FALANDO SÉRIO

Vigilância Sanitária fiscaliza feirantes que vendem carne

A Sagri está discutindo nova legislação para o setor (Leia mais...)

Wellington Cardoso
Publicado em 21/08/2013 às 09:51Atualizado em 19/12/2022 às 11:29
Compartilhar

 Desaparecidos

Passados doze anos desde a realização do concurso, emperrado nesse período por ações do Ministério Público, a Câmara está com dificuldades para localizar os aprovados. De vinte e três convocados, apenas quatro apareceram e arrumaram a documentação necessária à investidura no cargo. Muita gente partiu para outras atividades e há até dois juízes de Direito entre os que figuram na lista de espera.

 É Brasil!

Obras de duplicação da BR-050, entre Araguari e a divisa com Goiás, paralisadas desde outubro, devem ser retomadas ainda esta semana. Nos dez meses de interrupção – a empreiteira havia feito demissão em massa de seus trabalhadores -, serviços já feitos de preparação da pista para o recebimento de asfalto foram perdidos em alguns trechos, o que significa acréscimo nos custos para o Dnit.

 De olho na feira

Vigilância Sanitária e Procon estaduais estão fechando o cerco aos feirantes que comercializam carnes. Muitas irregularidades já foram detectadas, comprometendo a qualidade dos produtos expostos à venda. A começar pela própria exposição de carnes, penduradas ao ar livre ao invés de balcões frigoríficos. A manipulação também não é a ideal, incluindo o condenável fatiamento de carne de frango em via pública.

 Regulamentação e curso

Com a fiscalização de caráter preventivo e não punitivo neste primeiro momento, a Secretaria Municipal de Agricultura e o IFTM oferecem curso específico aos feirantes sobre os cuidados que devem dispensar às mercadorias que vendem. Além disso, a Sagri está discutindo nova legislação para o setor, visando ao aprimoramento desse tipo de comércio, que tem na feira da Abadia sua maior referência.

 No flagra

Feirante foi surpreendido em casa pela fiscalização fazendo manipulação de carnes e até embutidos sem que as instalações fossem aprovadas pelo SIM (Serviço de Inspeção Municipal). Existem normas de produção, que incluem higiene, a serem atendidas.

 São cinco

Câmara Municipal tem pelo menos cinco pré-candidatos a deputado estadual: Tony Carlos (PMDB), Samuel Pereira e Samir Cecílio (PR), Borjão (DEM) e Franco Cartafina (PRB). Todos eles ainda dependendo de algumas costuras partidárias, normais no período.

 A fila andou

Para o presidente do PMDB/MG, ministro Toninho Andrade, a vaga do deputado José Henrique, na Assembleia de Minas, é mesmo de Tony Carlos, o 4º suplente no pleito de 2010. O 2º suplente teve a oportunidade de assumir com a eleição municipal de 2012, mas não o fez, por ter sido eleito prefeito em Teófilo Otoni, o que levou a AL a empossar o uberlandense Leonídio Bouças, o 3º. Com isso, a fila andou e Getúlio Neiva já não poderia pleitear a cadeira agora vaga.

 Nem notícia

Parece ter simplesmente caído no esquecimento o assassinato do jovem Alexandre Neves, desaparecido em meio à festa da Abadia, há três anos, encontrado depois gravemente ferido, vindo a falecer dias depois no Hospital de Clínicas.

 Tudo igual

Cerca de 25% da frota de 50 mil veículos emplacados em Araguari estão irregulares. Acumulam IPVA e taxa de licenciamento não pagos, além de milhares de multas de trânsito. Diariamente, pelo menos 15 veículos são apreendidos por lá.

 Missão cumprida

Depois de colocar a casa (Controladoria) em ordem com a colaboração do advogado Marcos Jamal, Mauro Umberto Alves parte agora para a Assessoria de Orçamento, para a qual sempre foi o primeiro nome lembrado na formação do governo. Nesses sete meses foram instaurados e conduzidos dezenas de processos administrativos e sindicâncias para apuração de desvios de conduta e prestação de contas irregulares. Paulo Leonardo agora dá sequência.

 Religiões

O vereador Samuel Pereira conseguiu reunir em torno de uma mesa umbandistas, católicos, espíritas e, naturalmente, os evangélicos. O objetivo comum: a aprovação de projeto do Executivo que elimina o alvará de funcionamento para templos religiosos.

 Coisa tá feia

Se na Polícia Civil a maioria absoluta dos crimes não é elucidada, na Polícia Federal não é diferente. Em Minas, apenas 4% dos inquéritos viram denúncias do Ministério Público, segundo o vice-presidente da Federação dos Policiais Federais, Luis Boudens.

 Demissões na Band

Mais de vinte jornalistas, técnicos e outros trabalhadores da TV Bandeirantes entraram em lista de demissões neste início de semana. O corte maior ocorre na retransmissora de Uberlândia, atingindo em torno de quinze profissionais, incluído o jornalista Guy Boaventura. Seria ele o de salário mais alto do grupo. Em Uberaba, sede da Band no Triângulo, as demissões alcançaram de cinco a sete pessoas.

 Desapropriação complicada

Não foi o Balducci pai (Mário) – comprador da antiga escola Champagnat – que foi à Prefeitura cobrar de Paulo Piau a desapropriação do imóvel feita há mais de dez anos. Mas, sim, o Balducci filho (Cláudio). E o conteúdo da conversa não tinha o aval de Mário, que, por sua vez, vai pedir audiência ao chefe do Executivo. A desapropriação não quitada já está acima dos R$50 milhões.

"Quem abre o coração à ambição, fecha-o à tranquilidade.”

(provérbio chinês)

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por