KÁTIA SANTIAGO RIBEIRO

O que são pópilos vocais, suas causas e tratamento

Kátia Santiago RIbeiro
Katia Santiago Ribeiro
Publicado em 28/07/2024 às 10:05
Compartilhar

Pólipos são frequentemente o resultado de uma lesão aguda e normalmente podem apresentar em uma ou ambas as pregas vocais. Eles podem aparecer como um caroço inchado, uma bolha ou um crescimento fino e longo. Os pólipos tendem a ser maiores e inchar mais que os nódulos. Os pólipos se formam ao longo de períodos de uso excessivo da voz ou uso incorreto das cordas vocais. Falar, gritar ou forçar a voz podem causar irritação e inflamação nas cordas vocais, eventualmente causando lesões. Cantar (particularmente em cantores profissionais), gritar e falar com frequência podem levar a nódulos ou pólipos.

Os pólipos podem ter várias causas, incluindo refluxo gastroesofágico, hipotireoidismo ou inalações crônicas irritantes, como fumaça industrial ou de cigarro, sinusite, alergias, consumo excessivo de álcool ou cafeína, usar a voz quando estiver resfriado ou com infecção respiratória superior, músculos tensos e falar alto.  O sintoma mais comum de uma lesão nas cordas vocais é rouquidão ou voz rouca. Ainda assim, os sintomas dependem do tamanho da lesão e do quanto ela interfere na abertura, fechamento e vibração das cordas vocais juntas. 

Os sintomas incluem rouquidão, soprosidade, fadiga vocal, perda da voz, perda do alcance vocal, voz que falha facilmente, voz áspera, rouca ou arranhada, tosse frequente, pigarro ou fadiga geral, dor generalizada no pescoço ou dor aguda, que vai de orelha a orelha.  

Caso sua voz estiver rouca por mais de 2 a 3 semanas você deve procurar um médico, um otorrinolaringologista, médico cirurgião de cabeça e pescoço ou fonoaudiólogo, para testar sua voz

O diagnóstico de pólipos nas cordas vocais é mais frequentemente feito por laringoscopia ou estroboscopia, testes que examinam as cordas vocais. Se o problema for significativo, a remoção cirúrgica dos pólipos pode ser recomendada.

O tratamento depende do que causou o pólipo e quão grande eles são. É precisa tratar quaisquer causas médicas que possam estar causando problemas na sua voz. O fonoaudiólogo pode lhe ensinar como cuidar da sua voz, o que é chamado de higiene vocal. A perspectiva para pacientes com pólipos nas cordas vocais é boa, quando os hábitos vocais podem ser melhorados com terapia. Quando a cirurgia é necessária, é importante seguir as recomendações dos especialistas de voz após a cirurgia para evitar abuso e esforço da voz e garantir o melhor resultado cirúrgico possível.

Dra. Katia Santiago Ribeiro
Fonoaudióloga 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por