FALANDO SÉRIO

Um confuso jogo de versões sobre censura a foto de nudez em Uberaba

Wellington Cardoso
Wellington Cardoso
jornalistawellingtoncardoso@gmail.com
Publicado em 07/06/2023 às 21:04Atualizado em 08/06/2023 às 18:50
Compartilhar

Dor de cabeça
Semana com comunicações internas no Hospital de Clínicas sobre eventual falta de cuidados para com pacientes, um dos quais teria falecido. Um dos casos se refere a homem com mais de 80 anos e para o qual não estaria sendo aplicada regra do Estatuto do Idoso. Legislação prevê prioridade de atendimento.

Com óbito
A outra ocorrência seria ainda mais grave, relatando que paciente foi a óbito na madrugada desta terça-feira sob suspeita de agravamento de quadro do paciente até que surgissem enfermeiras para atendê-lo. Não teria aparecido nenhum médico durante crise de broncoaspiração por ele apresentada.

Consulta
O Hospital de Clínicas foi consultado a respeito pela coluna, mas a resposta não chegou até o fechamento desta edição. Quando chegar, será noticiada.

Extremos
Em nove meses Uberaba foi de um extremo ao outro com dois episódios de repercussão nacional: 1º) exposição de armas na festa do Dia das Crianças; 2º) censura a uma peça que seria exposta na Fundação Cultural por artista conhecido nacionalmente, e que fora selecionado por edital e comissão de artistas.

Veto 
Antes do “caldo entornar” na terça-feira, o presidente da Comissão de Cultura da Câmara, o evangélico Eloísio, já havia passado pela FCU, a convite de Cássio Facure, e reprovado a exposição da foto de nudez de Ricardo Coelho e família. Depois disso, o próprio Cássio ligou para a prefeita, segundo ele disse ao JM News 1ª edição.

No cronômetro
Desde a conversa de Cássio Facure, presidente da Fundação Cultural, com Elisa, expondo o impasse por volta das 11h30, teriam passado cerca de 30 minutos para surgir inesperado ofício do chefe de Gabinete Caio Presotto dizendo que “o governo é contrário à exposição (...)”. Ofício que não chegou a ser oficialmente divulgado, apesar da repercussão em torno do caso.

Como assim?
Dentre os detalhes que despertam a atenção na correspondência enviada ao presidente da FCU (na forma de ofício e não por e-mail) está o fato de ser dito que as informações da exposição foram “retiradas da postagem realizada pela fundação em sua rede social” (mencionando a foto da nudez?).

Pois é! 
À coluna, o artista Ricardo Coelho, que já estava em São João Del Rey nesta 4ª feira, disse ter se reunido na fundação, terça-feira, entre 15h30 e 16h30, com a procuradora geral Fabiana Gomes. E que não concordou em excluir a foto da exposição, mas apenas colocá-la mais ao fundo (meio escondida), o que ficou decidido.

Dia seguinte
E isso somente seria feito no dia seguinte, pois havia pouco tempo para reorganizar a exposição que já estava montada e as fotos expostas de forma a fazer a narrativa desejada pelo artista, que é professor universitário.

Censura
Depois da reunião, ele foi ao hotel e, quando voltou para a abertura da mostra se surpreendeu com a exclusão já feita da foto, o que considera uma censura. Ainda assim, Ricardo, em respeito às pessoas presentes, segundo narrou, abriu a exposição. Não sem mencionar o episódio.

Repercussão
Deputada federal Ana Pimentel, do PT/MG, médica e também professora na Universidade Federal de São João Del Rey, saiu em defesa do colega Ricardo Coelho. Diz ela em vídeo que o artista teve sua obra “brutalmente censurada e arrancada de exposição em Uberaba”. Essas práticas, que se tornaram comuns há alguns anos no Brasil, não podem persistir – frisou a parlamentar.

Haja fôlego!
Alguém não está rezando direito na Prefeitura. Nem bem acaba um problema de repercussões negativas e surge outro. Agora, envolvendo a CEFIPA, a Central de Fiscalização de Penas Alternativas, de auxílio à Vara das Execuções Criminais há mais de dezesseis anos.

Investigação
O Gabinete de Segurança Institucional do Tribunal de Justiça vai apurar as circunstâncias de uma postagem no Instagram em que servidor da central ligada à SDS aparece exibindo aparelho celular com uma bala nele encravada. A referência a Deus inserida no vídeo dá a entender que o telefone teria salvado uma vida.

O Poder
Mas, o vídeo teria até passado despercebido ao Judiciário, não fosse nele estar escrito, a título de localização, “TJMG – Fórum da Comarca de Uberaba”. E nada de anormal ocorreu nas dependências do Judiciário.

Falso médico
Passando-se por médicos, criminosos têm entrado em contato com parentes de pacientes internados no Hospital “Hélio Angotti” pedindo dinheiro para submetê-los a exames. Puro golpe. O HHA nada cobra de pacientes do SUS. Ficando em dúvida, em caso de pedido de pagamento, ligue para (34) 3318-9800.

Posse no Sindae
Será na sexta-feira da semana que vem a posse da nova diretoria do sindicato dos trabalhadores da CODAU. Nesta 4ª feira, um pequeno grupo de trabalhadores da autarquia fez manifestação em defesa do envio do seu plano de carreira à Câmara de Vereadores.

Investigando
Inquéritos instaurados para apurar a morte do menino Marcelinho, no Hospital da Criança, e o café “batizado” com impurezas em empresa do Bairro São Cristóvão ainda não foram fechados. As duas investigações ocorrem sob sigilo. No caso do Hospital da Criança, muitas testemunhas já foram ouvidas.

Pacto
Trio da Comissão Especial de Investigação criada pelo Legislativo, também tendo o Hospital da Criança como foco, está “fechadinho”. Os vereadores professor Wander, Luciene Fachinelli e cabo Diego nada contam sob o trabalho, longe um do outro, nem no “pau de arara”. Quando algo for dito, os três estarão juntos.

Estudo
Estudo previsto pela secretária de Planejamento para uma rota alternativa de veículos em direção ao centro durante as obras de revitalização da rua Arthur Machado sequer foi feito ainda. Quanto à revitalização, Isabela Nascimento diz que o projeto está fechado.

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por