FALANDO SÉRIO

Uniube vence licitação para gestão das UPAs

Wellington Cardoso
Wellington Cardoso
jornalistawellingtoncardoso@gmail.com
Publicado em 13/09/2023 às 20:08Atualizado em 14/09/2023 às 21:25
Compartilhar

A Sociedade Educacional Uberabense (SEU), mantenedora da Universidade de Uberaba (Uniube), venceu a licitação e será a nova gestora das Unidades de Pronto Atendimento (UPA).

Disputa
Oito entidades se apresentaram para a disputa do novo contrato para gerenciamento das duas UPAs. O processo foi aberto no mês passado e desde então estava sendo feita a análise da documentação das participantes. 

Exigências
Para concorrer, as entidades precisaram entregar plano de trabalho, habilitação técnica e proposta financeira para prestar o serviço. O critério de julgamento foi: técnica (70%) e preço (30%).

Hidrômetros: MP vai apurar consequências no consumo
Aberto procedimento pelo Ministério Público para averiguar o aumento nas contas de água alicerçado, segundo denúncias, na troca de hidrômetros promovida pela CODAU. Mais de cinquenta consumidores procuraram a Fundação Procon e tiveram suas queixas lançadas no sistema federal de defesa do consumidor, entre maio e esta 4ª feira (13).

Ação coletiva
Não se trata mais de queixa de uma única pessoa, mas de possível dano coletivo. E, segundo Anderson Romero, a fundação fez o que estava ao seu alcance: ouvir, orientar e registrar a manifestação dos queixosos na SENACON – Secretaria Nacional do Consumidor. A instauração do procedimento no MP foi determinada pelo promotor Diego Martins Aguillar, da Promotoria de Defesa do Consumidor.

Relatório
E serviço não tem faltado ao PROCON municipal. No primeiro semestre deste ano, foram feitos 15 mil 297 atendimentos a consumidores com queixas contra variados segmentos. Em todos os doze meses do ano passado houve 13 mil 210 registros.

Demorou, mas...
Mais de um ano depois da formalização do pleito inicialmente encaminhado pelo vereador Marcos Jammal e a prefeita Elisa, o ministro Jader Barbalho Filho anunciou a liberação de R$ 115 milhões para o sistema de esgotamento e abastecimento de água em Uberaba.

Trânsito
Aproveitando-se do trânsito que construiu no ministério à época em que lá esteve como diretor de Melhorias Habitacionais, Jammal iniciou as tratativas e inseriu nelas o Executivo e a CODAU, que fez todo o planejamento do que poderia ser feito com o dinheiro pleiteado.

Amplo
No documento assinado por Elisa, ainda em 2022, a autarquia detalhou as carências de todo o sistema, da necessidade da construção de reservatórios à substituição de redes de água em algumas ruas, passando pela construção de poços artesianos profundos.

O foco
O projeto, no todo, está focado em melhorar o abastecimento para que não falte água aos uberabenses nos períodos de escassez.

Dividindo bônus
Ao anunciar a liberação dos R$ 115 milhões, dinheiro do FGTS emprestado a baixo custo, o ministro das Cidades o fez ao lado do deputado Newton Cardoso Júnior, que aproveitou o momento para saudar Tony Carlos e agradecer “em nome do povo de Uberaba”.

Insatisfação
Na forma como vem funcionando desde a sua instalação, o Centro de Referência em Saúde LGBTQIAP+ não atende às necessidades desse público. Especialmente quanto à falta de atendimento médico especializado para homens e mulheres trans, como era o solicitado.

Especialidade
O desabafo é de integrante dessa comunidade, explicando que a SMS ainda não conseguiu dotar o ambulatório de médico especialista em questões hormonais, cuidando dos pacientes com clínico geral. Além disso, oito meses após a inauguração, o serviço continua funcionando como um apêndice do Centro de Testagem e Aconselhamento.

Funepu
O fato de serem do Gabinete duas das três servidoras integrantes de comissão criada para averiguar eventuais irregularidades no contrato original da SMS com a FUNEPU é o único motivo pelo qual o processo está naquele setor. Explicação é do chefe de Gabinete Caio Presotto.

Complexo
Advogado, Presotto acrescenta que a sindicância foi complexa, exigindo a análise de inúmeros volumes de processos, esclarecimentos e outros detalhes. O relatório está pronto, mas não pode ser considerado concluído, pois irá à avaliação da Controladoria, que poderá, eventualmente, determinar novas diligências.

Curioso
Um dos detalhes que chama a atenção na apuração é o fato de a sindicância não ser conduzida pela secretaria diretamente envolvida, no caso a SMS. O outro é ter se estendido por mais de dois anos, enquanto a FUNEPU continuou sendo a gestora das UPAs.

Lixo regional
Consórcio S aguarda o cumprimento das obrigações que cabem ao Convale para iniciar a coleta, o transporte e o tratamento do lixo regional, nos termos do leilão vencido em abril de 2022. À coluna, o Consórcio S assegurou ter cumprido todos os seus compromissos previstos no contrato.

O que falta
Disse a assessoria da empresa que entre as obrigações do Convale estão os estudos relacionados ao aterro e também os contratos comerciais para que as cobranças dos serviços possam ocorrer nos termos do edital (tarifa inserida na conta de água, o que Uberaba já providenciou e vem fazendo mesmo que fora desse contrato).

Silêncio
Consultado a respeito, o presidente do Convale, prefeito Renatinho, de Campo Florido, optou mais uma vez pelo silêncio.

Cadela
A volta para o Centro Administrativo da cadela tirada de lá depois de uma série de ataques contra servidores e até transeunte está sendo pedido ao Ministério Público. Nesta quarta-feira, o promotor Carlos Valera, acionado, segundo consta pela vereadora Denise Max, cobrou explicações à Prefeitura.

Rádio peão
Esse foi o principal assunto da “rádio peão” no período da tarde no prédio do Executivo. Servidores estão, como estavam, divididos. Uns querem que a cadela volte, mas muitos tremem de raiva diante da possibilidade. 

Pró-droga
O que não tem faltado nas Cortes brasileiras é decisão que favorece traficante de droga. Para o ministro Rogério Schietti, do STJ, tem direito à redução da pena de um a dois terços o acusado que indicar o local em que a droga está escondida. O benefício, previsto em lei, é para quem colabora na identificação de co-autores do crime.

Atuação da GCM
Demorou, mas o STJ vai uniformizar decisões que estejam diretamente relacionadas com a competência da Guarda Civil em todo o País. A sugestão, acolhida, é também do ministro Rogério Schietti.

Queimados
Vereador Elias Divino postula junto à SMS a criação de ambulatório especializado voltado para o atendimento de pacientes com queimaduras. Ele sugere que se faça um estudo de viabilidade, recriminando que os pacientes em tratamento o façam em UBS e com horas de espera que os expõem a riscos de infecções outras.

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por