MUNDO PET

Saúde é o que interessa: conheça novas modalidades de exercícios para praticar com seu pet

Rafaella Massa
Rafaella Massa
Publicado em 14/03/2024 às 15:17Atualizado em 14/03/2024 às 16:02
Compartilhar

É só pegar a coleira que seu pet já se anima? Sabemos que muitas vezes o momento do passeio com o pet é o mais alegre do dia do seu bichinho. Desbravar as praças e vias, encontrar novos aumigos, sentir novos cheiros, sons e texturas... A prática de exercícios físicos traz diversos benefícios, sim. Mas, que tal levar a prática de atividades para além da caminhada?

Hoje o mercado conta com diversas opções de acordo com a especie, raça, idade e disposição do seu pet. Desde o mais idosinho, até o mais energético, tem opção para todo mundo. Segundo a médica veterinária Renata Corrêa, também podemos realizar algumas práticas no ambiente doméstico.

“Exercícios diários são muito importantes para manter a saúde dos animais e além da caminhada, temos outras atividades que seu pet pode fazer, como brincadeiras em que o animal além de se divertir vai se movimentar muito como jogar e pegar bolinhas, pega-pega e até esconde-esconde. A natação também é uma excelente opção de atividade física para o animal e temos também exercícios específicos, mas de alta intensidade, como o canicross e o agility”, explica.

Na escolha das atividades, também devem ser levados em consideração o histórico de doenças ortopédicas e condicionamento físico do pet, conforme Corrêa. Ela explica ainda que é importante estar atento à temperatura do ambiente no momento do exercício, se o animal necessita de protetor solar e principalmente a possibilidade do mesmo queimar as patinhas no chão nos dias de calor intenso.

Entretanto, cuidados especiais não devem impedir os pets de praticarem exercício físico. “Movimentar o corpo, além de evitar doenças, reduz o estresse e ajuda a desenvolver a parte cognitiva e sensorial, trazendo mais qualidade de vida aos animais. A atividade física estreita os laços com os tutores e acaba fazendo com que toda a família se exercite junto, levando assim, saúde para toda a família”, afirma Renata. A especialista também aconselha que os tutores conversem com o veterinário, de forma que ele possa indicar a melhor forma de praticar um exercício fisico com seu pet.

Podemos fazer fisioterapia nos pets?

Poder, pode sim. No entanto, esse conjunto de exercícios devem ser realizados por um profissional especializado, esclarece a médica veterinária. “Os casos são avaliados individualmente e a fisioterapia deve ser sempre realizada em casos específicos e com indicação do veterinário, mas alguns exercícios podem ajudar, como alongamentos e massagens nos pezinhos”, aconselha.

Seu gatinho mais ativo

Quem atrela a personalidade de todos os gatos à do famoso ‘Garfield’ está muito enganado. Eles até podem ser conhecidos por uma disposição menos energética do que a dos cães, no entanto, eles não só podem como devem ser incluídos na prática de atividades físicas. Como Renata explica, “pode não ser tão comum, mas por incrível que pareça, existem muitos gatos que amam um passeio na coleira”. “Mas a grande maioria prefere brincadeiras em casa mesmo, pode ser uma bolinha ou ainda uma varetinha com acessórios na ponta, desta forma você consegue estimular seu gatinho a se exercitar e se divertir ao mesmo tempo”, finaliza.

(Foto/Divulgação/Arquivo)

COLEIRA ELETRÔNICA
Projeto que proíbe a utilização de coleira eletrônica entrou em pauta essa semana na Câmara de Uberaba, mas foi retirado de pauta às vésperas da apreciação em plenário. A vereadora Denise Max, autora do projeto, afirmou que percebeu a necessidade de melhorar a redação do texto e solicitou a retirada. O objetivo é proibir a utilização de coleiras de gerem impulsos eletrônicos ou descargas elétricas para controlar o comportamento do animal, inclusive para adestramento.

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por