GERALDO DJALMA

Festival de Veneza emociona com ovacionadas estreias e debates intensos

Geraldo Djalma
Geraldo Djalma
Publicado em 04/09/2025 às 18:55
Compartilhar

Festival de Veneza
A 82ª edição do Festival de Cinema de Veneza, que começou dia 27 de agosto e vai até amanhã, revelou-se uma celebração intensa da sétima arte, marcada por fortes emoções, debates contemporâneos e muito glamour. Na abertura, “La grazia”, de Paolo Sorrentino, assumiu o destaque com sua história política profunda, encenando o dilema de um presidente italiano diante de questões morais complexas. Entre os grandes momentos cinematográficos, o docudrama comovente The Voice of Hind Rajab, sobre uma menina palestina, arrebatou a plateia com uma impressionante ovação de 23 minutos, alimentada também por manifestações pró-Palestina. Outro fi lme impactante foi a interpretação sombria de Del Toro em Frankenstein, que conquistou público e críticos com uma longa ovação de 13 minutos, com Jacob Elordi e Oscar Isaac visivelmente emocionados. Já After the Hunt, de Luca Guadagnino, emocionou ainda mais com a atuação poderosa de Julia Roberts, que recebeu uma ovação de seis minutos e não conteve as lágrimas após a exibição. 

Gente que brilha
Também brilharam nas premiações, Werner Herzog e Kim Novak que foram homenageados com o Leão de Ouro honorário. A presença ilustre de Francis Ford Coppola, recuperado de um problema de saúde, trouxe ao festival um momento de ternura e profissionalismo, especialmente ao apresentar homenagem a Herzog e exibir retrospectiva da obra restaurada Queen Kelly. Após a homenagem a Herzog, o documentário “Megadoc”, de Mike Figgis, foi exibido na seção “Clássicos de Veneza - Documentários sobre Cinema”, oferecendo um olhar dos bastidores da produção de Megalópolis, o mais recente longa de Coppola.

Red Carpet
No tapete vermelho, o glamour foi real e inspirador: Julia Roberts surgiu em um deslumbrante vestido azul-marinho da Versace, enquanto Andrew Garfi eld e Ayo Edebiri marcaram presença com elegância de Dior e Chanel, respectivamente. A atriz brasileira Fernanda Torres, única representante nacional no júri, brilhou com um conjunto nude brilhante da Armani Privé, reafi rmando a crescente visibilidade do cinema brasileiro no prestigioso evento. Um time de brasileiras lindas e talentosas como: Thassia Naves, Silvia Braz, Isabeli Fontana, Isis Valverde, Isabelle Drumond e muitas outras estiveram ao lado de celebridades como Tilda Swinton, Heidi Klum e Barbara Palvin desfilaram com looks sofisticados, reforçando o caráter fashion do festival. 

Geral do festival
Em resumo, o Festival de Veneza 2025 entregou uma mescla poderosa de arte e ativismo, performances inesquecíveis e visuais arrebatadores. Filmes de força emocional e relevância política como The Voice of Hind Rajab, Frankenstein e After the Hunt dominaram o público, enquanto o tapete vermelho continuou a elevar o cinema a uma plataforma de estilo e expressão. A presença brasileira, especialmente de mulheres notáveis, sinaliza um futuro promissor de representatividade e protagonismo nas maiores vitrines do cinema mundial.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por