FALANDO SÉRIO

Uberabenses passam por audiência de custódia em BSB, mas permanecem presos

Wellington Cardoso
Wellington Cardoso
Publicado em 13/01/2023 às 21:05Atualizado em 15/01/2023 às 07:47
Compartilhar

Advogado Douglas Lacerda acompanha procedimentos jurídicos como defensor do grupo (Foto/Arquivo Pessoal)

Advogado Douglas Lacerda acompanha procedimentos jurídicos como defensor do grupo (Foto/Arquivo Pessoal)

Dos doze uberabenses presos após a manifestação de domingo em Brasília, nove já passaram pela audiência de custódia. Um procedimento formal, mas de característica diferente agora, imposta pelo ministro Alexandre de Moraes, do STF. Os juízes não têm autonomia para liberar nenhum dos mais de 1 mil manifestantes que interrogam. 

Ainda presos
Com isso, os doze permanecem presos sem qualquer noção de quando serão colocados em liberdade, mesmo não tendo participado da invasão aos prédios da praça dos Três Poderes nem de depredações.

Assistidos
O também uberabense Douglas Lacerda, advogado atuante em Brasília há dez anos, tem dado assistência jurídica aos presos conterrâneos. Ele mesmo se encarregou, inclusive, de comprar roupas e produtos de higiene para o grupo diante das condições em que os encontrou. Douglas está cobrando dos presos honorários praticamente simbólicos.

Portas abertas
Agora no Solidariedade, que absorveu o PROS, o ex-vereador Tiago Mariscal foi recebido em gabinete, nesta 6ª feira, por Elisa. A própria chefe do Executivo confirmou o encontro, explicando ter recebido dele algumas demandas.

Sem política
“Não falamos de política” – assegurou a prefeita, indicando que ela e sua equipe puderam esclarecer muitas dúvidas e informações que ele não tinha. “Foi uma conversa amena, e eu estou sempre pronta para ouvir e construir” – frisou.

Escuta protegida
Juiz da Vara da Infância e da Juventude animou-se com a promessa feita a ele pela prefeita Elisa, de que, ainda este ano, a rede de proteção municipal contará com profissionais qualificados para fazer a chamada “escuta protegida”.

O que é!
Uma lei federal de 2017 obriga os órgãos de proteção a ter profissionais capacitados para a recepção à criança e ao adolescente vítimas de violência ou expostos a situação de risco. Para que possa ser agilizada a assistência aos vulneráveis.

Não é polícia
O juiz Marcelo Geraldo Lemos enfatiza que “não se trata de servidor para levantar informações sobre o agressor, mas que tenha condições de ouvir a vítima sem causar-lhe outros danos de forma involuntária”.

Nomeações
A advogada Morena Prais muda de cargo mais uma vez na atual gestão. Saiu nesta 6ª feira a nomeação dela como secretária adjunta de Governo. E a ex-controladora Poliana Helena de Souza assume a vice-presidência da COHAGRA.

Depoimentos
Vereador Anderson 2 Irmãos será o primeiro a ser ouvido pelo delegado Armando Papacídero na 2ª feira. O seu depoimento está programado para as 9h, dentro do procedimento que investiga denúncia do Coletivo Beth Pantera contra quatro edis por homotransfobia.

Sequência
Depois de Anderson, de hora em hora serão ouvidos, pela ordem, professor Wander, Samuel Pereira e pastor Eloísio, todos membros da Bancada Evangélica na Câmara Municipal.

Origem
Apuração de episódio ocorrido em dezembro de 2021 na Escola Santa Maria foi solicitada pela promotora Carolina Marques, em dezembro do ano passado, a partir da denúncia do “Beth Pantera”.

Acusação
Para o coletivo, sem citar nomes responsáveis pela declaração, os vereadores praticaram homotransfobia quando disseram a estudantes que homens não podem se vestir como mulher e vice-versa, impedindo a realização de festa de “troca de gênero”, organizada pelos próprios alunos.

GCM Gianvécchio e um dos cães em treinamento (Foto/Divulgação)

GCM Gianvécchio e um dos cães em treinamento (Foto/Divulgação)

Canil
Iniciada a construção do canil da Guarda Civil na Mata do Carrinho, onde haverá minibase da instituição para assegurar a proteção dos freqüentadores daquele espaço. O canil deverá ser oficializado com o envio de projeto de lei à Câmara.

Treinamento
A GCM já possui dois cães, pastores belgas, que estão sendo treinados para serviço de guarda e o farejamento de drogas, o que será ótima ferramenta para inibir a entrada de substâncias proibidas nas escolas, segundo comandante Marcelo Santos. Convênio com o Hospital Veterinário assegura assistência ao casal (Rayo e Kyra), recebido em doação pela GCM e tornado patrimônio do município.

Vale gás
Famílias já escritas no programa voltarão a receber o vale gás a partir de fevereiro. Medida Provisória deste mês assegura o pagamento de 100% do valor do botijão cheio. A SEDS não tem qualquer informação sobre eventual ampliação dos atendidos.

Extra
Zero chance de o Legislativo se reunir extraordinariamente para votar projeto novo, como foi aventado antes de a ProGer ganhar recurso restabelecendo a tarifa de lixo. Em sessão extra só se pode votar projeto já tramitado em reunião ordinária.

Preocupados
Hospitais particulares e filantrópicos preocupados com a possibilidade de a Prefeitura iniciar o pagamento do piso dos enfermeiros antes de uma definição concreta da fonte de custeio. Acham que poderão perder profissionais.

Quem entende?
Só mesmo Freud para explicar como alguém eleito para o Congresso ou Assembléia Legislativa pode insistir na tese urnas eletrônicas fraudadas. Nenhum dos que colocam as urnas sob suspeita teve coragem de renunciar em sinal de protesto.

Baccelli conta novas velhas histórias de Chico Xavier, desencarnado em 2002 (Foto/Divulgação)

Baccelli conta novas velhas histórias de Chico Xavier, desencarnado em 2002 (Foto/Divulgação)

Outra obra

Lançada recentemente mais uma obra do médium Carlos Baccelli também dedicada ao maior líder espírita brasileiro, Chico Xavier, que continua, mesmo desencarnado, sendo uma das referências da doutrina no mundo. “Hilárias e Sábias Lições de Chico Xavier” é o título do livro. 

Barba de molho
Tem pelo menos um uberabense com motivos suficientes para temer as investigações da Polícia Federal para identificar financiadores de ônibus para manifestantes que foram a Brasília, domingo.

Faltou gente
Eram dez os ônibus contratados, mas não mais do que quatro saíram cheios de Uberaba. 

Fogo amigo
“Denúncia” de que o marido da secretária adjunta da Semed havia sido nomeado no gabinete do vereador Barbeirinho foi o chamado “fogo amigo”. Quem se sentiu abandonado deu o troco. 

Troca
Transferido para a chefia do Estado Maior da 5ª RPM, o tenente-coronel Ismael Campos Júnior deixa o comando do 4º Batalhão, que exerceu por quatro anos. Será substituído pelo também tenente-coronel Davi, vindo do 16º Batalhão da PM, em BH.

Estado Maior
Com um dos comandos mais longevos da história do 4º Batalhão, Ismael vai assumir a chefia do Estado-Maior (subcomandante) da 5ª RPM, que é responsável pela PM em todo o Triângulo Sul.

Bloqueio
Dentre as empresas de bens bloqueados pela Justiça por suspeita de financiamento das manifestações de domingo está uma de Frutal. A revelação é do colega Rodrigo Portari, daquela cidade.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por