NO BICO DA CHANCA

A coluna de hoje relembra o saudoso time do Santa Marta de 1962

Carlos Roberto Moura-Ticha
Carlos Roberto Moura - Ticha
Publicado em 22/02/2023 às 19:57Atualizado em 22/02/2023 às 19:58
Compartilhar

TOQUE DE PRIMEIRA

Uma verdadeira relíquia foi encontrada no meu arquivo de fotos de times de futebol. Lá no fundinho do baú, encontrei uma foto do time do Santa Marta de 1962, que foi campeão de um torneio de Várzea, pois, na verdade, o Santa Marta só conseguiu seu título amador em 1986. Mas, sem dúvida alguma, foi um time de craques. Em seus jogos, nos campinhos da cidade, a sua volta tinha muitos torcedores e desportistas que amavam ver um futebol bem jogado. Segundo quem acompanhou e foi passando para outros desportistas, o time da foto tem os desfalques de cinco titulares que faziam a diferença. São eles: Zé Inácio, que foi titular dos profissionais do Uberaba SC, Independente e Nacional; o famoso Zonimo Ferreira, popularmente conhecido como “Seo” Nenê, que hoje tem seu nome dado ao estádio do Santa Marta; Bombinha, aquele chutava forte; Bodinho e Zé Maria, este se não engano foi um lateral direito, que encerrou a carreira no Fabrício. Os jogos do Santa Marta eram em um campinho onde, hoje, é a Igreja da Ressurreição. Na foto estão: Marinho (técnico), João Denga (diretor), Capucho, Walmir, Pelezinho, outro que jogava muita bola, Coperna, Marquinhos, o goleiro que fez fama no futebol da cidade, e jogou, também, para a Merceana do “Nubor Facure”, Ad e o diretor João de Moura. Agachados: começa com o fabuloso Jackson, este foi um verdadeiro craque de bola. Caso estivesse no futebol de hoje, seria um milionário jogando no futebol europeu, o cara era muito bom mesmo. Segue com Brasil, Luizinho, Criança e Carrapato. Em outras histórias, falei muito do Santa Marta. Isso porque foi um time sempre ativo no futebol da cidade. Em seu campo, era difícil de ser batido. Por lá, passaram grandes e badalados jogadores que, mais tarde, foram jogar em times como USC e Nacional. Pelezinho foi atuar no Independente. Na verdade, essas recordações fazem muito bem e massageiam o ego de quem participou. Recordar é viver, como é bom lembrar de você. Digo isso, porque é uma história que nunca vai apagar, mas sim fortalece as lembranças de quem viu e participou.

Antigo time do Santa Marta com Jackson e CIA... (Foto/Arquivo Pessoal)

MOTO ZEMA tem a moto de seus sonhos. Peças, serviços, acessórios e qualidade no atendimento. Avenida Guilherme Ferreira, 795 – fone: 3318-3600. Visite nosso showroom e realize seu sonho de ter uma moto 0 quilômetro. Inspeção gratuita de 21 itens. Fácil comprar.

CANELADAS

Karrapixo, depois de pesquisas realizadas no maior capricho fala que:

“A fome lá pelos lados do sertão nordestino está tão violenta que já tem gato arranhando “pé de mamão” para tomar leite...”

Depois de ter sambado muito e ter tomado algumas doses, dois foliões sentaram-se na calçada e um fala para o outro:

--- Eu não penso assim, mas os mais entendidos no assunto confirmaram que mulher e estepe é sempre bom ter reserva...

Carnaval é isso:

Dois loucos conseguiram licença no hospício para sair na primeira noite de liberdade e foram brincar carnaval. Cada um foi com a sua irmã. Moral da história: “Cada louco com sua maninha”.

Choveu muito na partida entre Independiente Del Valle com o Flamengo. Foi aí que a torcida do Flamengo sentiu que seu time é mesmo uma barca furada...                             

ESTEIO Materiais para Construções é o caminho certo. Avenida José Maria Reis, 310 – fone: 3338-8444. Da base ao acabamento, ESTEIO nome sólido em construção. Fale com Nadir, Oscar, Diego ou Larissa. Construa com qualidade. 40 anos no mercado com os melhores preços. Venha tomar um café conosco. WhatsApp 9.9250-8444.

BOLA DE MEIA

O meio de semana não foi dos melhores. O samba ficou sem ritmo, a marchinha sem som. Mas a tristeza de quem conviveu com Paulinho Teixeira, tomou conta. O carnaval foi de choro e lamentações. Como foi difícil ver Paulinho, meu artilheiro, ir embora. Acredito que foi bem recebido. Deixará saudades.

Meu Deus, se a direção do Flamengo não mandar Marcos Braz e Vitor Pereira embora logo, os torcedores do Flamengo vão continuar sofrendo mais do que “mãe de porco espinho na hora do parto”. Nunca vi coisa tão ruim na vida. E vai piorar. Atentem...

Ontem o Galão da Massa foi até a Venezuela enfrentar o Carabobo.  Não sei como ficou a partida, mas se formos julgar pelo nome do adversário, o Atlético deve ter voltado com a vitória. Acredito que o time de Hulk venceu. É uma equipe que disputa o jogo.

Pelo Paulistão, o Palmeiras que continua jogando muito e permanece invicto enfrentou o bom time Bragantino. Acredito que a partida foi bem disputada, mas o poderio do time de Abel Ferreira, aliás, o melhor portuga no Brasil, está em alta.    

Hoje tem jogos pela Copa do Brasil, onde os clubes chamados de pequenos estão jogando o que sabem e o que não sabem. Tudo isso é para buscar um bom dinheiro. Cada fase tem um preço. Tem Santos em ação e também o Vascão, que joga em Brasília.

Gente, o treinador do Flamengo é horrível. Pelos jogadores que tem sob seu comando, era para estar com uma sequência de conquistas. O time joga mal, não tem padrão de jogo. É uma bagunça. O goleiro Santos é outra peça que anda falhando mais que binga velha.

O presente é só luta, treinamentos e busca para alcançar sucesso no esporte. O garoto Vitor Ferreira Massa de apenas 13 anos, natural de Santos/SP e residente de São Vicente/SP, conquistou o título de campeão no Taekwondo. E luta para chegar ao topo.       

Seu avô é daqueles que torce muito para o sucesso do neto, pois vê nas suas condições um atleta de futuro. O garoto é atleta do São Paulo que só oferece uniforme de competição, mas ele pode ter contrato com outro patrocinador. As buscas continuam.

Pois bem, o garoto Vitor Ferreira Massa busca um patrocínio que lhe dê condições de chegar mais além. Até hoje, as despesas são cobertas através de rifas entre amigos e familiares. Um patrocínio Master é tudo que o garoto precisa.

Ainda faltam duas rodadas para a primeira fase do Mineiro acabar. Para a semifinal, estariam classificadas as equipes do Atlético, América, Democrata-GV e Athletic. Nota-se que a Raposa está fora. Na zona do rebaixamento estão Villa Nova, Democrata-SL e Ipatinga. Os rebaixados serão conhecidos depois do triangular.

Pelo que conseguimos apurar, o Nacional está inteirinho para jogar todas as competições da Liga Uberabense de Futebol e com alicerce para jogar a Terceira Divisão do Mineiro. Dr. Sérgio Prata e Mário Hueb estão confiantes no andamento. TRAVA.

TA CONFECÇÕES 26 anos de sucesso no mercado Brasileiro. Av. Leopoldino de Oliveira, 2084. Telefone: 3338-3050 – WhatsApp 9.8857-2440. Toda ocasião é especial com TA Confecções. Venha ser feliz. Atendimento classe “A”. Faça-nos uma visita.

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por