FALANDO SÉRIO

Vereadores devolverão verba de bolsa de estudos

A denúncia contra eles, apresentada em 2008 pelo (Leia mais...)

Wellington Cardoso
Publicado em 23/08/2013 às 10:11Atualizado em 19/12/2022 às 11:26
Compartilhar

 Malandragem

Médico Luciano Luzes soube de pelo menos dois atestados falsos em seu nome usados por trabalhadores para justificarem faltas em suas empresas. Outros médicos estão passando pela mesma situação e o ex-secretário de Saúde recomenda aos empresários que entrem em contato com ele sempre que atestado com o seu nome lhes for apresentado. O expediente tem sido usado até em multas de trânsito.

 Aposentadoria

Garçons, maîtres, cozinheiros de bar ou restaurante e confeiteiro poderão se aposentar aos 25 anos de contribuição à Previdência Social, se prevalecer projeto de lei aprovado pelo Senado, mas ainda dependendo da apreciação da Câmara dos Deputados. A aprovação do privilégio leva em consideração as lesões e afecções do aparelho locomotor e as outras doenças a que esses profissionais estão sujeitos.

 Ex-vereadores são processados

Por causa de distribuição de bolsas de estudos a parentes (incluído o próprio filho) e a outros estudantes não necessitados da ajuda financeira, os dezenove vereadores da legislatura 89/92 responderão a processo. A denúncia contra eles, apresentada em 2008 pelo promotor Carlos Alberto Valera, foi aceita pela juíza Andreísa de Alvarenga. Promotor postula a devolução de R$423,4 mil – em valores de 2008 – aos cofres da Prefeitura.

 Ação pra muito tempo

O grande número de indiciados e de beneficiários de bolsas de estudos, além de ex-servidores que teriam sido contratados irregularmente, segundo a denúncia, sinaliza que é processo para muitos anos de tramitação. Dois dos réus já faleceram, o que estenderá o problema aos seus herdeiros.

 Sem amparo legal

A ação contra os vereadores envolve também verbas públicas distribuídas a entidades diversas a título de subvenção. Algumas delas não preenchiam os requisitos necessários, incluídos clubes de futebol – Associação Atlética Mogiana, Clube Atlético Mineiro, Juventude Esporte Clube e Cobra Fumando – e religiosas – a Associação da Igreja Metodista do Brasil.

 Pá de cal

As irregularidades registradas na concessão das bolsas de estudo levaram à extinção do programa pelo então prefeito Luiz Guaritá, que optou pela criação de cursos superiores municipais para facilitar o acesso de estudantes mais carentes à graduação profissional.

 Proibição

Senado trabalha proposta de mudanças na legislação eleitoral e quer vê-las aprovadas até o mês que vem para que prevaleçam já para a eleição de 2014. Uma das sugestões proíbe o uso de placas e faixas expostas publicamente e ainda o “envelopamento” de automóveis.

 De Chico para JK

Na comemoração dos 60 anos do Centro Espírita dona Sheila, fundado por Chico Xavier, Eurípedes Higino contou que o pai adotivo lhe segredara ter aconselhando o então governador de Minas, JK, a tirar a capital do País do litoral quando chegasse à Presidência da República. Por razões de segurança nacional, o médium disse a Juscelino que o ideal seria transferi-la para o Brasil Central.

 Pegando no pé

Vereador Afrânio Cardoso jura não estar “pegando no pé”, mas cobra da CTBC que melhore o sinal da telefonia celular em Uberaba, a começar pelo “Manoel Mendes”. Sem melhoramentos, os problemas aumentam e em breve será impossível falar – diz ele.

 Sem recuo

Sabedora que é, melhor do que ninguém, das resistências internas que enfrenta dentro do partido sempre que fala em candidatura a deputado, apesar de ser a principal figura da sigla junto à opinião pública, Marilda jura que a decisão de sair do PT está tomada.

 Obrigatoriedade aprovada

Comandantes da PM – coronel Laércio Reis – e da PC – delegado Ramon Bucci – aprovaram a intenção de Paulo Piau de obrigar os bancos a fazerem monitoramento eletrônico de suas agências em tempo real para coibir as explosões de caixas. Decreto com a exigência será publicado já na semana que vem.

 Lei ignorada

Em conversa com Piau e lideranças empresariais, nesta 5ª-feira, Ramon frisou que os bancos ignoraram a legislação, que os obriga a manter vigilância na agência enquanto houver numerário disponível. Mas, isso não é feito por algumas. O policial defende, inclusive, o endurecimento da legislação de segurança para as instituições financeiras, que pouco colaboram com as investigações de crimes ocorridos no seu interior.

 Uai!

A denúncia é do vereador Kaká Se Liga: 90% das funerárias de Uberaba estão funcionando irregularmente. A Prefeitura está fiscalizando o setor – acrescenta.

 Aumento

Secretaria da Administração está trabalhando para incluir já na folha de pagamento dos salários de agosto o reajuste na remuneração dos professores municipais.

 Uma e outras

Coronel Antônio de Sousa Filho é o novo diretor de saúde regional na área do 5º Comando da PM. Aceitou convite do comandante Laércio.// Professor Godoy (PTB) assume a Subsecretaria da Seds e Ronaldo Amâncio (PRB) o substitui na Fundação Cultural.

"Se o vento soprar de uma única direção,

a árvore crescerá inclinada.”

(provérbio chinês)

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por