Outra vez na frente
O PR voltou a ser o partido que mais somou votos para vereador em Uberaba, reprisando o feito de 2008. Apesar disso, elegeu apenas dois de seus candidatos – Samir Cecílio (o recordista deste ano) e Samuel Pereira –, contribuindo, porém, para que a coligação de Paulo Piau conquistasse seis cadeiras, na soma de votos com o PMDB, o DEM e o PP. O PR foi seguido na ordem de preferência dos eleitores pelo PMDB e o surpreendente PSL, que, na coligação de Adelmo Carneiro Leão, desbancou o PT e elegeu Kaká Se Liga, Elmar Goulart e China.
Ranking dos partidos
Os partidos mais votados para o Legislativo, somados todos os seus candidatos, foram: 1º) PR – 18.089; 2º) PMDB – 13.736; 3º) PSL – 13.545; 4º) PRB – 12.748; 5º) PSB – 12.492; 6º) PT – 11.800; 7º) DEM – 9.617; 8º) PTB – 6.886; 9º) PSDB – 6.398; 10º) PRTB – 6.350; 11º) PP – 5.996; 12º) PTN – 5.945; 13º) PV – 5.009; 14º) PDT – 4.892; 15º) PCdoB – 4.425.
Gosto amargo
Tivesse a Câmara optado por 21 cadeiras, não teria ficado de fora da próxima legislatura o competente professor Godoy, prejudicado pela baixa votação da coligação, que incluiu o PTB. Godoy havia votado pelo aumento, assim como Severino e Lourival, que também perdem seus mandados, mas não estariam incluídos nas vagas que deixaram de ser criadas. Elas seriam ocupadas por Marilda, Néa, Claudeir, Ronaldo Amâncio e Denise Max.
Jogados fora
Pouco mais de um quarto dos votos possíveis em Uberaba foram jogados fora, no domingo. Nada menos que 38 mil 646 eleitores deixaram de ir às urnas; outros 6 mil 879 votaram em branco e 10 mil 048 anularam o voto. A soma de tudo isso representa 55 mil 573 votos, número suficiente para encerrar a disputa eleitoral ainda no 1º turno. Pouco mais do que a soma dos votos de Adelmo e Wagner Júnior, terceiro e quarto colocados: 52,7 mil.
Os votos da bola
Pelo Brasil afora, alguns ex-jogadores conhecidos nacionalmente foram vitoriosos nas urnas, mas outros se deram mal. Entre os que estão comemorando figuram Tupãzinho (ex-Corinthians), Paulo Rink (ex-Atlético/PR e Santos), Aladim (ex-Corinthians e Coritiba), Washington (ex-Fluminense) e Tarciso Flecha (ex-Grêmio), eleitos vereadores em Tupã, Curitiba, Caxias do Sul/RS e Porto Alegre.
Sucesso e fracasso
Ex-centroavante e artilheiro Ditinho, do URT, foi eleito vereador em Patos de Minas, mas Ademilson (ex-Tupi e Fluminense) não teve a mesma sorte em Juiz de Fora, assim como Marcelinho Carioca, Dinei (ex-Corinthians) e Ademir da Guia (ex-Palmeiras), em São Paulo, Andrade (ex-Fla), Gonçalves (ex-Botafogo), Carlos Germano (ex-Vasco), Aldo (ex-Flu) e o goleiro Fábio Noronha (Teófilo Otoni). O ex-goleiro Roger (Fla e São Paulo) disputou a Prefeitura de Cantagalo/RJ e teve apenas 16% dos votos.
Outros conhecidos
Mais uma vez o médico uberabense Paulo Frange foi reeleito vereador em São Paulo pelo PTB. O “mensaleiro” patrocinense Romeu Queiroz sai da suplência para a titularidade na Assembleia Legislativa de Minas, beneficiado pela eleição de Dalvito Alves para prefeito de Unaí. Já o vereador cabo Júlio (ex-deputado federal) perdeu a reeleição em BH, mas ganhará cadeira na Assembleia pelo PMDB. O ex-ministro dos Esportes Orlando Silva (derrubado por escândalo) não se elegeu vereador em São Paulo, o mesmo acontecendo com Agnaldo Timóteo.
Xerife
“Estrela” da investigação que levou o ex-goleiro Bruno à prisão, o delegado Edson Moreira foi eleito vereador em Belo Horizonte. Foi o segundo mais votado. Também se elegeu Pedro, filho de Patrus Ananias (PT), derrotado por Márcio Lacerda.
Eleitos
Ex-pagodeiro Netinho de Paula elegeu-se vereador em São Paulo, o mesmo ocorrendo com o ex-medalhista olímpico de Judô João Derly, em Porto Alegre, e o ex-prefeito do Rio de Janeiro Cesar Maia, enquanto seu filho Rodrigo deu vexame para prefeito.
Acordo PT/PMDB
Uma aliança do PT com o PMDB para o segundo turno das eleições em Uberaba agradaria Brasília. É o que deixou a entender, ontem, o vice-presidente da República. Michel Temer (PMDB) saiu de um encontro com a presidente Dilma (PT) dizendo que ambos fizeram uma análise das eleições no País e chegaram à mesma conclusã PT e PMDB são os dois maiores partidos brasileiros (com 114 e 117 prefeitos eleitos) “e isso é muito bom para 2014”. Segundo Temer, os dois partidos devem buscar o entendimento para o 2º turno.
De olho
Cleonilda Ferreira, tendo Ricardo Perdigão como vice, deu início à sua campanha para presidente da 14ª Subseção da OAB, contando com o apoio de quem pretende suceder, Helder Batista.
Venceu
Candidato mais rico de todos os que disputaram Prefeituras no Triângulo, Raul Belém venceu o pleito em Araguari. Sua fortuna declarada à Justiça Eleitoral está avaliada em R$ 50 milhões.
Uma e outras
RN Saúde é muito mais que um plano de saúde. Vá à rua Ituiutaba, 577, conheça o Centro de Promoção à Saúde VIVER MELHOR e entenderá porquê.// Mariana, servidora da SeGov, acertou na mosca os vereadores eleitos em Uberaba, conforme “bolão” aberto ontem.// Ficando mais experiente hoje a coordenadora da Cefipa, Vanilda Guimarães.// Você não precisa sair de casa para ter a melhor reciclagem de cartucho. Ligue 3319.4242 e conte com busca e entrega gratuitas da Printlog.
“A decisão será melhor quando tiveres enchido a barriga”.
(Plutarco)