FALANDO SÉRIO

Virou rotina cumprimento de mandados em condomínio

Wellington Cardoso
Wellington Cardoso
jornalistawellingtoncardoso@gmail.com
Publicado em 18/08/2023 às 21:16Atualizado em 19/08/2023 às 19:08
Compartilhar

Escândalo
O escândalo da “terapia do sono” em que se envolveu em Araxá o padre Márcio André não é o primeiro em que o religioso, que passou por Uberaba, é denunciado. Ele já havia passado por experiência semelhante lá mesmo na Terra de dona Beja.

Repercussão
O caso recente está sendo investigado sob sigilo da Polícia Civil, mas caiu na rede social, aumentando as repercussões negativas. Tanto que, desta vez, a Igreja Católica, a partir de Uberaba, decidiu pelo afastamento imediato do padre por tempo indeterminado.

É pra liberar
Guarda Civil precisou recorrer à Justiça para ter a exoneração requerida por vias administrativas, e negada pela Prefeitura. A justificativa do município foi que o agente respondia a processo administrativo. 

Dormiram
PAD resultou de denúncia de que toda a guarnição da GCM de que participava o autor do mandado de segurança havia sido encontrada dormindo na noite de 16 para 17 de fevereiro. 

Deferido
A ordem para que fosse concedida a exoneração desejada pelo GCM, aprovado em concurso da PM de Goiás, partiu da juíza Régia Ferreira. O mandado de segurança foi assinado pelos advogados Luís Novais e Grazielly Luísa de Oliveira Felipe.

Sumiu
Apesar de ser secretário municipal, o ex-prefeito Celson Pires não tem sido localizado por oficial de Justiça para ser notificado da denúncia de irregularidades em seu mandato feita pelo promotor Rodrigo Lionel. 

Endereço
Em despacho, a juíza Irany Laraia Neto abriu a possibilidade de o Ministério Público se manifestar indicando “endereço atualizado” do ex-prefeito no prazo de cinco dias. Empresário denunciado juntamente com Celson é réu-confesso no episódio.

Crítica
Imperou o silêncio sobre a crítica do ex-vice-prefeito dirigida à prefeita em meio à entrevista do presidente da Codau ao programa de Paulo Garcia, na JM. Moacyr Lopes responsabilizou Elisa pela adesão de Uberaba ao consórcio do lixo regional. E, segundo ele, a chefe do Executivo cedeu a pressão do governador Zema.

Silêncio
Não houve defesa nem esclarecimento a favor de Elisa.

Fofoca
Nesta 6ª feira surgiram relatos de que a chefe do Executivo teria vetado a ida de José Waldir à audiência pública de 5ª feira, no Legislativo. À coluna, ao ser consultada a respeito, Elisa foi incisiva: “É fofoca. Os motivos reais estão na correspondência” (enviada pela Codau ao Legislativo). 

Corroborou
A argumentação (de judicialização do tema da audiência pública) foi reforçada por Zé Waldir na entrevista.

Com ressalva
Mariscal aceita, mas com ressalva, o acordo proposto pela Prefeitura, que, implicitamente, admitiu não ter praticado isonomia com os dois acusados de invadir a central de vacinas em 2021 (vereador Wander e seu assessor Mariscal), em meio a denúncias de irregularidades.

Indenização
Com Wander foi feito acordo na Justiça em que o vereador foi isentado do pagamento de indenização. Uma proposta que sequer foi feita ao ex-vereador, condenado a pagar R$ 60 mil ao município.

Local público
A Prefeitura quer que Mariscal se comprometa a não entrar em repartição pública sem agendamento e autorização. Ele concorda, mas somente em relação às áreas restritas, não nos locais abertos ao público.

Provinciana
“Um absurdo ainda se ver resquícios rançosos de uma cidade provinciana e patriarcal como a de Uberaba” – diz o artista Milo Sabino, referindo-se ao ato racista ocorrido no fim da semana passada em centro de capoeira. Bananas foram lançadas contra o estabelecimento, onde havia treino.

Estarrecido
“Inaceitável o que aconteceu. Somos todos provenientes da mãe África” – destaca,

Solidário
Quem também repudiou o ato racista e se solidarizou com a família Asa Branca foi o secretário adjunto de Governo e presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB, Túlio Reis. “Antirracismo é conduta necessária e inerente à democracia”.

Agressão
A chapa esquentou para o vereador Carlos Raphael após a sessão de 4ª feira na Câmara de Água Comprida. Crítico do Executivo e queixoso de não ter veículo liberado pelo Legislativo para viagem oficial a Uberaba, onde teria reunião com o MP, Raphael conta ter sido agredido em duas situações.

Bate boca
Segundo ele, agressões verbais partiram do presidente da Casa e de servidora municipal. E, se não bastassem, teria havido também ameaça de agressão física por parte do colega, depois de um desafio para saírem no tapa, relata Carlos Raphael. A coluna não conseguiu ouvir o presidente da Câmara antes do fechamento desta edição.

Resolvido
Circulando cópia de certidão do TSE, dizendo que o novo coordenador do programa Todos por Uberaba tem pendência com a Justiça Eleitoral. Documento datado desta 6ª feira, às 16h50. Contudo, às 18h31, uma nova certidão atestou que Ildeu Menezes está sem pendência.

À revelia
Prestação de contas de campanha de Ildeu havia sido apresentada pelo próprio partido (PMB) à revelia do ex-candidato a deputado. E com falhas. Posteriormente provocado pela Justiça Eleitoral, o uberabense apresentou a documentação de comprovação faltosa e se livrou do problema.

Tomou gosto
Polícia Civil voltou a cumprir mandados em condomínio de luxo em Uberaba. Desta vez no combate à lavagem de dinheiro e outros crimes ainda em apuração pela Delegacia Rural, comandada pelo delegado Tiago Cruz. Foi-se o tempo em que viaturas de polícia eram vistas em ação apenas nas periferias.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por