François Ramos – Redator Interino
Dindim
Foi realizada na manhã de ontem, no plenário da Câmara Municipal de Uberaba, a audiência pública de prestação de contas da Secretaria Municipal de Saúde relativa ao quadrimestre que englobou os meses de setembro a dezembro de 2022.
Imposição
A audiência pública é uma determinação legal que tem como objetivo demonstrar para toda a população o que está sendo gasto e o que está sendo refletido em relação à assistência à saúde quanto ao orçamento e ao custeio dessas ações.
Dados técnicos
A prestação de contas da Saúde trouxe dados relativos, por exemplo, aos repasses feitos pelos governos federal e estadual, bem como relacionou os investimentos próprios com despesas na saúde no período de setembro a dezembro de 2022. As planilhas incluíram gastos com pessoal, custeio dos serviços, recursos vinculados, recurso ordinário e emendas parlamentares, entre outros.
De olho
O vereador Luizinho Kanecão (PDT), que preside a Comissão de Saúde e Saneamento, acompanhou atentamente a exposição feita pela equipe comandada no plenário pela Secretária Adjunta da Saúde, Valdirene Rocha Costa Alves. Também estiveram presentes os vereadores Samuel Pereira (MDB), Tulio Micheli (Solidariedade), Cabo Diego Fabiano (PP), Caio Godoi (Solidariedade), Lu Fachinelli (União Brasil) e Rochelle Gutierrez (PP), entre outros.
Insatisfeito
Os vereadores Tulio Micheli, Cabo Diego Fabiano e Rochelle Gutierrez, logo de início, registraram sua insatisfação quanto à forma escolhida pelos representantes da Secretaria de Saúde para apresentação dos dados. Foram alegadas falta de organização e ausência de clareza devido à ordem da exposição, que não teria acompanhado o material enviado pelo município, o que, segundo os edis, dificultou uma visão mais consistente das informações.
Esquentou
O clima no plenário ficou bem tenso em alguns momentos da prestação de contas da Saúde. Populares que acompanharam a audiência também manifestaram insatisfação ao longo da audiência pública. Entre gritos que, em alguns momentos, se fizeram ouvir destacou-se um: “Chega de passar pano!”.
Especialista
Nem precisa ser muito esperto para entender que a prefeita Elisa Araújo ganhou mais um problemão para resolver, com a saída do médico Sétimo Bóscolo Neto da Saúde. Embora não fosse unanimidade, o secretário era reconhecido como alguém bem-intencionado e que poderia ajudar muito no caso de os números da Covid-19 (pós-carnaval e aniversário de Uberaba) e da dengue voltarem a disparar em Uberaba.
E agora?
Enfrentar com um novato uma possível crise na Saúde, em um momento que já não pode contar com a UPA do Mirante e no qual o atendimento pediátrico segue um desafio constante, pode acarretar sérios danos à imagem da Administração. Pior é que o número de pessoas capazes e dispostas a assumir um cargo de secretário da Saúde é bem reduzido. Por enquanto, Beethoven de Oliveira segue como interino.
Lançamento
Advogado e conselheiro seccional da OAB-MG, o uberabense Euseli dos Santos prepara o lançamento nacional de mais uma obra: “Lei estadual n.º 6.162/2022: a inclusão da guarda responsável e do bem-estar animal no currículo escolar do Amazonas e suas contribuições para a dignidade dos seres vivos”.
Novos tempos
Em seu novo livro, Euseli destaca a importância transformadora da educação no desestímulo ao abandono e maus-tratos de animais. De acordo com ele, só a disposição da lei em punir, inclusive com a imposição de pena de prisão, não é ato capaz de efetivar a dignidade animal, pois esta é uma questão ética.
Agora vai
Presidente da Câmara Municipal de Uberaba, vereador Fernando Mendes, reuniu-se na tarde de ontem com os servidores da casa. Ao lado de colegas de Mesa Diretora (Lu Fachinelli, Samuel Pereira e Professor Wander), reforçou a disposição de encontrar um novo espaço para a Casa Legislativa.
Esfriou?
Fernando Mendes reafirmou que já tem um espaço em mente e que irá a Brasília para tratativas que podem acelerar as negociações. Contudo, o parlamentar também tem planos ambiciosos para o Paço Municipal: quer vê-lo transformado em um museu.
Exposição
Porém, enquanto o prédio que abriga a Câmara Municipal não vira museu, abre seu espaço para a “Exposição Cultural: 203 Anos de Uberaba”. Evento será realizado do dia 17 ao dia 30 de março de 2023 e tem o objetivo de contribuir com o fortalecimento do processo identitário da cidade.
Diversidade
Coordenada pela experiente jornalista Evacira Coraspe, a Exposição que celebra o aniversário de Uberaba reunirá no Paço Municipal peças fotográficas e de artes plásticas de grandes nomes da cultura local. Entre eles: Paulo Miranda, Rodrigo Garcia, Claudia Salge e Marise Romano.
Queda?
Com o preço da gasolina subindo nas bombas antes mesmo do impacto esperado com o fim da política de redução da carga tributária, a Petrobras seguiu caminho oposto e anunciou a redução de 3,9% no preço do combustível. Resta saber se a queda no valor será repassada ao consumidor final ou incorporada ao lucro de empresários do setor. É esperar para ver!
Miséria
Não se trata de comer picanha. Com a volta do Brasil ao triste cenário da miséria, o desafio herdado pelo novo governo é alimentar uma Nação. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que é necessário “restabelecer o direito à alimentação para nosso povo” e para alcançar essa meta anunciou ontem (28) a retomada do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea).
Tomara
O Consea ajudou a tirar o Brasil do Mapa da Fome em 2014. O órgão colegiado, vinculado à Presidência da República, permitirá a participação efetiva da sociedade na busca de soluções e atuará na formulação democrática de políticas para combater a fome no país, um processo que envolverá diversos setores do governo.
Frase
“Não se mede a miséria de um país pela pobreza do povo, mas sim pela riqueza dos governantes. Quanto mais ricos no poder, mais miseráveis à margem da sociedade. O que mata a fome do povo é comida, e o que alimenta os ricos governantes é a ignorância do povo.” (A. Shakti)