TOQUE DE PRIMEIRA
A coluna prossegue com a biografia do ex-craque de futsal, Eurípedes Piu, que, atualmente, é professor de futebol. Piu fala de sua maior emoção em campo, uma partida que marcou sua carreira: “O futsal é fascinante, tive várias partidas emocionantes. Alguns jogos memoráveis. Jogamos de igual com grandes times do futsal paulista e brasileiro, em duelos que guardo com muito carinho na minha memória. A maior emoção foi, sem dúvida, quando jogamos contra o Gercan, time da cidade de São Paulo, no início da década de 80, considerado o melhor time de futsal do Brasil, tetracampeão paulista, com vários títulos nacionais e internacionais. Eles tinham seis jogadores da Seleção Brasileira no elenco. Na preliminar, o Juvenil do Gercan venceu o nosso por 12 x 0. Eu, Batatinha, meu saudoso irmão do coração, e Ailton Sapinho fazíamos parte do Clube Atlético Igarapavense. Era um jogo pela fase semifinais do Campeonato Paulista da Série A. A cidade inteira queria assistir a partida, o ginásio superlotado. Logo no início do jogo, em uma jogada pela esquerda, driblei dois adversários, tirei do goleiro e fiz o primeiro gol do duelo. Foi um jogo emocionante e vencemos o melhor time do Brasil por 5 a 1. Ailton Sapinho (2), Batatinha e Regis também marcaram. Fomos manchete na Gazeta Esportiva e fui eleito o melhor jogador da partida”.
Ele ainda fala sobre um dia ruim no futsal, e foi no jogo da volta contra o mesmo Gercan, isso um mês depois. “A revanche foi no ginásio da Basílica em São Paulo. Foi um jogo que, além da pressão da torcida, os atletas do Gercan queriam devolver a humilhante goleada sofrida no primeiro jogo. Eles sempre matavam as nossas jogadas com entradas violentas, com anuência dos árbitros, que não os advertia. Infelizmente, no final do primeiro tempo, quando o jogo estava empatado em 1 a 1, recebi um chute violento no meu joelho, onde trincou a rótula e tive rompimento de grande parte das fibras musculares acima do joelho. Fiquei seis meses sem jogar futsal. O resultado da partida foi de 2 a 1 para o adversário. Por uma combinação de resultados, ainda nos classificamos para outra fase.”.
Sobre o melhor time que jogou, Piu fala que foi no Infantil do Uberaba SC. No profissional foi o Nacional. No futsal foi o da Drogaria Moderna. No futsal paulista gostou de atuar pelo CA Igarapavense. Nota-se que Piu sempre gostou de agradar a todos. Gostaria de ter sido um Engenheiro Civil, chegou a cursar na Uniube, isso por três meses. Preferiu seguir a carreira bancária, onde trabalhou por 23 anos nos bancos BEMGE/HSBC. Sobre o gol mais bonito, ele fala que foi na partida preliminar em Anápolis, jogando pelo Infantil do USC: “driblei cinco jogadores, inclusive o goleiro. Foi golaço. A imprensa toda veio me entrevistar”. O gol mais importante foi no quadrangular, na final do Troféu Paulista de Futsal, na cidade de Cubatão. Fala que a vaidade existe em qualquer atividade e conheceu muitos jogadores vaidosos, mas no fundo atrapalha o andamento do processo. Sobre seu time do coração, aponta Nacional, Uberaba e o Palmeiras. Quando jogava no campo, Piu se espelhava no ponta esquerda Joãozinho. No futsal, ele admirava o craque Jakson. Como recordar é viver, na próxima coluna, fecha a linda história do bom moço Eurípedes Piu.
Equipe de futsal da Drogaria Moderna (Foto/Arquivo Pessoal)
Piu no time de futsal do Nacional FC (Foto/Arquivo Pessoal)
Piu na equipe de futsal do UTC (Foto/Arquivo Pessoal)
MOTO ZEMA tem a moto de seus sonhos. Peças, serviços, acessórios e qualidade no atendimento. Avenida Guilherme Ferreira, 795 – fone: 3318-3600. Visite nosso showroom e realize seu sonho de ter uma moto 0 quilômetro. Inspeção gratuita de 21 itens. Fácil comprar.
CANELADAS
Papo entre Makarrão e seu pai:
--- Então filho, como foi no colégio este ano?
--- Legal, pai. Entrei pro time de futebol.
--- Ótimo, como o time se saiu este ano?
--- Ah, tivemos um torneio sem derrotas.
--- É verdade meu filho?
--- Foi sim, pai, não conseguimos derrotar nenhum time!!!
No coletivo um cara míope confundiu um sacerdote com o cobrador:
--- Meu perdão meu filho, eu sou padre.
--- Nossa Senhora, então peguei uma igreja!
Na estrebaria, o santista, Karrapixo discute com um funcionário sobre futebol:
--- Karrapixo, vai tirando o cavalinho da chuva, seu time vai levar de cinco pra fora.
--- Que nada, meu time está na ponta dos cascos.
--- Mas vai dar com os burros na n’agua.
Em um hospício:
--- Não bata com este martelo na cabeça. Deve doer muito.
--- Dói, mas de vez enquanto eu paro...
ESTEIO Materiais para Construções é o caminho certo. Avenida José Maria Reis, 310 – fone: 3338-8444. Da base ao acabamento, ESTEIO nome sólido em construção. Fale com Nadir, Oscar, Diego ou Larissa. Construa com qualidade. 40 anos no mercado com os melhores preços. Venha tomar um café conosco. WhatsApp 9.9250-8444.
BOLA DE MEIA
Nesta quarta tem a volta do Flamengo no Campeonato Carioca. O Mengão vai buscar a liderança em Volta Redonda. O momento rubro-negro é o de dar satisfação ao seu torcedor que anda aborrecido e perdeu parte da confiança no clube. É a recuperação.
O Paulistão tem quatro jogos. Acredito que Água Santa e Bragantino será um jogo de buscas. Guarani recebe o São Bernardo, e o Bugre joga pra vencer. No jogo dos “aflitos”, a Portuguesa encara a Ferroviária. E o São Paulo encara o Inter de Limeira.
No Conselho Técnico do Módulo II, realizado no último dia 12, na sede da Federação Mineira, ficou decidido que o certame começa no dia 29 de abril e vai até 12 de junho. O hexagonal final vai de 24 de junho até 12 de agosto. Os dois primeiros sobem para a elite. Os dois últimos colocados caem para a Segunda Divisão.
Nesta quinta tem o clássico carioca entre Vasco e Botafogo. Acredito em partida bem disputada, mesmo porque o Glorioso quer se manter na liderança, mas sabe que terá um time forte pela frente, e que ainda busca reabilitação. Difícil apontar favorito.
No Paulistão, nesta quinta, além dos jogos entre Mirassol recebendo o Ituano, o Santo André querendo jogar pedras no caminho do Santos, tem o jogão de bola entre Corinthians tentando parar o Palmeiras. Acho que o time de Abel Ferreira vai continuar invicto.
Sexta a bola rola pelos lados de nossa Minas Gerais. O Athletic vai a Poços de Caldas para colocar “água no chope” da Caldense. No Ipatingão, o Ipatinga vai jogar tudo para acabar com a invencibilidade do América. Sei não. O Coelho é esperto.
Tem umas coisas no futebol que deixa o torcedor preocupado. A direção do clube vê os cofres vazios e a dificuldade aparece. O atacante Cano está cobrando na Justiça R$ 900 mil do Vasco da Gama. E vem mais. São dívidas que acabam pesando.
Denúncia de manipulação de resultado em jogos da Série “B” do Brasileiro pode dar confusão e alguns atletas podem “dançar”. Mas quando eu era menino, vi acontecer muito disso. Por aqui tinha o moço expert no assunto. Comprava jogador e a coisa andava.
O Bayern de Munique ganhava fácil do PSG, pois os franceses não apertarvam. Foi só entrar o atacante Mbappé e o jogo mudou. O PSG não saiu do campo do adversário e teve dois gols anulados. Messi e Neymar, é jogar mais.
A Liga Uberabense de Futebol, através do seu presidente Roberto Carlos Fernandes, divulgou as tabelas e regulamento dos campeonatos Máster “A”, Infantil e Amador “B”. As três competições começam na primeira semana de março. Vai ser bom. TRAVA.
TA CONFECÇÕES 26 anos de sucesso no mercado Brasileiro. Av. Leopoldino de Oliveira, 2084. Telefone: 3338-3050 – WhatsApp 9.8857-2440. Toda ocasião é especial com TA Confecções. Venha ser feliz. Atendimento classe “A”. Faça-nos uma visita.