MUNDO PET

Look funcional: como a tosa pode auxiliar no bem-estar do seu pet

Rafaella Massa
Rafaella Massa
Publicado em 03/04/2024 às 22:18Atualizado em 16/04/2024 às 14:24
Compartilhar

Para além de deixar o seu pet um charme, você sabia que a tosa também deve proteger o seu bichinho? A tosa feita regularmente pode evitar feridas ao desembaraçar os pelos, além de prevenir contra doenças de pele provocadas pela sujeira. No entanto, calma lá! Na hora de aparar a cabeleira do animalzinho de estimação, evite uma tosa agressiva. 

Existem diversos modelos de tosa. Entre eles: 

  • Tosa estética: voltada para manter a aparência do cachorro. Muito usada para enquadrar o animal nos padrões da sua raça;
  • Tosa higiênica: para diminuir a pelagem no local onde se acumula mais sujeira. Geralmente, ela é feita na região genital e nas patas, entre os dedos. Nos machos, a barriga também é tosada;
  • Tosa bebê: esse tipo deixa o pelo similar ao que era quando o cão era filhote. Recomendados para raças como Maltês, Lhasa Apso e Shih Tzu;
  • Tosa com máquina: o pelo fica mais rente à pele e pode variar de tamanho, conforme a lâmina utilizada;
  • Tosa com tesoura: feita para usar no acabamento das tosas em geral. Tem o objetivo de afinar e polir detalhes, para isso é preciso técnica apurada. É uma opção também para cães que desenvolvem medo do barulho da máquina;
  • Tosa de raça: muito parecida com a tosa estética, por ter o mesmo objetivo de manter o padrão da raça. Muito indicada para poodles, Schnauzer e Yorkshires.

E tem mais: esses cuidados na hora da tosa precisam levar diversos fatores em consideração. Entre eles a raça e pelagem do animal, além da necessidade de cada pet, conforme a empreendedora no setor de estético para animais, Marina Junqueira. “A tosa pode ocorrer por indicação do veterinário para tratamento da pele, por conta de nós nos pelos que não tem como desembolar por estar muito próximo à pele. Ou por uma pelagem muito longa que esteja incomodando o pet a se movimentar e alimentar”, explica.

No entanto, uma regra é clara. Se o animal tiver o pelo tosado no zero, não restará proteção para sua pele, o que pode ocasionar no pet sentir muito frio ou calor. Marina explica que toda tosa que ultrapasse o limite de tamanho de cada raça se torna agressiva.

“A tosa mais indicada para cachorro de algumas raças, como Shih tzu, Yorkshire, Maltês e Poodle, é a bebê, que deixa o pet com a pelagem mais curta e com segurança. 

Já a raça de cachorro como o Spitz Alemão,Chow-Chow, o gato Persa, que tem sub pelo, a tosa não pode ser baixa para não atingir o sub pelo e não cause alopecia. E o corte só pode ser feito na tesoura”, afirma. 

Além da tosa, os produtos usados no banho também precisam de atenção, sendo utilizados conforme a necessidade de cada tipo de pelagem. “Devem ser evitados produtos que não são de uma linha pet confiável e que produtos que não seja específico para o pet”, explica Junqueira.

Caso você seja o tipo de tutor que ama colocar lacinhos e enfeites no pet, lembre-se sempre de utilizar produtos específicos para animais. Marina ainda aconselha que os adereços não sejam deixados por muito tempo. “Enfeites para colocar nos pets tem que ser feitos para eles e mesmo assim os mesmo não podem ficar muitos dias neles, tem que ser retirados para que não de nó na pelagem e para evitar eles engolir alguma parte do acessório tentando tirar”, finaliza.

ABRIL LARANJA
A vereadora Denise Max lembrou que, em Uberaba, por determinação da Lei 13.439/2021 que estabelece o mês como de conscientização contra maus-tratos aos animais. “É um período de conscientização para lembrar que a crueldade é crime!”. A parlamentar lembra que, em caso de maus-tratos aos animais, disque 198 - Polícia Ambiental.

(Foto/Ilustrativa/Reprodução/Internet)

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por