Quando se trata de preparar refeições para alguém com disfagia, ou "dificuldade de deglutição", é importante usar os ingredientes certos. A escolha dos ingredientes que não podem ser facilmente engolidos pelo paciente pode levar a possíveis consequências fatais.
A dieta para disfagia é um plano alimentar especial recomendado para pacientes que não conseguem engolir certos tipos de alimentos. Em casos mais graves de disfagia, a dieta restritiva é frequentemente recomendada a fim de evitar aspirações, engasgos ou pneumonia. Vamos aqui citar alguns dos principais tipos de alimentos a serem evitados em pacientes com disfagia.
Alimentos com consistência mista, aqueles em que há mais de uma textura ou consistência. Por exempl carne picada com molho ralo, pão molhado na sopa. A variação na consistência dos alimentos torna mais difícil para o paciente engolir e ele pode acabar sentindo incômodo no ato de deglutir e após a deglutição.
Alimentos com casca, como pães, frutas e vegetais com casca grossa.
Alimentos com textura fibrosa com aipo, abacaxi, queijo derretido, frutas e vegetais. Por exempl feijão cozido, ervilha, uvas, tomates.
Itens crocantes e quebradiços, como torradas, biscoitos.
Alimentos duros com carne dura, nozes.
Enfim, é importante alimentar-se com base na sua capacidade atual de engolir. Portanto, a dieta recomendada pelo fonoaudiólogo é a mais segura para o paciente disfágico.
Kátia Santiago Ribeiro
CRFA 5372-MG