FALANDO SÉRIO

UFTM mantém as colações de grau em modo presencial

Wellington Cardoso
Publicado em 28/01/2022 às 06:45Atualizado em 19/12/2022 às 00:23
Compartilhar

François Ramos – Redator Interino

Pra cima

Embora a Universidade Federal do Triângulo Mineiro tenha decidido adiar o retorno presencial dos alunos, a medida não alcançou os projetos do Cefores em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (SEE/MG).

Preocupação

Setores como secretarias de curso, biblioteca e técnicos de toda a universidade voltaram para a Fase 3 do Plano de Retorno Presencial Gradativo. Isso equivalente a 60% do atendimento presencial. Uma consequência de números que mostram um aumento considerável no índice de contaminação nas dependências da instituição.

Solenidades

Apesar do recuo já publicizado pela UFTM, a realização das colações de grau ficou mantida no modo presencial e preocupa, pois será realizada durante uma semana. Isso equivale em média a 800 pessoas vindas de todas as partes do país, o que pode contribuir para potencializar a circulação do vírus e expor os técnicos do cerimonial a mais riscos.

Hein?!

Preocupa o sindicado dos trabalhadores técnico-administrativos (Sindttae) o fato de que não há nenhuma exigência de vacina e testes negativos dos participantes. Os sindicalistas defendem que a Colação de Grau deveria ser virtual neste momento de aumento exponencial dos casos de Covid-19 em Uberaba.

IFTM

Outras instituições podem seguir o mesmo exemplo da UFTM e adiar o retorno às aulas presenciais devido ao aumento do número de casos de contaminação pelo coronavírus. Pelo jeito, as aulas em ambiente virtual de aprendizagem podem continuar sendo a única opção neste início de 2022. O Instituto Federal do Triângulo Mineiro – IFTM, já tem alertado os pais de alunos de cursos técnicos (Ensino Médio) sobre a possibilidade.

Pois é...

Apesar do pedido formulado pelo governador Romeu Zema, o Ministério de Minas e Energia negou suspender a “bandeira de escassez hídrica” da conta de luz de Minas Gerais. A revolta popular tem razão de existir, afinal, neste ano o volume chuvas afasta qualquer sensatez na manutenção do absurdo cobrado do consumidor mineiro.

Desculpa

Pressionado desde o final do ano passado, o Ministério de Minas e Energia dizia, como desculpa, ser preciso esperar o volume de chuvas ao longo dos próximos meses, pois a retirada da bandeira tarifária dependeria da evolução da situação hídrica no Brasil. Depois de o país ter se aproximado de um dilúvio, a justificativa para manter a “bandeira de escassez hídrica” até abril é compensar os custos com o acionamento das termoelétricas. Então tá, né!!!

Boa!

Após o empenho da Cemig junto a empresa terceirizada que a atende, a ligação do padrão de energia de senhora doente e com mais de 80 anos que há dias esperava pelo serviço, como narrado nesta coluna, finalmente aconteceu. De acordo com a idosa, grata pela intervenção local, a equipe que a atendeu foi muito atenciosa e educada.

Refis

Contribuinte que fez a adesão ao Programa de Recuperação Fiscal (Refis) nos últimos dias de dezembro de 2021 e não efetuou o pagamento precisa ficar atento. Prazo para revalidar a guia vencida encerra no dia 31/01.

Onde?

A revalidação da guia vencida do Refis pode ser realizada em um dos três locais disponibilizados pelo Municípi 1) Centro Administrativo da Prefeitura, na avenida Dom Luiz Maria Santana, 141, Santa Marta; 2) Central Tributária, localizada na avenida Maranhão, 877, Santa Maria, e 3) Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Uberaba (Aciu), na avenida Leopoldino de Oliveira, 3.433.

Estressado?

As rotinas e os problemas do cotidiano têm tirado a sua paz? Na Dedo Verde – Natureza em Arte você encontra os mais belos ornamentos, arranjos naturais, terrários e todas as maravilhas que a natureza tem a oferecer para tornar o seu ambiente mais tranquilo e agradável. Faça uma visita: Rua Jaime Bilharinho, 47 – Fone: 99881-2600.

Em alta

Advogado trabalhista e recém-empossado como conselheiro da seccional da OAB/MG, Euseli dos Santos, comemora o lançamento de seu novo livro “Síndrome de Haff: a precarização da pesca artesanal e os impactos do surto da doença da urina preta em Santarém-PA”, já disponível nas versões impressa e e-book pela plataforma Amazon e outras livrarias digitais.

Socorro

Com a queda nas doações de sangue o Hemocentro de Uberaba precisa da sua ajuda. A possibilidade de cancelamento de cirurgias por falta de estoque é uma realidade concreta. Para doar, basta ser maior de dezoito anos, ter mais de 50 quilos, boa saúde física e não ter feito uso de bebida alcoólica nas últimas 24 horas. Mais informações pelo telefone (34) 3074-3216.

Tchau

Os carros populares, como são conhecidos os veículos com motorização 1.0, estão com os dias contados no Brasil. Além do evidente desinteresse dos fabricantes de veículos automotores, que nos últimos anos vêm abandonando os segmentos que têm pouca margem de lucro, que é o caso desses automóveis, o consumidor também não quer mais comprar.

Progresso

Os consumidores ficaram mais exigentes e não param de aumentar a demanda por equipamentos de conforto que no passado eram dispensáveis. Em 2019, o ar-condicionado estava presente em 97% dos novos carros, o câmbio automático em 49% e a central multimídia em 40%. Fato é que essa tendência de mercado torna proibitivo o custo para a indústria se adequar ao mercado e produzir carros a preços populares no Brasil.

Perigo

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Minas Gerais nesta sexta-feira pode registrar temporais com até 100 milímetros e ventos de até 100 quilômetros por hora.

Frase

“Só há um caminho para a felicidade. Não nos preocuparmos com coisas que ultrapassam o poder da nossa vontade” – Epicuro

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por