Morte no HC: Túlio vai ao MP e Marão fala em omissão culposa
Enquanto a Prefeitura não bate o martelo sobre o imbróglio da “intervenção” ou da “requisição”, que passou a dizer depois de manifestações jurídicas, a vida de um menino, de 13 anos, foi interrompida, no sábado, no Hospital da Criança. Por falta de um respirador. E, desta vez, a SMS não pode alegar que não conhecia as carências do único estabelecimento de saúde voltado exclusivamente para as crianças em Uberaba.
Diagnóstico
Há mais de um mês está nas mãos do Executivo o diagnóstico por ele mesmo encomendado para “saber” as carências e limitações do hospital. Diagnóstico em que o Executivo se se apoiou para alardear que o HC tinha administração amadora e, nas entrelinhas, incompetente, e anunciar que haveria uma “intervenção” do município no hospital. Entre o anúncio e a morte do menino por causa de um equipamento estragado e falta de ambulância já se passaram 26 dias. E nada aconteceu.
Faltou ambulância
Mas, não foi apenas a falta do respirador (estragado) o motivo do óbito. O hospital recorreu ao SAMU para que transportasse o paciente para onde ele pudesse ter uma assistência à altura das suas necessidades. E esperou horas a fio, pois “o SAMU estava em outros empenhos”. Quanto um médico pede socorro, a gravidade do caso está escancarada.
Denúncia ao MP
Visivelmente emocionado, esforçando-se para segurar as lágrimas, o vereador Túlio Micheli prometeu, ainda na noite de sábado, que na primeira hora do expediente do MP, na terça-feira, lá estará. Irá formalizar denúncia ao promotor Eduardo Fantinati (da Saúde) para que o episódio seja devidamente apurado.
Doa a quem doer
Ismar Marão foi outro que veio a público. E para dizer, do alto da sua capacidade investigativa como integrante da PC, que o caso será devidamente apurado, “doa a quem doer”. Para o vereador, houve “omissão culposa” a ter responsabilidades apontadas. Elisa, por sua vez, repudiou “todas as ações sensacionalistas que fazem diante do caso”.
Isso também é grave
Pelo Instagram, a prefeita disse ter sido “uma dor dilacerante receber a notícia da morte de um adolescente no Hospital da Criança”. Acrescentou que os repasses para o HC estão em dia (“mais de R$ 7 milhões/ano”), e o mais grave do ponto de vista legal e administrativo: para aumentar os recursos, “o hospital precisa comprovar os serviços prestados, o que cobramos desde o início da nossa gestão”.
Recuou ou não?
Elisa asseverou que “o hospital voltou atrás na decisão de aceitar a intervenção que propus”, e que se sente profundamente triste em perceber que as crianças podem sofrer por irresponsabilidade de adultos. Na prática, quem esteve na reunião do dia 4 deste mês, quando a intervenção foi anunciada, não tem competência estatutária para dizer “sim”. Compete ao conselho do hospital, que, em assembléia dias depois, disse “não”.
Vídeo com crítica a Lula e seus eleitores provoca advertência de Anderson Adauto
A Internet não perdoa. Dois vídeos das últimas eleições presidenciais foram resgatados e ressurgiram no grupo Política Uberaba 2024, neste sábado. Exatamente no momento em que deputados federais e estaduais de diferentes cores partidárias estavam na cidade para a abertura da Expozebu. Ambas as gravações fazem apologia a Bolsonaro e, em um, também com crítica a Lula, então candidato, e aos seus eleitores.
Anderson reage
No primeiro, agora presidente da COHAGRA, Gledstone Moreli diz que os “contra” Bolsonaro, à época só sabiam falar sobre vacina, medicamento precoce, e o repudiavam por “só falar besteira”. E ainda critica aqueles que defendiam a eleição de Lula: “(...) não acredito que se tenha tanto imbecil assim”. A reação de Anderson Adauto, ex-ministro e amigo de Lula, saiu 13 minutos depois. Referência direta à busca de mais casas populares.
Recado dado
“O mundo dá voltas! A cidade não pode ser prejudicada” – afirmou o também ex-prefeito, que conhece os bastidores do poder federal como poucos. E o que mais atraiu atenção foi a frase que se seguiu: “(...) mas, que ele (Gledstone), na função de presidente da COHAGRA, vai ter dificuldade, creio que vai”.
“Vota, vota e...”
O segundo vídeo postado mostra a prefeita Elisa, também na campanha de 2022, puxando, em uma roda, e ao microfone, o “vota, vota e confirma: 22 é Bolsonaro”. Preservando as relações centradas na luta pelo gasoduto e na falta de crítica ao Lula, não houve comentário de Anderson.
É pra cobrar
Em ata de poucos detalhes, o Conselho Fiscal da CODIUB recomendou à diretoria que a Prefeitura, apesar de ser a acionista majoritária, seja cobrado do que deve à companhia. O valor da dívida não foi mencionado.
Policiamento
SDS emite portaria criando o Programa de Patrulhamento Preventivo Escolar. Texto diz que o serviço será voltado para as municipais. As escolas estaduais ficaram de fora. São de responsabilidade do Estado, mas os alunos são uberabenses.
Abordagens
Para prevenir o tráfico de drogas, o programa prega que os Guardas Civis façam abordagens de pessoas e veículos. É preciso lembrar que existem vários julgados do STJ no sentido de que essas abordagens, excluídas situações específicas de trânsito, somente são legais mediante fundada suspeita.
Otimismo
“Uberaba vai ter o gasoduto” – afirmou Anderson Adauto, no sábado, tendo ao seu lado o presidente da Câmara, Fernando Mendes. E acrescentou que a cidade terá mais empresas do que sonha e imagina.
Desistência
Por perda do objeto, o advogado Tiago Juvêncio peticionou à Justiça Federal desistindo do mandado de segurança impetrado contra a delegada chefe da Superintendência da PF em Minas.
Não precisou
O objetivo do mandado era a liberação de cliente preso na Operação “Lesa Pátria”, consumada, embora com atraso, antes da manifestação da Justiça Federal em Uberaba. Desde 5ª feira a tarde o empresário está em casa.
Lentidão
Levando em consideração a tramitação de documentos da “Lesa Pátria” sob sigilo, assim como a investigação e o processo, o criminalista Vitor Rachid amenizou a demora – uma semana – para a soltura de outro uberabense, seu cliente.
Normal
Segundo ele, também em procedimentos que correm em Uberaba é normal o atraso na liberação de presos beneficiados com ordem judicial. Há muita burocracia no cumprimento de alvarás, por razões de sistema, segurança e carência de pessoal.
Racismo
Regulamentada por Elisa a lei que trata de ações contra o racismo em Uberaba. Decreto prevê a criação da Superintendência da Igualdade Racial, na FCU, e de Departamento de Política Racial para o sistema educacional.
Comitê
A regulamentação do Plano de Promoção da Igualdade Racial, com prazo de cinco anos para a implementação das inúmeras medidas nele inseridas, também cria comitê para reunir dados sobre os impactos da pandemia na saúde e na educação da população negra.
Facultativo
Para o dia 13 de maio será estabelecido ponto facultativo, o que valerá apenas para as repartições públicas municipais. Ou seja, não é para todos os trabalhadores negros.
Santuário
E mais: propõe o plano a construção de santuário de religiões de matriz africana na área em que funcionou o Bosque Jacarandá.
Copa
A 7ª edição da Copa Inter Atléticas, promovida pela EXP, trará a Uberaba centenas de visitantes nos dias 8 a 11 de junho e tem confirmados shows de Alok, Leo Santana, Ludmila, Dennis e Glória Groove. Os atletas representarão 46 instituições de ensino de vários Estados.
Lixo regional
Consórcio S deve assumir no fim da primeira semana de maio a coleta, transporte e tratamento dos resíduos sólidos de Uberaba e outras cidades da região. Em Uberaba, acredita-se, nada mudará, pois a Seleta, que faz o serviço atualmente, é integrante do consórcio.
Aumento
Contrato firmado pelo consórcio com o CONVALE estipula que poderá haver revisão de tarifa sempre que a inadimplência de pagamento superar 5%, índice bem menor do que a Codau registra na tarifa de água.
Atrelado
Isso significa que a inadimplência na tarifa de água terá reflexo na de lixo, pois estão lançadas na mesma conta e não podem ser pagas isoladamente.
Quebra de sigilo
Em Frutal, a Justiça quebrou o sigilo telefônico de rapaz investigado por propagar fakes sobre ataques a escola.
Fiscalização
Começa nesta 2ª feira a fiscalização da SAGRI em varejões e supermercados à procura de comprovação de que hortifrutigranjeiros à venda foram adquiridos na CEASA. Mas, ficam as perguntas: Por que os varejistas preferem fazer compras fora da central de abastecimento(?). Questão de preço e de qualidade ou os dois?
Discurso
Na abertura da Safra de 2023, na sexta-feira, e no Parque Fernando Costa, neste sábado, Elisa fez discursos de combate à corrupção e ter “colocado a casa em ordem em Uberaba”. Dá sinais de que, este ano, essa será a tática em busca da reeleição no ano que vem.
De braçada
Sem o presidente Lula, governadores “nadaram de braçada” na cerimônia de abertura da Expozebu. Rasgaram seda entre si e Zema ainda “alfinetou” o PT.
Celulares em presídio
A existência de organização criminosa para introduzir drogas e celulares em presídios e penitenciárias de Uberlândia, Uberaba e outras cidades no Triângulo é investigada pela Polícia Civil.
No fim de semana foram cumpridos onze mandados de busca e celas foram revistadas nas duas principais cidades da região. Pelo menos três policiais penais e servidores administrativos também são investigados.