A Doença de Parkinson é uma doença neurológica progressiva e degenerativa do sistema nervoso central, que afeta o controle dos movimentos, e alguns dos sintomas que poderão manifestar-se sã tremores, lentidão muscular, rigidez e desequilíbrio.
O portador da doença de Parkinson também poderá apresentar uma disartria (dificuldade na fala), alteração na voz e na escrita e disfagia (dificuldade de deglutição), sintomas estes que são limitantes graves da doença de Parkinson. A maioria dos pacientes com doença de Parkinson desenvolve disfagia (dificuldade de deglutição) durante o curso da doença.
O comprometimento da deglutição reduz a qualidade de vida, complica a ingestão de medicamentos, gera desnutrição e pode levar à pneumonia por aspiração, que é uma das principais causas de morte na doença de Parkinson.
O tratamento fonoaudiológico pode melhorar esses processos, por meio de exercícios, manobras e orientações fonoaudiológicas, assim como a maneira correta para se alimentar com segurança e, também, contribuir para uma fala mais compreensível do paciente portador da doença de Parkinson.
Fiquem atentos aos primeiros sintomas, mesmo que leves, e procurem por atendimento médico especializado, pois o tratamento precoce fará toda a diferença na qualidade de vida do paciente.
Fga.Kátia Santiago Ribeiro