O câncer de boca refere-se ao câncer que se desenvolve em qualquer uma das partes que compõem a boca (cavidade oral). O câncer de boca pode ocorrer em: lábios, gengivas, língua, interno das bochechas, palato (céu da boca), assoalho da boca (debaixo da língua). O câncer que ocorre na parte interna da boca às vezes é chamado de câncer oral ou câncer da cavidade oral.
O câncer de boca é um dos vários tipos de câncer agrupados em uma categoria chamada câncer de cabeça e pescoço. O câncer de boca e outros cânceres de cabeça e pescoço são frequentemente tratados de forma semelhante.
Os sintomas do câncer de boca podem incluir: uma ferida no lábio ou na boca que não cicatrizam; manchas vermelhas ou brancas na boca, língua ou gengiva; dentes soltos; um crescimento ou caroço dentro da boca; dor na boca; dor de ouvido; deglutição difícil ou dolorosa.
Fatores que podem aumentar o risco de câncer de boca incluem: uso de tabaco de qualquer espécie; uso de bebida alcoólica; exposição excessiva ao sol nos lábios; um sistema imunológico enfraquecido; história familiar de câncer de boca.
Os sinais de câncer de boca geralmente são detectados pelo exame clínico do dentista e do médico.
O tratamento vai depender do tipo de câncer, localização e grau. Assim como as opções de tratamento: cirúrgico, radioterapia, quimioterapia ou cuidados paliativos. A fonoaudiologia auxilia nas dificuldades de deglutição e comunicação durante e após o tratamento.
Por isso, fique atento; se perceber algo diferente na boca, procure por ajuda.
Dra. Katia Santiago Ribeiro
Fonoaudióloga