A sonda é um dispositivo destinado à nutrição enteral e administração de medicamentos a pacientes que não podem ser administrados por via oral. É uma via alternativa de alimentação.
A sonda que é colocada pelo nariz indo até o intestino é chamada de sonda Nasoenteral (SNE) e tem a finalidade de exercer as funções de transmitir a alimentação e nutrição para o paciente.
Já a sonda Gastrostomia (GTT), por sua vez, é uma abertura realizada no estômago do paciente. Seu objetivo é facilitar a alimentação enteral e o controle de líquidos nos pacientes que apresentam um suporte nutricional inadequado por via oral e, entre outras, complicações atreladas ao seu diagnóstico de base que prejudicam o seu estado nutricional e hídrico.
O uso de Sonda Nasoenteral pode elevar o tempo de internação hospitalar, aumentando assim o risco de contaminações, além de complicações como obstruções e deslocamentos, irritação laríngea e muitos outros desconfortos ao paciente.
Em alguns casos, a utilização da sonda poderá ser por tempo determinado, podendo o sujeito até voltar a ter uma alimentação saudável.
O papel do fonoaudiólogo é avaliar e identificar se o paciente apresenta riscos que possam dificultar a deglutição por via oral. Observar as dificuldades apresentadas pelo paciente e os sinais de penetração laríngea e/ou aspiração laringotraqueal do bolo deglutido. A segurança na manutenção ou necessidade de suspensão da alimentação por via oral, bem como a melhor consistência a ser ofertada e as possíveis causas das alterações identificadas.
Contat (34) 9 9127-7852
E-mail: katiafono30@gmail.com
Instagram: katia Santtiago Ribeiro