FALANDO SÉRIO

Vereador propõe criação do Dia do Orgulho Hétero

Wellington Cardoso
Wellington Cardoso
wellingtoncardoso@terra.com.br
Publicado em 15/12/2021 às 20:18Atualizado em 19/12/2022 às 00:52
Compartilhar

Confidencial

Quando o vice-prefeito diz que “negociações envolvem cláusulas de confidencialidade”, na corrida pela Heineken, leva a uma interrogaçã isso significa que Uberaba está formalmente dentro do jogo? A confidencialidade existe com tratativas em curso.

Preto no branco

Nos grandes investimentos, normalmente a empresa exige a assinatura de termo de confidencialidade de quem corre atrás do investimento para evitar especulações.

Sondagem

Se Moacyr Lopes sinalizou isso, ainda que laconicamente, por outro lado o Executivo está fazendo sondagens à procura de uma grande área. Algo em torno de 1,5 milhão de m2. Só não se sabe se é mesmo para a cervejaria.

No páreo

Nesta 4ª feira, a Prefeitura de Três Corações anunciou que firmou protocolo de intenções destinado à Heineken, oferecendo-se para sediar a nova fábrica. A empresa, por sua vez, abriu um canal na Internet para as cidades se inscreverem para ter os próprios dados analisados.

Noite de críticas

Não faltaram críticas aos vereadores no chat da sessão da Câmara na noite de terça-feira. Por quase duas horas eles discutiram, sem uma conclusão, o projeto do Executivo com o objetivo de ratear sobras do FUNDEB.

De supetão

As falas estavam tão repetitivas que o presidente em exercício, Marcos Jamal, optou por encerrar a sessão de supetão, pegando a todos de surpresa. Na TV Câmara deu para ouvir China dizendo “o homem é louco”.

Imbróglio

A concessão do benefício aos professores parecia caminhar para uma aprovação pacífica, mas bastou o PL chegar ao Legislativo e o imbróglio começou. Surgiram os defensores da tese “é para todos ou voto contra”. E nisso se juntaram Luciene Fachinelli e China”.

Lucidez

A manifestação mais elogiada pelos internautas do chat foi a do procurador da Câmara, Diógenes Sene, para quem, diante de posições conflitantes de legislação, o projeto precisaria ter aprofundada a sua análise jurídica. “Até que enfim uma fala ponderada” – disse internauta.

Prejuízos

O advogado lembrou a todos que um pagamento feito de forma equivocada pode desaguar na Justiça com prejuízos para quem votou a favor dele, para quem pagou e para quem recebeu. Sua fala convenceu muitos dos que queriam votar de qualquer jeito.

Na quinta

Com tudo isso, o PL ficou para ser votado na quinta-feira, apesar do anúncio do presidente Jamal de que seria na 4ª. Matéria chegou a constar da pauta, um pouco mais tarde substituída por outra sem o PL do rateio.

Sem palavra

Não sem antes o vereador China voltar a criticar o Executivo, dizendo ter ouvido do jurídico da Semed que o dinheiro do Fundeb era para todos os trabalhadores da educação. “Hoje o governo volta atrás (...), é sem palavra e não é confiável” – disparou.

Última palavra

A última palavra em matéria de ordem jurídica no Executivo é sempre da ProGer. E o PL tem parecer da Procuradoria Geral do Município restringindo a concessão da gratificação.

Irritado

Por mais de uma vez, Jamal se irritou durante a reunião. Em uma delas, reclamou ter ouvido de colega comentário debochado sobre o que falava. E garantiu que de uma próxima vez “isso não vai ficar bom”.

Atenção

E como o próprio Jamal também havia feito, Rochelle pediu ao líder da prefeita que prestasse atenção na sua fala (sobre o PL do Fundeb). Fernando Mendes justificou estar sobrecarregado, ouvindo seus dois assessores na Casa e o terceiro que fica online. Convenceu.

AVCB

No PPA votado na 2ª feira, a Prefeitura destina R$ 1,4 milhão para a reforma de escolas necessária a deixá-las em condições de aprovação pelo Corpo de Bombeiros e a consequente expedição do AVCB.

Tapa-buraco

Às operações de tapa-buraco estão projetadas mais de R$ 4 milhões, e, embora com poucos recursos alocados, há intenção da administração de expandir o BRT.

Héteros

A criação do Dia do Orgulho Hétero”, a ser observado anualmente no terceiro domingo de dezembro, é proposta do vereador Anderson Donizette, integrante da Bancada Evangélica no Legislativo. Projeto deu entrada na terça-feira, mas fica para 2022.

Direitos

Vereador justifica a proposta: resguardar direitos e garantias dos heterossexuais de se manifestarem sem ser discriminados. Segundo Anderson, “hoje, falar da família entre homem e mulher está se tornando (alvo) um preconceito”.

Saidão

Ainda é impreciso o número de detentos que deixarão a penitenciária por uma semana para as festas de fim de ano. Mas o “saidão” acontecerá em toda a região.

Por mais gente

Faltando dezesseis dias para o Itaú assumir a folha de pagamento dos servidores mineiros, duas agências de Uberaba foram alvo de protestos dos bancários nesta 4ª feira. Categoria denuncia que os serviços aumentaram e, ao invés de novas contratações, o Itaú faz demissões.

Sem surpresa

O receio das consequências da renúncia fiscal que ficaria configurada, Elisa e sua equipe econômica bateram o martel não haverá congelamento do IPTU, mas extensão do desconto de 20% até março.

Ilegalidade

A ilegalidade da proposta foi por mais de uma vez alertada pela coluna. O tempo consumido entre a geração da expectativa de congelamento e a conclusão desta 4ª feira poderia ter sido abreviada, evitando expectativas frustradas. 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por