Vamos falar de uma doença que tem sido cada dia mais frequente na Clínica Fonoaudiológica.
O Câncer Cabeça e Pescoço, juntamente com seu tratamento podem causar alterações tanto na fala, quanto na deglutição, podendo afetar a qualidade de vida do paciente.
Os sinais e sintomas podem vir acompanhados de alguma alterações ou sintomas ,como também vir de forma silenciosa.
Alguns dos sinais/sintomas sã alterações na voz ou rouquidão, dificuldade/ dor ao engolir,dor de garganta que nao melhora ,aparecimento de feridas/manchas que não cicatrizam ,inchaço na mandíbula, hemorragias na cavidade Oral, dor no pescoço dentre outros. Durante a Radioterapia muitos pacientes experimentam algum grau de toxicidade, de acordo com a área irradiada, as glândulas salivares podem sofrer com sua radiossensibilidade e vir a desenvolver Xerostomia (redução na produção de saliva) ou Sialorréia (produção excessiva de saliva).
A procura por um atendimento Fonoaudiológico é consequência de alguma alteração pós-cirurgia ou no tratamento. A gravidade das alterações pós tratamento, dependem da localização do tumor e o tratamento específico da região afetada. Complicações decorrentes de cirurgias extensas e quimioterapia ,radioterapia para tratar paciente com câncer de cabeça e pescoço podem afetar a capacidade de engolir alimentos e líquidos,podendo apresentar riscos de aspiração até mesmo da saliva, dificuldade de mastigação e problemas na fala. Assim o Fonoaudiólogo pode acompanhar o paciente nos primeiros meses pós tratamento.
A Reabilitação da Fala e Deglutição depende da inclusão de uma avaliação Fonoaudiológica e um planejamento e execução de exercícios fonoterapêuticos.
Para um tratamento eficaz e seguro e importante ao paciente , que procure um Fonoaudiólogo com Formação específica e experiência na área de Reabilitação Oncológica.
Katia Santiago Ribeiro
Crfa 5372-MG