Embora a tecnologia tenha facilitado muito nossa capacidade de nos conectarmos com as pessoas, ela também introduziu novas complexidades na comunicação. Nos últimos anos, a narração surgiu como um elemento essencial no conteúdo de mídias sociais, servindo como uma ferramenta para aprimorar mensagens e envolver o público de forma mais eficaz. Essencialmente, a narração refere-se à prática de usar a voz numa performance sobreposta ao conteúdo visual, conferindo um toque pessoal e abrangendo estilo e tons emocionais.
No contexto atual, a fala (uso da voz) tem se tornado de grande importância para cativar o público. As tendências atuais demonstram que o público está acostumado a experiências de mídia ricas, que incluem a integração de narrações. Essa abordagem não apenas melhora a clareza das informações apresentadas, mas também adiciona uma camada emocional, capturando a atenção do espectador e incentivando a retenção do conteúdo.
Nós, fonoaudiólogos, notamos um aumento significativo no uso excessivo da voz para criar experiências narrativas em várias plataformas de mídias sociais. Como consequência, o uso inadequado da voz pode desencadear possíveis disfonias comportamentais. Essa tendência é evidente em conteúdos de vídeo de formato curto, onde há uma narrativa envolvente e uma visualização dinâmica.
Ao escolher a voz certa, é possível criar uma atmosfera que se alinha com o público. Quando a voz se ajusta ao tom emocional do conteúdo, ela pode fortalecer a conexão com o público, tornando a mensagem mais memorável e resultando em maiores taxas de engajamento, pois o público se sente envolvido. Seja intencional: como você deseja ser percebido pela sua audiência ao se posicionar em uma conversa? Por meio da voz, você pode impactar positivamente ou negativamente a sua audiência.