Corte
O corte de 30% no orçamento das universidades, anunciado por Bolsonaro, não chega a surpreender a UFTM. Mas causará mais dificuldades.
Arrocho
Ao longo dos últimos cinco anos, a UFTM já teve de se amoldar ao arrocho sofrido pelas universidades, o que levou ao corte de despesas para não fechar no vermelho.
Volume
A execução orçamentária de 2018 ficou em R$360,1 milhões, fechada sem dívidas do exercício.
Bloqueio
No último dia 30, a UFTM teve bloqueados 30% do seu orçamento, mas pró-reitoria garante que os recursos para a assistência estudantil foram preservados.
Prejuízos
As atividades-fim – o ensino, a pesquisa e a extensão – devem ser afetadas negativamente, o que leva a uma análise sistêmica do orçamento para mensurar o impacto.
O que fazer
O diagnóstico norteará as decisões a serem tomadas.
Castigo
Bloqueio ocorreu exatamente no momento em que o Governo anunciou o mesmo para outras universidades como penalidade.
Balbúrdia
O corte de 30% para as Universidades de Brasília, Fluminense e da Bahia ficou na conta do desempenho acadêmico insatisfatório e promoção de “balbúrdia”.
Motivação
O ministro Abraham Weintraub disse, genericamente, que as universidades atingidas pelo corte têm permitido eventos políticos ou festas inadequadas em suas instalações.
Não esclarecido
Diferentemente, o bloqueio para a UFTM, na mesma data das demais, não teve motivação revelada de forma explícita.
Comparação
Ao anunciar que o primeiro trimestre deste ano foi o de menor número de roubos em Minas, no período, nos últimos sete anos, o Governo omitiu a queda histórica de 2018.
Tendência
O declínio dos índices começou no 2º semestre de 2018, o que significa que é o resultado de um trabalho de anos, em especial da PM, a polícia preventiva e repressiva.
Menores
Em Uberaba, por exemplo, os números de junho, julho, agosto, setembro e dezembro foram menores que os de fevereiro e março deste ano.
Acima
Outubro e novembro ficaram “fora da curva”, com índices acima.
Terrível
Nos últimos cinco anos incompletos, os piores índices da violência em Uberaba ocorreram em 2017.
Equívoco
Os comparativos isolados, como o anunciado esta semana, podem levar a equívocos de interpretação.
Do contra
Com manifestação contrária do promotor Laércio Conceição, a defesa de Josias Gléria requereu ao juiz Ricardo Motta o relaxamento de sua prisão.
Acusações
Em sua manifestação, o MP conta que fundamentou contra ele denúncia por tráfico de drogas, associação para o tráfico, organização criminosa e lavagem de dinheiro.
Sem provas
Por sua vez, o defensor diz que inexistem nos autos evidências concretas que relacionem seu cliente aos crimes praticados por outros acusados no processo.
Anulação
Segundo ele, as buscas feitas pela PM em sua residência, no dia da prisão, foram ilegais e que não houve flagrante de delito de tráfico de drogas.
Negativa
Promotor Laércio também se manifestou contrário a liberação de Adriano Pires Rezende, acusado de pertencer à mesma organização criminosa.
Eliminação
Uberabense João Menezes caiu na terceira rodada do Challenger de Puerto Vallarda, no México, diante do barbadiano Darian King por duplo 7/5.
Reação
No 2º set, João mostrou extraordinária capacidade de reação, pois saiu de 5/1 para 5/5, mas perdeu o saque da virada.
Ranking
Com as vitórias das duas primeiras rodadas, o tenista poderá subir 13 posições no ranking da ATP, chegando ao 357º lugar.
Condenação
Condenado a 5 meses de detenção pela Justiça Especial de Frutal, advogado uberabense submete à Turma Recursal o seu pedido de reforma integral da sentença.
Parecer
Em sua manifestação no processo a ser examinado pelos juízes da Turma Recursal de Uberaba, o promotor Laércio Conceição pede que seja negado provimento ao recurso.
Os alvos
Em Frutal, os alvos da denúncia do advogado foram a prefeita e secretário.
Pirataria
Acusado de produzir DVDs e CDs piratas, com equipamentos e mídias apreendidos em sua casa, comerciante foi condenado a 2 anos de prisão.
Acordo
TJ de Minas bateu o martel é possível a homologação de acordo extrajudicial entre o MP e o investigado por improbidade administrativa.
Sem ação
O acordo evita processo judicial e as despesas decorrentes.