FALANDO SÉRIO

Violência tem os menores índices dos últimos seis anos

Wellington Cardoso
Publicado em 27/06/2019 às 06:54Atualizado em 17/12/2022 às 22:00
Compartilhar

Ufa!

A violência em Uberaba chegou em 2019 aos mais baixos níveis dos últimos seis anos.

Estabilização

Depois da gangorra dos números verificada entre 2014 e 2016, a queda na linha no gráfico, iniciada em junho de 2017, passou de tendência a realidade nos meses seguintes.

Sensação

E, com ela, foi atenuada a sensação de insegurança que atormentou os uberabenses por cerca de seis anos.

Sinônimo

Como nada acontece por acaso, fenômeno pode ser atribuído a planejamento e trabalho (inclusive com jornadas desgastantes e fora do padrão).

Pico

O pico mensal da violência em seis anos foi registrado em junho de 2015, com 386 registros, em sua maioria roubos (assaltos à mão armada).

Assustou

Entre 2014 e 2017, em todos os meses houve mais de duzentos crimes violentos (exceção feita a dezembro de 2017, com 187 casos).

Um terço

Este ano, os índices foram reduzidos em praticamente 70% no comparativo com o pico de 2015.

Reforço

Para 2020, o sistema de defesa social em Uberaba ganhará o reforço de mais cem guardas municipais, e armados.

Monitoramento

E há grandes chances de a Prefeitura também ter instalado em vias públicas o sistema de leitura de placas de veículos, com central de monitoramento em tempo real.

Finalizando

Projeto discutido entre Secretaria de Defesa Social e Codiub está em fase final de elaboração pela companhia de tecnologia do município.

Convocação

E a qualquer momento sairá convocação de reunião da diretoria do SINDTTAE, sindicato dos funcionários técnicos e administrativos da UFTM.

Rumos

Do encontro sairá o posicionamento do sindicato, a ser decidido pela maioria, quanto à nomeação do novo reitor, diz o seu coordenador, Rolando Malvázio.

Omissão

Ao anunciar debate sobre possíveis investimentos da VLi no Triângulo, a Assembleia Legislativa omitiu a informação que a empresa já está instada em Uberaba.

Ponto a favor

Prestação de contas da UFTM de 2017 foi aprovada pelo TCU. Ponto para a então reitora Ana Lúcia Simões.

Aconselhamento

Pouca gente sabe, pois os fatos foram ignorados em biografias de JK: o então presidente da República se aconselhava frequentemente com Chico Xavier.

Amigos

Chico e Juscelino se conheceram em 1956 e, a partir daí, o presidente passou a enviar perguntas ao médium sobre decisões e incertezas na construção de Brasília.

Psicografia

As respostas eram dadas em mensagens psicografadas e elevam o ânimo e a motivação de JK.

Convite

Dias antes da inauguração de Brasília, Chico e o também espírita à época Waldo Vieira foram convidados para visitar as obras.

Presente

Lá, cada um deles recebeu uma gravata de presente, dadas pelo presidente da República.

Fonte

Esses detalhes foram revelados à coluna por Eurípedes Higino, o filho adotivo do médium.

Devolução

Governo já trabalha com a possibilidade de o consórcio Triunfo Concebra devolver a concessão da BR-262, trecho entre Belo Horizonte e Uberaba.

Descumprimento

Ministro Tarcísio de Freitas, da Infraestrutura, disse ao senador Carlos Viana, o 2º mais votado em Uberaba, que a empresa não está conseguindo cumprir o contrato.

Duplicação

Está claro que a duplicação entre Uberaba e Nova Serrana ainda demorará um bom tempo, pois, com a devolução da concessão, será necessário abrir um novo processo.

Sem receber

Não são apenas professores especialmente contratados para a produção de apostilas e aulas em vídeo que estão sem receber da CNEC.

Antigos

Campanha Nacional de Escolas da Comunidade também interrompeu o pagamento de professores que trabalharam por décadas no “Zé Ferreira”.

Apostilas

Segundo um deles, já aposentado, apostilas que produziu continuariam sendo usadas, mas o pagamento a que teria direito foi interrompido em 2017.

Montante

“A interrupção ocorreu sem nenhuma explicação e tenho a receber cerca de R$15 mil” – frisou o professor, que se identificou, mas pediu reservas.

Saúde

Internações hospitalares por gravidez, parto e período de puerpério bancadas pelo SUS representaram R$592,8 mil de janeiro a abril deste ano.

Calúnia

Aprovada ontem pela CCJ do Senado proposta que descriminaliza rixa, calúnia e difamação e cria o crime de injúria discriminatória ou racial (pena de um a quatro anos).

Indenização

Os ataques contra a honra seriam tratados apenas no Direito Civil, acarretando indenização, se comprovados.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por