FALANDO SÉRIO

Vinte e seis pessoas foram atacadas por dia no Triângulo

As duas principais regiões de Comando da Polícia (Leia mais...)

Wellington Cardoso
Publicado em 04/03/2014 às 10:52Atualizado em 19/12/2022 às 08:46
Compartilhar

 Lições

Ainda repercutindo o episódio da 2ª-feira da semana passada, em que dependente químico surtado matou um sargento e foi morto por um cabo. Três famílias atingidas por uma tragédia como poucas em Uberaba, em que sobressaem as drogas - que transformaram um rapaz de boa família -, o espírito solidário do sargento e a humildade do cabo ao pedir perdão ao pai do dependente.

 Mãos ao alto

Em cada um dos trinta e um dias de janeiro deste ano, vinte e seis pessoas, em média, foram vítimas de crimes violentos contra o patrimônio (com destaque para o assalto à mão armada) em todo o Triângulo Mineiro. As duas principais regiões de Comando da Polícia Militar caminharam lado a lad houve quinze vítimas/dia na área de Uberlândia e onze na de Uberaba.

 O mapa da violência em Minas

Na relação número de crimes violentos contra o patrimônio por 100 mil habitantes, a área do 5ª Região Integrada de Segurança Pública (PM e PC), sediada em Uberaba, ocupa o 4º lugar no Estado com a taxa 46,25. O primeiro lugar, disparado, pertence à 1ª Risp/Belo Horizonte, com 108,9. Os dados são relativos a janeiro deste ano e apontam a 2ª Risp/Contagem em segundo lugar, com 71,59 ocorrências por 100 mil pessoas, seguida da 98ª Risp/Uberlândia, em terceiro, com 46,37.

 Lugares mais tranquilos

A julgar pela estatística divulgada pela Secretaria de Estado de Defesa Social, a área da 17ª Risp/Pouso Alegre, no Sul de Minas, é a mais tranquila, com apenas 6,42 registros no primeiro mês do ano. Depois dela aparecem a 13ª Risp/Barbacena, com 7,19, 15ª/Teófilo Otoni, no Norte do Estado, com 8,29, e Lavras, com 8,73. Na divisa com o Rio de Janeiro, a área liderada pela 4ª Risp/Juiz de Fora apresentou taxa de 11,35.

 Também lá

Enquanto aqui caminha em marcha lenta a transição da UFTM para a Ebserh na gestão do Hospital de Clínicas, a UFU/Uberlândia também aprovou adesão semelhante para o seu.

 Sei não!

Quem chegou à cena do crime (morte de dependente químico e sargento baleado) depois que nada mais podia ser feito pelas vítimas teve comportamento totalmente inconveniente.

 Estratégia de oposição

Sem nenhum nome fortalecido junto ao eleitorado, a oposição a Paulo Piau anuncia a intenção de lançar até dois nomes para deputado estadual. A estratégia é simples: dar dois cabos eleitorais a Anderson, que reitera sua disposição de concorrer à Câmara dos Deputados, e tirar o máximo de votos possível dos candidatos ligados à situação – Tony Carlos, Almir Silva e Wagner Júnior – e a Marcos Montes – Lerin. Nesse contexto, Luciene Fachinelli volta a ter chances de ser lançada candidata, como sinalizam os outdoors com que ela parabeniza Uberaba pelo aniversário.

 Curtindo a vida

Se há uma coisa que o presidenciável Aécio Neves não esconde é o prazer de curtir a vida. No fim de semana, ele foi pura alegria no carnaval do Rio de Janeiro, acompanhado da esposa como convidado, que está grávida de gêmeos – comenta o jornalista Anselmo Gois. Mas, tem andado sumido de Uberaba, onde costumava vir tomar cerveja e ouvir música com os amigos do peito.

 Geração de emprego

No primeiro mês do ano, a agropecuária e a construção civil foram as atividades econômicas que mais geraram emprego em Uberaba com quatrocentas e cinquenta e seis contratações. As indústrias de alimentos, bebidas, química e mecânica fizeram juntas cento e três novas admissões. A indústria de calçados fez treze contratações.

 Demissões

Já o setor que mais diminuiu vagas foi o comércio varejista: cento e uma. Na área de serviços, os setores de alojamento, alimentação e manutenção cortaram sessenta e cinco vagas.

 Vizinhos

Em Água Comprida houve mais demissões (três na agropecuária) do que contratações (duas) em janeiro, enquanto em Delta houve saldo positivo (21 – puxados pelo comércio – a sete).

 Estiagem provoca demissões

As consequências da falta de chuvas, comprometendo a safra em Uberaba e em vasta região no seu entorno, não são sentidas apenas no comércio de alimentos. Muita gente está perdendo o emprego na zona rural em inúmeras cidades do Triângulo Mineiro. Em Sacramento, sob estado de emergência, houve em janeiro a redução de 86 postos na agropecuária; Campo Florido registrou 29 demissões; Conceição das Alagoas, 28; Araxá, 27, e Iturama, dona de um dos maiores rebanhos do Estado, 17.

 Mais essa

Tramita na Câmara Federal projeto de lei de autoria de Marcelo Aguiar (DEM/SP) criando auxílio de até R$300 para a mãe solteira que não tiver condições de se sustentar.

 Sensor

Já o deputado Nilson Leitão quer obrigar as montadoras a instalarem nos veículos novos sensor sonoro capaz de captar a presença de criança ou animal esquecido no seu interior.

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por