JANELA DA MENTE

Você sabe quem foi Mike Emme?

Juliana Corrêa
Juliana Corrêa
Publicado em 18/09/2024 às 18:47Atualizado em 25/09/2024 às 19:14
Compartilhar

Quando começa o mês de setembro, é muito comum pensar e associar ao Setembro Amarelo – campanha de conscientização e prevenção ao suicídio. Mas por que este mês? Por que a cor? E a campanha, como tudo isso surgiu? Vamos descobrir!

(Foto/Reprodução/Gerada por IA)

O habilidoso Mike Emme
Nascido em outubro de 1977, Mike Emme era um adolescente generoso, amoroso e que amava carros. Ele comprou um Mustang 1968 e, com suas habilidades mecânicas, o restaurou e pintou de amarelo.

Então estava tudo bem com ele?
Apesar de aparentemente levar uma vida tranquila, o emocional de Mike não estava nada bom. Sua família e amigos não perceberam que ele precisava de ajuda. Até que em setembro de 1994, dentro de seu Mustang, o jovem Mike, com apenas 17 anos, tira a própria vida (as circunstâncias e detalhes serão propositalmente omitidos aqui). Não havia qualquer explicação, apenas um bilhete que dizia, em tradução livre: “Não se culpem. Mamãe e papai, eu amo vocês”.

(Foto/Divulgação)

Do luto à luta
No funeral de Mike, foi colocada uma cesta com fitas amarelas – em referência ao Mustang amarelo – e cartões que diziam: “Se precisar, peça ajuda”, a fim de incentivar as pessoas que, assim como Mike, estavam em sofrimento, mas não conseguiam pedir auxílio. A partir daí, iniciou-se uma fagulha que dura até hoje.

(Foto/Shutterstock)

Setembro Amarelo, oficialmente
Em 2003, teve início a campanha de prevenção ao suicídio, estabelecendo o dia 10 de setembro como o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio. No Brasil, a campanha teve início em 2015, como Setembro Amarelo, sendo um mês inteiro de conscientização e prevenção.

Em números
De acordo com o Ministério da Saúde e A Organização Mundial da Saúde, o suicídio é a quarta principal causa de mortes entre jovens de 15 a 29 anos. No mundo todo, são registrados cerca de 800 mil suicídios por ano. No Brasil, são por volta de 14 mil, uma média de 38 por dia. Os homens são maioria.

Então, se precisar... Peça ajuda!
Caso precise de ajuda, peça! O Centro de Valorização da Vida está disponível 24 horas por dia pelo número 188. A ligação é sigilosa e gratuita.

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por