

José Fernando contratou 214 profissionais e meses depois foi ao ministro da Educação do governo Figueiredo pedir suplementação de recursos para a faculdade. O general Rubem Ludwig determinou a ele que demitisse todos os 214, ouvindo de José Fernando que não faria isso e que o ministro demitisse então 215 (incluindo-se no grupo).

Sem demissão

O general foi taxativ “Por sua coragem, vou enviar a verba pedida e não precisa demitir ninguém”.

Residência

Depois dessa narrativa, Nilson acrescentou que o HC pode perder suas residências médicas por falta de cirurgias. Não por falta de pacientes na cidade, mas em consequência de uma gestão inadequada.

Infecção

Uma profissional relatou que o HC chegou a ficar oito meses sem controle de infecção por causa de perseguição pessoal. E vários outros médicos também apontaram erros na gestão do hospital e de pessoas.

Selva

A poucos metros da Mata do Ipê uma quase selva. Ela ocupa todo o terreno em que por anos funcionou posto de gasolina. 

Daniel Rodrigues esteve com Zema nesta 4ª feira.

Tecnologia

A DARP, empresa genuinamente uberabense especializada em planejamento e gerenciamento territorial de municípios, vem conquistando o mercado também fora de Uberaba. Fundada pelo arquiteto Daniel Rodrigues Pereira, ela presta serviços ao Estado e a 78 cidades.

Ubercidades

Com tecnologia aqui desenvolvida, a DARP, via Ubercidades, ajuda o Governo mineiro na difusão do acesso à informação das Regiões Metropolitanas de BH e do Vale do Aço. E se faz presente também no Paraná e chega ao Norte e Nordeste.

Denúncia furada

Denúncia feita ao Ministério Público em 2017, levantando suspeitas de desvio de finalidade de parte dos recursos gerados pela cosip, foi arquivada pelo promotor José Carlos Fernandes. As apurações mostraram a inexistência de qualquer irregularidade.

Denunciante

Curiosamente, o autor da denúncia que originou a instauração de inquérito civil foi servidor municipal lotado na Secretaria de Administração.

Sem o “P”

Serviços de informações da PM em Uberaba abandonaram o “P2” e passaram a adotar a denominação Agência de Inteligência como identificação.

In loco

Criminalista Leuces Teixeira esteve nesta 4ª feira na Vila Arquelau em busca de relatos sobre o episódio que envolveu uma advogada, outras pessoas e policiais. Advogado ouviu informalmente algumas testemunhas.

Resultados

Como nova opção de acesso rumo ao aeroporto, Uniube e Hospital Mário Palmério, para quem está na região do Parque das Américas e Volta Grande, a intervenção feita pela SDS no cruzamento da Edilson Lamartine Mendes com a rua sargento João Pedro de Lima surtiu resultado.

Condenação

Julgado sob acusação da prática de homicídio ocorrida em 25 de agosto de 2013, na Vila Leandro, Raffael Bruno Costa Reis foi considerado culpado pelo Tribunal do Júri nesta 4ª feira. E sentenciado a 14 anos de prisão pelo juiz Stéfano Renato Raymundo, titular da 3ª Vara Criminal.

Mais 1 ano

O assassinato de Danilo Celso Silva foi tratado como vingança e com uso de recurso que impossibilitou a defesa da vítima. E Raffael ainda foi condenado a mais 1 ano de detenção pelo porte irregular de arma de fogo.

Em liberdade

Ao condenado foi permitido recorrer em liberdade, condição em que respondeu ao processo em 1ª instância.

Outro desmentido

Pela segunda vez em uma semana, rumores nascidos dentro da própria SEMED indicaram que a secretária Sidnéia Zafalon havia colocado o cargo à disposição da prefeita. Informação não procede – afirmou a SeCom.

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por