Suspensão
As visitas e a entrada de sacolas com alimentos e outros produtos pessoais para presos estão suspensas até amanhã na penitenciária “Aluízio Ignácio de Oliveira”.
Pente-fino
Com a descoberta de drogas e celulares, em grande quantidade, o diretor Itamar Rodrigues decidiu passar o complexo por uma operação “pente-fino”.
Há exceção
Segundo o diretor, a exceção serão os advogados que estiverem tratando de conduzidos que chegarem ao presídio e aos casos de urgência.
Tensão
O clima entre os servidores da penitenciária é, mais uma vez, de muita tensão. Ontem, o diretor de segurança do complexo escapou ileso – e revidando – de atentado a balas.
Desafogando
Com a criação de pelotões do Corpo de Bombeiros em Iturama e Campos Altos, a guarnição de Uberaba terá menos deslocamentos (rotineiros) para o atendimento de ocorrências na região.
Distribuição
Para melhor descentralizar a atuação do batalhão aqui sediado, o comandante Casarin distribuirá na área 43 dos 46 soldados recém-formados. Apenas os três primeiros colocados no curso aqui permanecerão.
Falta gente
Governo do Estado deixou esvaziar o contingente de agentes penitenciários de Uberaba, o que enfraqueceu a segurança na “Aluízio Ignácio de Oliveira”, colocando em risco os servidores ali lotados.
Consequência
A fragilidade do sistema estaria facilitando a entrada de drogas e celulares no complexo. Muito mais do que a eventual corrupção de que se suspeita, mas nunca foi provada.
Nem te ligo
Nos últimos anos, o Estado permitiu o esvaziamento em Uberaba não apenas do quadro de agentes penitenciários, mas também no das polícias Civil e Militar. Sem contar a carência de pessoal também no Judiciário.
Demissões
E isso aconteceu não apenas em Uberaba, mas em várias outras cidades mineiras.
Participativos
Diretores da Toyo (planta de amônia) e Triunfo (concessão de BR) estão dando bons exemplos. Têm participado de toda e qualquer reunião que tenha como mote o desenvolvimento de Uberaba.
Cacos
Juntar os “cacos” pró-Uberaba pós-processo eleitoral não é coisa fácil. Muita gente ainda está mergulhada no ranço do embate entre duas candidaturas presidenciais ou fatos que cercaram a sua própria.
Certeza
Um único deputado petista convocado para o secretariado por Fernando Pimentel será a garantia da permanência de Tony Carlos na Assembleia.
Acordado
Acordo pré-candidato definiu que para cada petista haveria um peemedebista e o uberabense é o primeiro suplente do partido do vice-governador eleito. PT e PMDB terão tratamento semelhante no futuro governo.
Emprego
Já a diretora da Facthus, também presente, manifestou a necessidade de Uberaba voltar suas atenções para os jovens que estão deixando as faculdades. “É preciso criar oportunidades de trabalho a eles” – frisou Heliodora Collaço.
Caçambas
Interessante projeto ontem aprovado pela Câmara, obrigando a cobertura das caçambas expostas em vias públicas, como prevenção à dengue. Mas, um ponto preocupa os empresários do setor: quem vigiará para que as lonas não sejam furtadas?
Negativo
Promotor Laércio Conceição está se manifestando contra a liberdade provisória requerida por E.C.V., E.B.S., C.C.A. e E.H.C.P. Eles foram presos pela PM sob acusação de associação criminosa e receptação qualificada.
Desmanche
Os quatro foram interceptados por PMs quando, segundo a acusação, iriam desmanchar um Uno. Um deles tem no prontuário recente condenação por roubo, mas estava em liberdade.
Denúncia
Apontado como um dos autores de roubo ocorrido no posto Carangola, em agosto deste ano, W.S.A.S. foi formalmente denunciado pelo MP ao juiz Ricardo Motta. Ele foi preso por PMs quando tentava fugir e caiu com a moto. Seu comparsa não foi identificado.
Diabetes
Liga de Diabetes da UFTM promove dia 15, no salão de festas da praça da Abadia, o II Encontro dos Diabéticos, com atividades que começarão com café da manhã, às 7h30.
Proibido
A Procuradoria da República requereu e a Justiça Federal determinou à UFTM que não mais exija a apresentação de documentos autenticados em cartório por candidato a concurso público que fizer a inscrição pelos Correios ou procuração.
Autonomia
A UFTM se defendeu falando em autonomia universitária para fazer a exigência em edital. Não colou. E a decisão deve ser cumprida imediatamente, sob pena de multa diária de R$10 mil.