Consequências da corrupção
Na sentença com que condenou três ex-funcionários da CEMIG e dez empresários a 75 anos de prisão, o juiz Ricardo Motta mencionou os efeitos da corrupção na vida dos brasileiros. Segundo ele, “a corrupção tem sido, junto com o tráfico de drogas, o horror contra a paz social”. Frisou o magistrado que a corrupção acarreta a fome, a falta de educação, causa o sofrimento nas portas dos hospitais e postos de saúde.
Contaminação dos jovens
Acrescentou ainda o juiz Motta, em sua sentença, que “a corrupção é um estimulador da criminalidade em geral, sugerindo aos jovens em formação um comportamento degenerado e banalizado”. A quadrilha formada para desviar mais de R$ 3,4 milhões da CEMIG/Uberaba em quatro anos – de acordo com a denúncia do promotor José Carlos Fernandes – era integrada pelas empresas Pauluz, Hidrel, Ferraseg, Proseg, Valente Hidráulica e Eletro-hidráulica Uberaba (as cinco últimas com endereço na avenida Barão do Rio Branco).
No peito e na raça
É claro que todos nós queríamos o título de Miss Brasil, mas o terceiro lugar da uberabense Thiessa Sickert deve ser comemorado como se fosse o primeiro. Ex-capa da JM Magazine, a moça enfrentou todos os obstáculos capazes de barrarem uma carreira como a falta de patrocínio e de “padrinhos”. Nem o título de Miss Minas Gerais sensibilizou o Estado a oferecer-lhe o apoio que as demais candidatas tiveram. Foi uma vitória no peito e na raça.
Suspensas
Os cerca de mil presos uberabenses ficarão sem visita neste fim de semana. Elas estarão suspensas por causa das eleições - confirma o diretor da Penitenciária “Aluízio Ignácio de Oliveira”, Itamar da Silva Rodrigues. A suspensão inclusive o sábado por causa dos preparativos para o domingo de votação por 200 detentos cadastrados pela Justiça Eleitoral.
Apoios de peso
Na disputa pela presidência da 14ª Subseção da OAB, Vicente Flávio já assegurou alguns apoios de peso. Entre eles, os advogados Gilberto Martins Vasconcelos e João D’Amico, além dos ex-presidentes mais recentes, Eduardo Azank e Tuca. Durante almoço, na 6ª feira, o vice-presidente Leuces Teixeira, renunciou à candidatura para caminhar com Vicente.
Omissões de candidato
Em determinado momento do debate JM de sábado, o “prefeitável” Fahim Sawan acusou “deputado” de usar verbas indenizatórias para pagar despesa de campanha, mas não citou nome, mesmo sendo a coligação que o sustenta autora da denúncia contra Lerin. Além de indiretamente colocar na roda os outros dois deputados – Piau e Adelmo -, Fahim sonegou a informação do arquivamento do processo pelo juiz Fabiano Rubinger. Pegou mal.
Questionamento de coronel
Coronel reformado da Polícia Militar aproveita a anunciada “retificação” do atestado de óbito do jornalista Wladmir Herzog, de suicida para maus-tratos, para questionar se a mesma providência será tomada pelo governo em relação ao documento do soldado Mário Kozel. O ex-oficial do 4º Batalhão não faz nenhuma restrição ao episódio Herzog, morto nas dependências do DOI/CODI, em São Paulo, mas cobra imparcialidade do Governo.
Quem foi Kozel
Coronel explica que o soldado Mário Kozel Filho morreu em atentado ao quartel general do II Exército, em junho de 1968. E detalha que o grupo Vanguarda Popular Revolucionária, liderado por Carlos Lamarca e do qual fazia parte a presidenta Dilma, jogou contra o quartel camionete com 50 quilos de dinamite.
Os alvos
Lembra ainda o PM que, à época, os “jovens idealistas” argumentaram que “não queriam matar nenhum soldado, o objetivo era atingir a alta oficialidade do II Exército”. Ele cita ainda a ironia do argument “Disseram que a preocupação em poupar vidas os levou a colocar um cartaz na frente da camionete com a advertência: Afasta-se! Explosivos”. E arremata: “Vai ver que o soldado (Kozel) não sabia ler”.
Pesquisa
Favoritismo de Paulo Piau para avançar ao segundo turno da eleição em Uberaba como 1º colocado foi acentuado pela pesquisa do Instituto MDA, de Lavras, encomendada pelo jornal “Estado de Minas” e publicada na última 5ª feira. Piau venceu seus concorrentes em dez setores da cidade, perdendo para Lerin apenas na área formada por Fabrício/Boa Vista, Jardim Triângulo, Vilas Militar e Olímpica. Segundo lugar está entre Adelmo e Lerin.
Fervura em Veríssimo
A temperatura ferveu em Veríssimo no fim de semana, quando a Polícia Militar foi obrigada a intervir diante da troca de insultos e disputa de quem fazia mais barulho com carros de som entre partidários dos “prefeitáveis” Luizinho do Doca e Reinaldo Sebastião. Confronto ocorreu na Praça da Prefeitura e rápida intervenção da PM evitou agressões físicas.