Nessa semana, comemorou-se o Dia Nacional dos Idosos, dia 1º de outubro. Criado para celebrar e reconhecer as contribuições, realizações e experiências dos idosos em todo o mundo, este dia comemorativo também chama atenção para as lutas dos idosos, assim como ter acesso a cuidados de saúde, questões como discriminação pela idade, estereótipos, problemas de saúde física e mental. E, ainda, sobre os cuidados domiciliares, visto que a maioria dos idosos quer permanecer em suas casas o maior tempo possível.
Celebrar esse dia tão especial e significativo é de grande importância para os idosos. Uma das maneiras de comemorar é passar um tempo de qualidade com nossos idosos em nossas vidas. Ouvir suas histórias, compartilhar uma refeição ou simplesmente aproveitar uma conversa pode fazer uma grande diferença em suas vidas. É uma oportunidade de aprender com suas experiências e obter insights sobre como o mundo evoluiu ao longo das décadas. Essa interação não apenas enriquece nossas vidas, mas também traz alegrias e um senso de pertencimento aos nossos idosos, lembrando-lhes que são estimados e amados.
Temos que sempre lembrar que nossos idosos não são apenas uma parte do nosso passado, mas uma parte vital do nosso presente e futuro. Vamos honrá-los hoje e todos os dias, valorizando seu legado e garantindo que suas vozes continuem sendo ouvidas e respeitadas.
Dra. Katia Santiago Ribeiro
Fonoaudióloga