NO BICO DA CHANCA

A coluna de hoje relembra um momento histórico para o futebol de Uberaba

Carlos Roberto Moura-Ticha
Carlos Roberto Moura - Ticha
Publicado em 17/03/2023 às 20:43Atualizado em 20/03/2023 às 20:04
Compartilhar
As equipes de Uberaba SC e Corinthians entrando em campo. Acervo do João Vermelho (Foto/Acervo do João Vermelho)

As equipes de Uberaba SC e Corinthians entrando em campo. Acervo do João Vermelho (Foto/Acervo do João Vermelho)

TOQUE DE PRIMEIRA

A lembrança que a coluna de hoje divulga é uma colaboração do amigo Rui Tryda, que sabe tudo de Uberaba SC. Primeiro conversei com Pedro Bala, que jogou no Colorado e enfrentou o Corinthians no estádio “Boulanger Pucci”, inclusive tomou um gol do Rivelino, ainda menino do meio-campo, e não foi falha do Pedrão, pois a bola veio forte e na gaveta. Depois, falei com Tryda se ele lembrava desta partida ou tinha alguma coisa a respeito. Pouca coisa, mas o suficiente para uma grande ajuda no texto sobre a partida que teve até pontapé inicial da primeira-dama da época: Sra. Beatriz Moura Teles Guido. Ela, toda elegante, entrou em campo junto com as duas equipes. Por sinal, além de ambas terem um futebol característico da década, ou seja,  romântico, também era um jogo superelegante. Diretores entravam em campo completamente bem-vestidos e de ternos. Hoje, é o maior relaxo, todos de bermuda e chinelo. Eu estava lá na arquibancada, bem do lado direito, torcendo como nunca por uma vitória do Zebu. Este jogo contra o Corinthians foi em 18 de junho de 1967 e o Uberaba vinha de uma sequência ruim de 10 jogos sem vitória. A 11ª estava por acontecer. O estádio completamente lotado assistiu à vitória do Corinthians por 2 a 1. Os gols foram de Rivelino, aos 13, Walter Cardoso empatou aos 30 e Flávio marcou o segundo gol do Corinthians aos 34, tudo no primeiro tempo. A renda da partida foi toda doada em benefício da Liga de Assistência Cristã, que cuidava dos mendigos da cidade. O Uberaba SC jogou com essa formação: Pedro Bala, Valente, Hermínio, Vadinho e Quincas (J. Alves), Mingo (Sgobb) e Roberto Peniche, Waltinho, Walter Cardoso, Juca Show (Barbosa) e Carlos Alberto (Luiz Roberto). Técnico era Francisco Sarno. Foi uma excelente partida que, inclusive, marcou época no velho e charmoso estádio “Boulanger Pucci”. Como é bom recordar das coisas boas, principalmente envolvendo o futebol.

MOTO ZEMA tem a moto de seus sonhos. Peças, serviços, acessórios e qualidade no atendimento. Avenida Guilherme Ferreira, 795 – fone: 3318-3600. Visite nosso showroom e realize seu sonho de ter uma moto 0 quilômetro. Inspeção gratuita de 21 itens. Fácil comprar.

CANELADAS     

      David Augusto conversa com Karrapixo e fala:

--- A coisa tá feia. Como tem golpistas aplicando um golpe atrás do outro!

--- Verdade. Está complicado nessa nem o Gustavo Scarpa...

       Karrapixo pergunta para o Makarrão:

--- Maka, o que você aprendeu primeiro na escola: a é i o u, ou ABC?

--- Foi o, a é i o u. O ABC ainda tá difícil....       

       Essa quem contou foi o David:

--- Era uma moça tão vaidosa, mas tão vaidosa, que passava batom até na boca do estomago!      

       Três pessoas conversando no Bar Brasil, falando sobre a violência no mundo atual, e começaram a mostrar as cicatrizes: 

--- Essa no queixo foi em New York City.

--- A minha na perna foi em Atlantic City.

O Karrapixo escutando aquilo, desce as calças, mostra uma cicatriz acima da virilha e fala: 

--- Essa aqui é apendicity!          

ESTEIO Materiais para Construções é o caminho certo. Avenida José Maria Reis, 310 – fone: 3338-8444. Da base ao acabamento, ESTEIO nome sólido em construção. Fale com Nadir, Oscar, Diego ou Larissa. Construa com qualidade. 40 anos no mercado com os melhores preços. Venha tomar um café conosco. WhatsApp 9.9250-8444.

BOLA DE MEIA

Futebol brasileiro entra no mundo das zebras. Os Regionais mostraram que apenas ser um time de maior investimento não é entrar em campo e vencer. Vimos isso no Mineiro com o Atlético derrotado em uma semifinal para o Athletic, em São João Del Rey. Jogo em que até o Hulk perdeu uma penalidade máxima.

No Carioca, a amostra foi na partida entre Volta Redonda x Fluminense. Todos sabem do poderio do time treinado pelo Fernando Diniz, mas mesmo com Tricolor atacando e jogando em cima, o Voltaço encontrou o caminho de dois gols e venceu.  

Por outro lado, atravessando os estados, o Paulistão teve três zebras positivas no seu campeonato, haja vista que o interior é a maioria na semifinal. Água Santa eliminou o São Paulo, o Ituano surpreendeu o Corinthians e o Bragantino manteve a tradição.

Acredito que, pelo menos nos regionais do final de semana, a zebra fica fora. Palmeiras não vai perder para o Ituano. O Verdão é forte e tem tudo para conquistar o título. Agora, o encontro entre Bragantino e Água Santa é jogo igual e tem equilíbrio.    

No Carioca, caso o tal de Vitor Pereira não invente e faça as coisas como devem ser feitas, o Flamengo passa pelo Vasco. Já Fluminense vai entrar com tudo para cima do Volta Redonda. Daquele tipo de tirar as listras da zebra. Ou fica branca, ou só preta.

Pelo certame Mineiro, a zebra também ficará fora. Cruzeiro e América é jogo em que o Coelho está melhor e atravessa ótima fase. O Atlético de Hulk deve atropelar o Athletic, talvez até uma goleada pode acontecer. Vai ser ataque contra defesa. É Galo. 

O Grêmio fechou a segunda fase da Copa do Brasil com vitória fácil sobre o Ferroviário. Já o Vasco da Gama não teve competência para superar o ABC. No tempo normal, 0 x 0 e a melhor chance foi do ABC. Nos pênaltis, o ABC venceu por 7 a 6.

Inadmissível no futebol, é o batedor de pênaltis chutar a bola fora do gol. São onze passos, distância pequena para errar da maneira que alguns jogadores erram. Acertar a trave ou o goleiro defender, tudo bem. Já o jogador soltar o “canudo” para cima da meta ...

O espaço futebolístico desta tarde pelo futebol da cidade fica por conta da terceira rodada do Máster A. Como sempre, bons jogos lustram os estádios da cidade. Bonsucesso e Fabrício jogam em casa e defendem a liderança. Independente folga.

O domingo fica por conta do Infantil e tem o clássico entre Fabrício e Uberaba no Glayer Leite. O Independente recebe o Ipiranga. Quem vai a Campo Florido é o Vila Esperança. Também tem jogo em Veríssimo: Flamengo vai até lá. O Nacional espera pelo Galo.

O Amador B vem pegando fogo e oito partidas estão programadas para este domingo. Santa Fé encara a Capelinha. Pinheiros e Havaí tem partidas importantes. Ponte Alta que fazer a sua primeira vitória e joga no “Barretão” contra Olímpico. Madureira recebe o Beira Rio e o Leblon joga contra o Costa Telles. Vai perder essa? TRAVA.

TA CONFECÇÕES 26 anos de sucesso no mercado Brasileiro. Av. Leopoldino de Oliveira, 2084. Telefone: 3338-3050 – WhatsApp 9.8857-2440. Toda ocasião é especial com TA Confecções. Venha ser feliz. Atendimento classe “A”. Faça-nos uma visita.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por