Ufa!
A violência em Uberaba chegou em 2019 aos mais baixos níveis dos últimos seis anos.
Estabilização
Depois da gangorra dos números verificada entre 2014 e 2016, a queda na linha no gráfico, iniciada em junho de 2017, passou de tendência a realidade nos meses seguintes.
Sensação
E, com ela, foi atenuada a sensação de insegurança que atormentou os uberabenses por cerca de seis anos.
Sinônimo
Como nada acontece por acaso, fenômeno pode ser atribuído a planejamento e trabalho (inclusive com jornadas desgastantes e fora do padrão).
Pico
O pico mensal da violência em seis anos foi registrado em junho de 2015, com 386 registros, em sua maioria roubos (assaltos à mão armada).
Assustou
Entre 2014 e 2017, em todos os meses houve mais de duzentos crimes violentos (exceção feita a dezembro de 2017, com 187 casos).
Um terço
Este ano, os índices foram reduzidos em praticamente 70% no comparativo com o pico de 2015.
Reforço
Para 2020, o sistema de defesa social em Uberaba ganhará o reforço de mais cem guardas municipais, e armados.
Monitoramento
E há grandes chances de a Prefeitura também ter instalado em vias públicas o sistema de leitura de placas de veículos, com central de monitoramento em tempo real.
Finalizando
Projeto discutido entre Secretaria de Defesa Social e Codiub está em fase final de elaboração pela companhia de tecnologia do município.
Convocação
E a qualquer momento sairá convocação de reunião da diretoria do SINDTTAE, sindicato dos funcionários técnicos e administrativos da UFTM.
Rumos
Do encontro sairá o posicionamento do sindicato, a ser decidido pela maioria, quanto à nomeação do novo reitor, diz o seu coordenador, Rolando Malvázio.
Omissão
Ao anunciar debate sobre possíveis investimentos da VLi no Triângulo, a Assembleia Legislativa omitiu a informação que a empresa já está instada em Uberaba.
Ponto a favor
Prestação de contas da UFTM de 2017 foi aprovada pelo TCU. Ponto para a então reitora Ana Lúcia Simões.
Aconselhamento
Pouca gente sabe, pois os fatos foram ignorados em biografias de JK: o então presidente da República se aconselhava frequentemente com Chico Xavier.
Amigos
Chico e Juscelino se conheceram em 1956 e, a partir daí, o presidente passou a enviar perguntas ao médium sobre decisões e incertezas na construção de Brasília.
Psicografia
As respostas eram dadas em mensagens psicografadas e elevam o ânimo e a motivação de JK.
Convite
Dias antes da inauguração de Brasília, Chico e o também espírita à época Waldo Vieira foram convidados para visitar as obras.
Presente
Lá, cada um deles recebeu uma gravata de presente, dadas pelo presidente da República.
Fonte
Esses detalhes foram revelados à coluna por Eurípedes Higino, o filho adotivo do médium.
Devolução
Governo já trabalha com a possibilidade de o consórcio Triunfo Concebra devolver a concessão da BR-262, trecho entre Belo Horizonte e Uberaba.
Descumprimento
Ministro Tarcísio de Freitas, da Infraestrutura, disse ao senador Carlos Viana, o 2º mais votado em Uberaba, que a empresa não está conseguindo cumprir o contrato.
Duplicação
Está claro que a duplicação entre Uberaba e Nova Serrana ainda demorará um bom tempo, pois, com a devolução da concessão, será necessário abrir um novo processo.
Sem receber
Não são apenas professores especialmente contratados para a produção de apostilas e aulas em vídeo que estão sem receber da CNEC.
Antigos
Campanha Nacional de Escolas da Comunidade também interrompeu o pagamento de professores que trabalharam por décadas no “Zé Ferreira”.
Apostilas
Segundo um deles, já aposentado, apostilas que produziu continuariam sendo usadas, mas o pagamento a que teria direito foi interrompido em 2017.
Montante
“A interrupção ocorreu sem nenhuma explicação e tenho a receber cerca de R$15 mil” – frisou o professor, que se identificou, mas pediu reservas.
Saúde
Internações hospitalares por gravidez, parto e período de puerpério bancadas pelo SUS representaram R$592,8 mil de janeiro a abril deste ano.
Calúnia
Aprovada ontem pela CCJ do Senado proposta que descriminaliza rixa, calúnia e difamação e cria o crime de injúria discriminatória ou racial (pena de um a quatro anos).
Indenização
Os ataques contra a honra seriam tratados apenas no Direito Civil, acarretando indenização, se comprovados.