Impeachment
Deputados de vinte e um Estados votarão antes dos uberabenses no processo de impeachment da presidente Dilma, domingo, mantida a decisão de ontem de Eduardo Cunha.
Lugar na fila
Adelmo será o primeiro de Uberaba, seguindo-se Aelton Freitas, que, como líder do PR, terá direito a discurso, e Marcos Montes.
Ordem de prisão
Um ano e meio depois de pleiteada em recurso do promotor Laércio Conceição, o Tribunal de Justiça decidiu decretar a prisão de 16 uberabenses integrantes de organização criminosa.
Excesso de prazo
Em 1ª instância, o grupo foi posto em liberdade por excesso de prazo na formalização de culpa dos acusados e agora será expedido mandado de prisão para todos os dezesseis.
Chapa pura
Admitindo não saber quantos filiados o Partido Rede Sustentabilidade tem, ressaltando que não são muitos, Fabrício Araújo diz que a sigla terá candidatos a prefeito e a vereador em Uberaba.
Resistência
Fabrício reforçou que o Rede não aceitou a filiação em massa de empresários uberabenses.
E agora?
“Estou filiado no Rede, e não apenas eu, mas também os líderes Roberto Veludo, Ronaldo Martins, Elias Araújo e Miria Rezende” – afirmou Nagib Facure, da Fiemg.
Por cima
“A filiação de todos foi discutida e acertada com o deputado do partido em Belo Horizonte, e não me consta ter havido qualquer restrição” – acrescentou, às 14h20 de ontem.
Discordando
Favorável ao impeachment de Dilma, e convicto de que ele ocorrerá, Luiz Guaritá discorda do posicionamento de Aelton Freitas em defesa do mandato da presidente.
Crédito
Mas, ressalta que não se pode simplesmente jogar no lixo, por essa divergência de opiniões, o papel desempenhado pelo deputado nas conquista de importantes investimentos para Uberaba nem ignorar a lealdade que o impulsiona.
UFTM
Guaritá cita entre essas ações a transformação da Faculdade de Medicina na UFTM - “a maior delas em médio e longo prazo” -, as obras rodoviárias executadas e em execução e o futuro anel viário de recursos assegurados.
A conta
Quanto ao impeachment, Luiz calcula em “uns quatrocentos” os votos contra Dilma, domingo. “Vai ser goleada”.
Subiu
Puxado pelas exportações, o faturamento das indústrias do Triângulo (Uberaba no pacote) aumentou 2,5% em fevereiro, após três meses de queda.
Desceu
Na contramão, nova queda da massa salarial, que acumula 6,1% nos últimos doze meses, segundo estudo da Fiemg e outra queda no nível de emprego (0,2%).
Ociosidade
As empresas ainda têm quase 15% de ociosidade na capacidade instalada de produção.
Tortura
Processo em que o ex-diretor da penitenciária de Uberaba, José Xavier, é acusado de tortura contra presos em Conceição está com o Ministério Público.
Manifestação
Audiência de instrução na ação iniciada em 2009 foi realizada em março e haverá agora manifestação do MP.
Outro processo
Episódio que contou com acusação do promotor José Carlos Fernandes, envolvendo duas dezenas de agentes penitenciários, foi desmembrado em três processos e um deles terá audiência de instrução em agosto.
Viagens
Em meio ao anúncio de suspensão das viagens, como economia, a revelaçã a Câmara Municipal gastou cerca de R$8 mil/mês com os deslocamentos de vereadores em 2015.
Disputa
Em 2018, o PR terá acirrada disputa interna, caso Samuel Pereira e Kaká Se Liga sejam reeleitos vereadores. Ambos estão de olho na Assembleia Legislativa.
Por fora
À dupla pode se somar o vice-prefeito Almir Silva, pré-candidato a prefeito pelo partido.
Federal
Já Ricardo Saud, que domina uma dezena de partidos, tenta de cacifar agora para chegar à Câmara Federal.
Mais ou menos
Durante as discussões de ontem na Câmara Municipal sobre a violência em Uberaba, o vereador China sentenciou: “Só tem bandido tomando conta do país”. É quase por aí, como mostra a operação Lava-Jato.
Como?
Por sua vez, Samuel Pereira disse que a segurança é responsabilidade do Estado “com contrapartida da Prefeitura” (sic).
Tabu
Considerada “tabu” de décadas, a obra de construção do viaduto da avenida padre Eddie (bairro de Lourdes) será lançada por Piau nesta 6ª-feira, no próprio local.
CAR e ITR
Comissão de Agricultura do Senado aprovou ontem que o produtor poderá usar o CAR para calcular o ITR de sua propriedade, excluindo da área as parcelas de preservação permanente e reserva legal e as improdutivas.