FALANDO SÉRIO

Volta às aulas pode atuar como facilitador para o coronavírus

Wellington Cardoso
Publicado em 30/01/2022 às 09:32Atualizado em 19/12/2022 às 00:21
Compartilhar

François Ramos – Redator Interino

Triste

Perigo à vista! O mês que antecede a volta às aulas já é aquele com mais casos notificados de Covid-19 desde o início da pandemia em Minas Gerais. Somente nos primeiros 28 dias de 2022, o Estado contabilizou 423.845 diagnósticos positivos da doença, o que aponta para uma média de 15 mil confirmações por dia.

Pois é...

O cenário no qual se observa a superação em menos de 30 dias de todo o acumulado de casos registrados de julho a dezembro de 2021 e que no último dia 28/01 superou o recorde de infecções em único dia, com nada menos 40.753 cidadãos contaminados, é amenizado com a queda no número de óbitos e casos graves (uma consequência positiva da vacinação). Contudo, preocupa e muito, pois os hospitais, uma vez mais, começam a se aproximar do limite de sua capacidade de atendimento.

Contaminação

O retorno às aulas presenciais é fator que pode atuar como facilitador da disseminação do coronavírus entre crianças e jovens, sendo que aquelas entre 5 e 11 anos estão apenas começando seu ciclo de imunização contra a Covid-19. Essa é a premissa que se extrai do Relatório do Centro de Controle e Prevenção de Doença dos Estados Unidos, um de seus principais órgãos de saúde. Enfim, autoridades podem ligar o sinal de alerta, principalmente neste momento em que muitos pais ainda se recusam a vacinar as crianças.

Pois é

Enquanto o povo não tem outra escolha senão encarar transporte coletivo lotado para ir trabalhar e ter que mandar as crianças ainda sem a devida imunização para as escolas (afinal segundo as autoridades é seguro), no dia 2 de fevereiro, Senado e Câmara dos Deputados voltarão do recesso, e a expectativa é que deverão manter o sistema remoto de funcionamento devido ao substancial aumento de casos da variante Ômicron da Covid-19. Afinal, o eleitor não pode expor seus “abençoados” ao risco de ficarem doentes.

Boa

Por falar em crianças, no último fim de semana, a loja Xodozin Uberaba foi palco de muito estilo e alegria com a realização de mais um provador mirim. Oportunidade para a criançada selecionada através de uma votação realizada pelo Instagram mostrar que está antenada com o que há de melhor na moda infantil. Parabéns aos organizadores e a todos que participaram!

Sem chance

No que depender do ministro da Economia, Paulo Guedes, o reajuste de salários para servidores da União não ocorrerá, mesmo sendo este um ano eleitoral. Ele também criticou severamente a movimentação dos funcionários públicos em cidades e estados para reposição de pelo menos o índice da inflação e defendeu ser um absurdo pedir reajuste neste cenário ainda pandêmico. Interessante é como, em sentido oposto, impostos, taxas e tarifas públicas não param de subir.

É assim

Reajustar salário devido à disparada da inflação no país não pode, mas, devido ao aumento dos custos de geração de energia elétrica, o aumento médio no valor das contas de energia elétrica este ano deve ser de 19%, conforme estimativa da TR Soluções, empresa de tecnologia especializada no setor elétrico. Esse é apenas um dos exemplos que demonstram o descaso do país com a massa que o sustenta. O interesse privado é sempre a prioridade absoluta e não pode ser contrariado.

Será?

Até o final de fevereiro, deve ser anunciada a cidade escolhida para receber a nova fábrica da Heineken. Com a desistência de instalar sua unidade em Pedro Leopoldo, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, mais de 210 cidades mineiras entraram na disputa para receberem uma unidade de produção da cervejaria. Uberaba está entre elas.

Engana bobo

Em ano eleitoral as pautas políticas são sempre as mesmas. Um dos primeiros temas a ganhar espaço nos poderes Executivo e Legislativo é a disposição de controlar o aumento de preços dos combustíveis no país: quem sabe até baixar o valor de diesel, etanol e gasolina! Já existem propostas em discussão na Câmara e no Senado, mas o Planalto decidiu enviar sua própria proposta. Entretanto, é só passar a eleição que o “saque” promovido junto à população para agradar ao investidor estrangeiro estará de volta. Todos já conhecem a história; cai no golpe quem quer.

Urgência?

Em plena pandemia e imerso em um contexto no qual nada que é de interesse do trabalhador tramita sob a justificativa da crise econômica experimentada pelas empresas, avança em regime de urgência desde o final do ano passado a proposta que libera jogos de azar no país, como bingos, cassinos e jogo do bicho. A desculpa também é sempre a mesma: mais empregos, melhores salários, arrecadação de impostos, etc. Certeza!!!

Absurdo

A forma de abordagem de bancos e financeiras que oferecem empréstimos consignados a aposentados e pensionistas do INSS é criminosa. Ligam para a pessoa e, imediatamente, a gravação padronizada começa: “Quer ter um dinheiro extra na sua conta? Basta confirmar os três primeiros dígitos do seu CPF”. Os menos informados são facilmente seduzidos pela proposta, que parece um presente! Mais absurdo ainda é pensar como essas instituições conseguem o número do telefone das suas “potenciais vítimas”.

Vergonha

Empresa aérea Gol simplesmente não atende o consumidor nos canais disponibilizados para remarcar passagens e solicitar reembolso dos voos cancelados pela empresa em razão da pandemia há mais de um ano. Acionada por uberabense ainda por via administrativa, a companhia fez acordo e se comprometeu a realizar o reembolso do consumidor lesado. Chegou a pedir os dados bancários para efetivar o depósito. Mais de 30 dias se passaram e nada!

Estímulo

O comportamento das companhias aéreas parece ser estimulado pelo Poder Judiciário, pois, quando acionadas por esta via, as empresas contam as benesses de decisões que consideram dano moral imposto ao consumidor como “enriquecimento ilícito” e atenuam as condenações, quando ocorrem, sob a alegação de que o momento é de crise. Vale destacar que nem todo mundo tem como arcar com os honorários de um advogado ou pode contar com um defensor público. Assim, a regra é o consumidor ficar no prejuízo.

Opção

Presentear a pessoa amada com beleza e qualidade sem perder a “dignidade financeira” é possível. Na “Menina Girassol – Artes e Acessórios” dá para encontrar economia e bom gosto em artigos personalizados, que vão garantir o sorriso de quem é especial para você. Para saber mais, visite @meninagirassol_artesacessorio.

Frase

“Nunca se mente tanto como antes das eleições, durante uma guerra e depois de uma caçada” – Otto von Bismarck

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por