Núcleo de Prevenção à Violência, resultado de parceria Estado/Prefeitura, faz o acompanhamento de perto de 179 egressos da Penitenciária Prof. Aluízio Ignácio de Oliveira. Coordenado pela psicóloga Beatriz França, o Núcleo oferece cursos profissionalizantes e faz reuniões em grupo, abrindo aos ex-presidiários as portas de uma vida nova, sem reincidência criminal.
Desdobramento da tragédia. Cabo Santana, autor do disparo acidental de metralhadora que matou o colega Max, passou a noite de sexta para sábado internado no Hospital São José. Policial de conduta irretocável, Santana está inconsolável e sob acompanhamento psicológico. Tragédia abalou também o estado de saúde de sua esposa, igualmente internada.
Mais treinamento. Ainda na sexta-feira, e abalado pelo episódio, coronel Flávio Aquino determinou ao comandante do 4º Batalhão que intensifique o treinamento da tropa para o manuseio de armas de fogo. A arma disparada acidentalmente por Santana, uma metralhadora INA, é pouco utilizada na rotina do policiamento, embora disponível nas viaturas.
Tapa buracos. Para não ficar na mão nos períodos de seca, em que programa operações "tapa buracos", mas esbarra na falta de empreiteiras disponíveis para a execução do serviço, a Prefeitura vai comprar uma usina de asfalto a quente. Um investimento de R$ 1,5 milhão – revela o secretário de Infra-Estrutura, Zé da Égua. A usina a frio, comprada por Hugo Rodrigues da Cunha, na década de 90, já está deficiente e necessita de reparos, que serão feitos.
Primeiro mundo. Sala de espera do Procon foi reestruturada para oferecer conforto a quem está à espera de atendimento. Ganhou nova pintura, decoração, iluminação melhor e uma TV de 29 polegadas, em que são exibidos documentários do National Geografic, apresentações do Cirque du Soleil e vídeos musicais e de futebol.
Terceiro mundo. No outro extremo está a vergonhosa sala de atendimento do Psiu, no Edifício Elvira. As poltronas de lá representam risco para as pessoas. Já perderam a espuma e estão com pedaços de ferro à mostra.
Na Justiça. Pessoa jurídica bate na porta da Justiça. Alega descumprimento do Código de Trânsito na expedição de multa, fora do prazo, pela não comunicação do real infrator (motorista que dirigia um de seus veículos autuado pela fiscalização).
Entidade recebeu a segunda notificação – pela não informação do nome do motorista – quase dois anos depois e levou "bomba" no recurso administrativo.
Premiação. Sociólogo e professor Orlando Coelho teve três trabalhos premiados (um em 1º lugar) em concurso nacional da editora Taba Cultural, que, no mês que vem, lança o livro "Letras Brasil X", em que eles e outros estão inseridos.
Perigoso. A utilização da Guarda Municipal para disfarçado serviço de policiamento em partida de futebol é precedente perigoso. É preciso que os clubes profissionais da cidade assumam suas responsabilidades, preocupando-se de fato com a segurança do torcedor. USC e Naça, para economizarem a taxa de segurança, apenas encenam a requisição da presença da PM, feita fora do prazo e sem recolhimento do valor correspondente.
Está errado. Policiar estádio em dias de jogos não é missão constitucional da GM. E o que é pior: a força não tem preparo suficiente para agir em situações de conflito que envolva muitas pessoas – o que pode ocorrer em qualquer partida de futebol, inclusive no amadorão.
Jockey. Pegando fogo a reta final do campeonato de futebol Skala/Bell Soft, no Jockey Park. Hoje é dia de muita movimentação no clube.
Queixa. No Procon, representante do Banco da Volks não chegou a acordo com cliente para extinguir a cobrança de taxa de expedição de boleto e a instituição será acionada judicialmente. É o cidadão pagando pelo papel que possibilita quitação de dívida.
Desfalque. Prefeito José Eustáquio pode começar seu segundo mandato em Delta desfalcado de seu "braço direito". O chefe de Gabinete Fernando Brunoro, com quem desafinou por motivos administrativos, na semana passada, teria convites para atuar na iniciativa privada.
E estaria disposto a aceitar um deles.
Cultura. Unipac marcou presença na abertura da Semana Pedagógica da Escola Estadual Corina de Oliveira, representada pela professora Ana Ercília Corpa França, do Curso de Pedagogia. A universidade está com seu vestibular programado para o dia 23 deste mês e as inscrições para os seus cursos – alguns de conceito A na aferição do MEC – podem ser feitas em sua secretaria ou pelo site www.unipacdeuberaba.edu.br.
Vetado. Crianças não devem usar óculos de sol que não tenham certificado de filtro de proteção A ou B. O alerta é do oftalmologista João Márcio Fernandes, explicando que, sem proteção, a criança pode sofrer sérios danos na retina.
Também os adultos precisam se acautelar.
Trégua. Promotor José Carlos Fernandes entra em gozo de férias no dia 20 de dezembro, retornando às atividades somente um mês depois, já em 2009. Mas, ainda não deu por finalizada a protocolização de ações neste exercício.
Rebelião. Os nove vereadores eleitos e ainda não integrantes do Legislativo podem dar uma "rasteira" nos cinco reeleitos, elegendo um dos seus para presidente da Câmara Municipal.
Eles têm conversado muito entre si.
Desova. Veículo "depenado", aparentemente furtado, foi desovado em área rural de vereador uberabense.
"Teje" preso. Ministério Público pediu a prisão de homem que furtou – e restituiu – uma garrafa de conhaque.
"Algumas vezes também é agradável perder a razão".
(Menandro/III a.C.)