TOQUE DE PRIMEIRA
Uberaba de ontem, Uberaba de hoje! Das duas, não sei qual quero mais: se a Uberaba dos meus tempos de menino ou se a Uberaba dos meus dias outonais! (Flávio).
Antiga rua Arthur Machado (Foto/Redes Sociais)
Como é bom comemorar mais um ano da cidade de Uberaba, que hoje completa seus históricos 203 anos. Cidade de amigos, de festas e buscas por dias melhores. Lembro muito bem quando tudo era comemorado com a Banda do Quartel, que era show. Não esquecendo da Bandinha do Lar Espirita, que brilhava nas comemorações da cidade e até mesmo nos estádios de futebol. Dia desses, estive na companhia de um amigo de 90 anos, que após mais de 50 anos veio visitar e passear pela cidade, principalmente no Centro. Dorival, atualmente, mora no Rio Grande Sul, mas veio matar a saudade da “Terrinha”. Desde a praça Rui Barbosa até a Concha Acústica, fizemos nosso itinerário. Devagarinho, mas fomos. Depois de ter a meta cumprida, disse: “Tudo mudado e para pior. O romantismo foi embora. Será que ninguém pode fazer alguma coisa para melhorar a “cara” deste pedaço?”. Eu disse que existe um projeto para recuperar a Arthur Machado e pelo menos parte pode voltar a ganhar vida. Ele olhou de banda e falou: - “Tomara”. Falamos sobre a Sorveteria Linde, o córrego da avenida Leopoldino de Oliveira, Barros e Borges na Arthur Machado. A Lanchonete Eldorado, aquela que o pessoal saia dos cinemas São Luiz ou Metrópole e passava para um lanche que era, simplesmente, um Toddy quente com uma bomba, rocambole, sonho ou siricaia, entre outras delícias que o famoso Chico Doceiro preparava. Tinha também o famoso Bar da Viúva. No pedaço ainda tinha Galo de Ouro, Guarani, Buraco da Onça e o famoso Tip Top. Eu disse que tudo muda, é o progresso. Agora, a saudade sempre fica. Mas, de qualquer forma, a cidade continua sendo conquistadora, agradável e cheia de vida. Quando ele perguntou sobre os nossos clubes de futebol - Nacional FC, Uberaba SC e Independente AC - eu disse: “Tudo muda”. Aqueles timaços que davam alegrias aos torcedores com jogos nacionais e internacionais, já não fazem mais parte daqueles momentos de emoção. O Nacional, junto do Uberaba SC, está na Terceira Divisão do estado. O Independente AC é um time amador. Agora, recuperar tudo isso é que são elas: precisa de profissionais, dinheiro e tempo. Foi aí que meu amigo sentiu que a sua Uberaba não era a mesma. E nem poderia ser, mas é agradável e cheia de vida. É uma cidade que sabe acolher os visitantes e até mesmo aqueles que foram, mas voltam para o passeio. Paramos e tomamos aquele chopp. Sou bairrista e amo minha Uberaba. Ele me deu aquela olhada e disse: “também amo e muito mais do que eu imagino”. Salve a Princesa do Sertão! Parabéns, Uberaba!
Igreja de Santa Rita (Foto/Internet)
Av. Leopoldino de Oliveira, anos 60 (Foto/Redes Sociais)
Estádio Uberabão, atualmente (Foto/Divulgação/PMU)
Bandinha do Lar Espirita, na década de 60 (Foto/Redes Sociais)
MOTO ZEMA tem a moto de seus sonhos. Peças, serviços, acessórios e qualidade no atendimento. Avenida Guilherme Ferreira, 795 – fone: 3318-3600. Visite nosso showroom e realize seu sonho de ter uma moto 0 quilômetros. Inspeção gratuita de 21 itens. Fácil comprar.
CANELADAS
E essa foi no Bar Brasil:
--- Cara, minha sogra é um anjo.
--- Você é de muita sorte. A minha ainda está viva!
Makarrão conversa com um vizinho que fala:
--- O meu cachorro é de raça. Tem árvore genealógica e tudo mais.
--- Frescura. Para o meu cachorro, qualquer árvore serve.
Coisas de gráfica que Celinho e Tavares contam sobre duas máquinas impressora conversavam e uma GTO falou para outra:
--- Esse papel é seu ou é impressão minha?
Depois de ter passado aquele aperto no trânsito, Karrapixo ficou bravo e soltou os cachorros:
--- Mais perigoso do que cavalo na estrada, é burro no volante...
ESTEIO Materiais para Construções é o caminho certo. Avenida José Maria Reis, 310 – fone: 3338-8444. Da base ao acabamento, ESTEIO nome sólido em construção. Fale com Nadir, Oscar, Diego ou Larissa. Construa com qualidade. 40 anos no mercado com os melhores preços. Venha tomar um café conosco. WhatsApp 9.9250-8444.
BOLA DE MEIA
Não foi nada daquilo que a torcida do Flamengo esperava ver no Maracanã. Time sem criatividade, sem chutes a gol e sem confiança. Mais uma vez, sob o comando de Vitor Pereira, o Flamengo viu sua terceira opção de títulos ir para o ralo. Tristeza.
O Flamengo não deu conta do Palmeiras e desapontou sua grande torcida. No Mundial de Clubes ficou na terceira colocação; onde todos esperam pelo menos o vice. Pela Recopa, no Maracanã, perdeu a oportunidade de jogar bem e ficar com o título.
Não vou dizer que foi uma vergonha, mas a falta de estrutura de jogo foi nítida. Gabigol desaprendeu, Arrascaeta sumiu. Pedro não está jogando nada e prejudicou o ataque. Na verdade, nas mãos de Vitor Pereira o time está mais fraco do que chá de vovó.
América-MG ficou no empate pegou R$ 900 mil e passou na Copa do Brasil. Santa Cruz eliminou o Democrata-GV e a Ponte Preta foi viu e goleou Fluminense do Piauí por 4 a 0 e colocou R$ 900 pratas no cofre. Mais oito partidas foram realizadas ontem.
Nova Iguaçu recebeu o Vitória. Bahia de Feira teve que se virar para aguentar o Bragantino. Retro deve ter dado aperto ao Avaí. Na briga dos Atléticos baiano e goiano, acho que o do pequi foi melhor. Campinense foi “mamão com mel” para o Grêmio.
O Bahia foi favorito diante do Jacupiense. A visita deve ter levado vantagem. Asa recepcionou o Goiás, acredito que foi uma partida bem disputada, mas o Goiás pode ter vencido sem fazer tanta força. A Caldense jogou tudo contra o Ceará. Acho que não deu.
Agora, em partida atrasada do Campeonato Mineiro Ipatinga recebeu o Patrocinense. Acredito em equilíbrio, pois jogo foi valendo pontos na parte de baixo. As forças se equivalem, mas em momento como este o “Pau tem que cair a folha”. Evero.
Pela Libertadores, ontem, no Mineirão, Atlético recebeu a visita do Carabobo. Sem medo de errar, o Galo conseguiu uma vitória de marca, eliminou a equipe da Venezuela e passou para a outra fase, aquela que leva para a fase de grupo. Acho que foi de goleada.
Foi o tempo que no aniversário da cidade não faltava o clássico entre Uberaba SC x Nacional. O Uberabão lotava e a festa era sensacional. Às vezes, o Independente fazia a preliminar jogando contra times da região. A grande verdade é que resta a saudade.
O que vem chamando atenção no futebol da cidade é a Escolinha de Futebol do Flamengo, que funciona no estádio “Antônio Dal Sechi”. A diretora Andreia Nunes está feliz com o número de alunos, mas espera por mais. Rafael Santos é o professor.
Vamos falar mais, isso no final de semana, pois a promessa de grandes e decisivos jogos devem movimentar os campeonatos Paulista, Mineiro e Carioca. Quem passa para a fase final? Quem cai? Respostas só depois da rodada. Sem falar no início de três competições ministradas pela LUF. TRAVA.
TA CONFECÇÕES 26 anos de sucesso no mercado Brasileiro. Av. Leopoldino de Oliveira, 2084. Telefone: 3338-3050 – WhatsApp 9.8857-2440. Toda ocasião é especial com TA Confecções. Venha ser feliz. Atendimento classe “A”. Faça-nos uma visita.