Amor ou amizade?
Matéria digna de revistas de fofoca: Zezé Di Camargo estava no badaladíssimo leilão Noite dos Campeões. Na mesma mesa, morena de cabelos lisos e vestido curtíssimo, atraindo as atenções de quem estava por perto. Seguranças impediam a aproximação até de quem estava com o celular à mão (todos têm câmera). Neste sábado, Zezé volta a Uberaba como a principal atração do Baile do Cowboy.
Garantia
Na tentativa de garantir interesses de credores, prestadores de serviços à empresa na obra, os vereadores Cléber Cabeludo, Afrânio Cardoso e Samir Cecílio querem da Prefeitura a divulgação pública, com antecedência, do acerto de contas feito com a Colmar. A empresa de engenharia está deixando a construção da ETE do Conquistinha com cerca de 40% das obras ainda por fazer.
Ausência a ser sentida
Certamente um dos alvos das críticas de fazendeiros que participarão da audiência pública de hoje da Assembleia Legislativa em Uberaba, o promotor Carlos Valera não estará presente. Convidado, ele agradeceu e justificou antecipadamente à AL e à ABCZ que tinha compromisso anterior agendado para o Paraná, onde será palestrante em seminário ambiental. Mas, ainda ontem, seu nome constava na lista de convidados em release da Assembleia.
Ações vão continuar
Coordenador regional de Defesa do Meio Ambiente, Valera levou centenas de ruralistas de Uberaba e região à Justiça por crimes ambientais, entendendo que o novo Código Florestal brasileiro não pode ser aplicado enquanto o STF não julgar as ações que o consideram inconstitucional, inclusive do MP. E, sem a palavra final da Corte, as ações vão continuar – tem dito o promotor.
Insegurança na pauta
Dois temas serão predominantes na audiência pública: a não-aplicação do Código Florestal e a violência na zona rural. Assuntos que figurarão na fala do presidente do Sindicato Rural, Romeu Borges, que tem defendido o armamento legal dos homens do campo diante das ações de criminosos e invasões de terras registradas no Triângulo Mineiro. As Áreas Integradas de Segurança Pública Rurais podem ser uma ferramenta contra a violência, desde que contem com homens e viaturas suficientes, o que não é a realidade do momento.
Gripe suína
Suspeita de que criança acolhida estava com gripe suína levou hospital uberabense a vacinar todas as outras que lá já se encontravam. O seguro morreu de velho.
Pode?
Tem recepcionista de pronto-socorro de hospital particular avisando a quem chega para atendiment vai demorar de três a quatro horas. De espírito preparado, a espera fica suavizada.
Azul: Tony vai fundo
Tony Carlos não se deixou convencer pela explicação simplista da Azul, que atribuiu à Infraero a culpa pelo cancelamento do voo direto de Uberaba a Confins/BH (hoje pela manhã acontece o último). Ontem, o parlamentar cobrou informações ao superintendente da Infraero em Minas e a conversa foi outra. Silvério Gonçalves desmentiu a informação e especulou que a Azul, provavelmente, está camuflando seus motivos, prometendo usar técnicos do órgão para investigar os reais motivos da mudança.
Um pé atrás
Tony Carlos está ressabiado. Ele lembra que anos atrás a OceanAir cancelou o voo Uberaba/Congonhas/SP com argumentos semelhantes, mas passou a usar a vaga no aeroporto para a ponte aérea Rio/São Paulo.
Olhos nos olhos
Para 4ª-feira, o deputado agendou uma reunião com a diretoria da Azul, em São Paulo. Com ele estarão Paulo Piau e lideranças empresariais de Uberaba, a serem convidadas. Será uma conversa olhos nos olhos.
Não há ilícito
Tribunal de Justiça não acatou a pretensão do promotor José Carlos Fernandes, que queria a condenação de mais de três dezenas de ex-secretários, ex-prefeitos e ex-vereadores por improbidade administrativa. Em discussão estava o 13º salário por eles recebidos entre 2001 e 2004. Declarou a Corte que inexiste a improbidade quando o ato praticado está previsto em lei, como era o caso. A ação já havia recebido sentença contrária em 1ª instância.
E agora?
O Hospital de Clínicas da UFTM está obrigado a realizar em 60 dias processo seletivo para a contratação temporária de enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem. A decisão é da Justiça Federal, acatando ação proposta em 2010 pela Procuradoria da República. Depois da denúncia do MP, a gestão do HC passou para a Ebserh, que fez concurso para contratar mais de 700 profissionais, dos quais pouco mais de 400 já foram convocados. Mas, a Procuradoria da República não se dá por satisfeita com os números e quer mais gente atuando no atendimento aos pacientes.
Carência
Para o Ministério Público, o número de funcionários previstos para o HC não atende às carências. Dados levantados por ele indicam déficit de 117 enfermeiros e 197 técnicos, além das contratações previstas. Para a Justiça há riscos de perpetuação de riscos aos usuários do hospital.
Vacina
Comissão já analisa as alegações finais da defesa dos dois servidores municipais suspeitos do furto, na Secretaria de Saúde, de vacina contra a gripe. Um deles foi preso em flagrante quando tentava comercializar doses da vacina. Conclusão da apuração sai até a semana que vem.
“Não deixes que a tristeza do passado e o medo
do futuro te estraguem a alegria do presente.”