Melhor deixar pra lá
A julgar pelas manifestações do promotor Laércio Conceição em mais dois processos, vítimas de pequenos furtos devem se conformar com o prejuízo e não pedir providências às polícias contra os autores. Em ambos o representante do Ministério Público volta a dizer que polícias Militar e Civil precisam repensar sua forma de agir em relação à criminalidade de bagatela, pois a criminalidade grave está a exigir ação mais rápida e eficiente.
Arquivamento e absolvição
Citando o princípio da bagatela ou insignificância, o promotor diz que “não se deve considerar objeto de furto coisas de valor praticamente irrelevante”. Por isso, pede que seja julgada improcedente a ação contra Eurípedes Barsanulfo Patrocínio Ferreira, processado por furtar quatro embalagens de doce (R$15,50) na Minas Queijo, em junho de 2011. E o arquivamento do inquérito contra Eliender dos Reis, acusado do furto de oito barras de chocolate (R$31,52), no Carrefour, em 2008.
Até quando?
Mais uma vez (já perdi a conta de quantas nos últimos seis anos) buchas de maconha foram apreendidas no interior da penitenciária “Aluízio Ignácio de Oliveira”. A entrada de drogas e armas no complexo parece ser obra do “divino espírito santo” dada a incapacidade do sistema de identificar onde está a falha: se no descontrole da segurança ou na corrupção. Apesar da existência de câmeras de videomonitoramento 24h, nada acontece.
Contra elas
Somente este ano, mais de quatro mil mulheres foram vítimas de algum tipo de violência em Uberaba, incluídos os acidentes de trânsito. Quase mil delas foram furtadas e outras trezentas e sessenta e cinco roubadas. As ameaçadas somaram mais de setecentas e trezentas e setenta e oito sofreram lesões corporais. A avenida Leopoldino de Oliveira continua sendo o logradouro com maior número de registros de delitos e acidentes.
“Absolvido”, mas “preso”
Minha caixa de mensagens ficou abarrotada, ontem, com críticas à noticiada “absolvição” de Carlos Otávio Gomes, processado pela morte do ex-centroavante do USC André Nascimento. Na prática, a decisão da juíza Raquel Agreli significa que o acusado está agora submetido a medida de segurança. Carlos Otávio permanecerá internado em hospital psiquiátrico até que não seja considerado um risco para a sociedade. A absolvição pura e simples representaria liberdade, o que não ocorreu.
Uai, sô!
Informado que o Sindicato dos Servidores Municipais era freguês há tempos de determinada loja, um de seus diretores entrou em contato para a compra de materiais de construção necessários a pequena obra na entidade. E quase “caiu das pernas” quando lhe perguntaram em qual de três endereços a mercadoria deveria ser entregue. Apenas um era o do próprio sindicato.
Silêncio
Quatro meses depois de ter declarado que o assassino de Antônio Stacciarini era pessoa do convívio do empresário, o delegado belo-horizontino encarregado do caso sumiu de cena. Com retorno a Uberaba programado para março, segundo ele próprio, Alexandre Oliveira não veio e atribuiu o adiamento a mudanças na Polícia Civil. De lá para cá, aparentemente nada aconteceu.
Alvo errado
Para um dos mais antigos professores da UFTM, a instituição deveria reagir diante das acusações dirigidas ao Hospital de Clínicas em dois recentes julgamentos de acusados de assassinato. Em ambos, os advogados de defesa tentaram sensibilizar os jurados quanto à inocência de seus clientes, dizendo que as vítimas, levadas feridas ao HC, teriam morrido não em consequência das agressões.
Acusações sem base
“Estão enxovalhando uma instituição de inestimáveis serviços prestados a todo o Triângulo e os autores das acusações deveriam ser intimados a provar o que dizem” – frisou o professor. Ele opina que o reitor Virmondes Rodrigues deveria acionar a assessoria jurídica da UFTM “para dar um basta nessas críticas gratuitas”.
Lição
Quem paga com cheque dívida trabalhista no último dia do acordo prevendo quitação em moeda corrente fica sujeito a multa de 50% do valor combinado entre as partes. A decisão é do Tribunal Regional do Trabalho em Minas Gerais ao julgar recurso de empresa contra a penalidade do gênero. De nada adiantou a argumentação de que cheque é ordem de pagamento à vista e o período de compensação não deve ser considerado. O entendimento da Corte é que o acordo não foi cumprido.
Uma e outras
Kaká Se Liga faz hoje sua última gravação do programa Top. Depois, irá se dedicar à sua campanha a vereador, deixando também diretoria da Fundação Cultural, no mês que vem.// Em 2008, Kaká recebeu 1,6 mil votos, mas o PSL não elegeu ninguém.// O uberabense Richard Maciel está entre os advogados que acompanharão neste fim de semana o 2º Congresso Jurídico-espírita de São Paulo. Pela internet, o evento poderá ser visto a partir de 15h de hoje pelo endereço redeamigoespirita.com.br.
Escolas burlam legislação
A contratação de profissionais como “instrutores” e não professores por escolas de língua de Uberaba poderá desaguar na Justiça. Inicialmente, as que assim procedem para pagar salários menores serão notificadas pelo Sindicato dos Professores para que cessem a prática. Reunião convocada pelo Sinpro para alertar os empresários contou com representantes de apenas quatro de vinte e cinco escolas. Exatamente as que cumprem os acordos.// Sócio da AABB não tem o lazer prejudicado por frio ou chuva. Conta com piscina aquecida e coberta, sauna e fitness. E você, está esperando o quê?