Sabe aquela canseira que bate nos dias de calor ou depois de fazer um exercício? Os animais também sentem essa “preguicinha”. Até mesmo aquela moleza depois da tarde, após o almoço, os pets compartilham com os humanos. No entanto, se seu pet tem passado o dia todo descansando, fique atento! Pode ser alguma alteração na saúde.
A médica veterinária Emanuelle Carneiro explica que algumas doenças podem causar cansaço nos animais, principalmente nos cães, conforme alcançam a meia-idade. No entanto, alguns sinais podem indicar que não é apenas moleza ou preguiça.
“É importante observar se esse animal está ficando muito ofegante, se ele está apresentando dificuldades posturais. Às vezes ele não consegue ficar muito tempo caminhando, às vezes ele quer ficar sentadinho, às vezes ele fica com dificuldade para respirar, levanta o pescoço”, relata alguns sinais.
Esses indícios podem apontar para um problema cardíaco, conforme explica a veterinária. Portanto, é importante também ficar atento às questões ortopédicas. “Se for um paciente mais geriátrico, de repente ele vai sentir um pouco mais de desconforto nas caminhadas, quando exige mais da musculatura, ou mesmo da questão óssea”, reforça.
A temperatura ambiente deve ser observada com atenção pelos tutores, pois pode criar problemas, principalmente para algumas raças que são mais susceptíveis à hipertermia e ao calor. Por exemplo, nos dias mais quentes, alguns animais costumam sentir mais intensamente o calor que outros.
Já nos dias chuvosos e frios, os animais podem ficar mais limitados ou preferirem ficar mais quietos em casa. Neste momento, é importante ficar atento para saber se é um cansaço pontual ou se acontecerá de forma constante. “Sinais assim são importantes para poder tomar alguma decisão de investigar a fundo”, explica.
A veterinária acrescenta que o momento do passeio é um bom indicador, pois é um momento de muita euforia, felicidade e ansiedade para o pet, que já está habituado a essa rotina. Portanto, um comportamento monótono neste momento é um mau sinal. “Até para os que fazem passeios esporádicos costuma ser um momento de muito prazer para eles. Seria como se a gente fosse comparar com as nossas sextas-feiras. A sexta-feira é o momento que você já sai para fazer aquele happy hour e o passeio é o momento de intenso prazer para o cão. E é um momento que a gente tem que ter essa observação para saber o quão disposto esse cão vai estar para este momento”, relata.
A vereadora Alessandra Dias Piagem quer debater sobre a situação do Santuário Ecológico do Zebu. Durante a quarta sessão plenária deste mês, Alessandra justificou dizendo que "a discussão é de suma importância para que seja pautada a situação, visando a busca pela melhor solução especialmente para os animais que ali habitam há décadas, em vida livre". O Santuário Ecológico do Zebu era mantido pelo empresário Luiz Antônio Costa falecido em janeiro de 2022. (Foto/Divulgação)